Monday, October 7, 2013

Coleção 2013, Mainline #20

E o grande lote de mainliners continua. E são muitos os destaques, a começar pelo bom protótipo Speedbox. Depois vem os clássicos Challenger, Charger R/T finalmente com as cores do modelo do filme Velozes e Furiosos, o So Fine, o Super Bee com muitas flames, o Prototype T-Hunt e o Corvette "normal" (o Super em breve aparecerá por aqui). As novidades são o Mustang e a volta à linha básica do The Gov'ner. O destaque negativo vai para o Bonneville e seus pneus brancos. Divirta-se e clique nas imagens se quiser vê-las em tamanho maior:

Speedbox 2013 HW City - Rescue
Mais um bom protótipo de 2013 vista aqui em sua primeira variação (acho que a segunda não vem para a garagem). É ambulância futurística e ainda por cima alemã, como denuncia o nome "rettungwagen" nas laterais. Pelo desenho da carroceria é um carro de alta velocidade, o problema está quando se dá uma espiada pelo teto transparente: não tem espaço para maca!
2008 Dodge Challenger SRT8 2013 HW Showroom - Then and Now
Lindo projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2008 em quatro variações, sendo uma exclusiva para a Walmart. Tirando apenas uma variação na série Garage (2011), todas as suas outras participações nas linhas Hot Wheels foram na mainline (2009, 2010 e 2012). Este ano ele integra a sub-série Then and Now e tem como seu contraponto o modelo clássico de 1971 praticamente com a mesma decoração. Ele reproduz o modelo lançado em 2008 e equipado com o motor SRT8 de 6,1 litros e 425 hp. Segundo a imprensa especializada, ele era um muscle car moderno, onde primava o conforto, estilo, força e velocidade, além do ronco característico do motor. Equipado com transmissão automática de cinco velocidades, o carro alcançava 0-100 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade final de 275 km/h.
'65 Pontiac Bonneville 2013 HW City - Grafitti Rides
Meu Deus! Os vidros cor de laranja e a pintura psicodélica são até toleráveis, mas esses pneus brancos são feios demais. Mas então o que ele está fazendo aqui? Primeiro, nada que uma troca de rodas não resolva e segundo, e o principal, ele é um Bonneville. Modelo criado por Mark Jones, ele foi lançado na mainline de 2003, linha onde acumula apenas mais duas participações: em 2004 como T-Hunt, e 2005. Já em séries especiais sua presença foi mais constante, com destaque para a Mystery Cars (2007) e Classics (2006 e 2009). Ele reproduz a quarta geração (1965-1970) deste modelo full-size que foi o maior Pontiac já produzido. Oferecido em quatro opções de carroceria (conversível, coupe, sedan e station wagon), em 1965 o Bonneville ganhou, além de pequenas mudanças na carroceria como, por exemplo, um novo arranjo nos faróis, novas opções de motorização: a básica passou a ser o V8 400 de 6,6 litros e 325 hp eqnaunto a mais "braba" era composta pelo V8 455 de 7,5 litros e 390 hp.
Prototype H-24 2013 HW Racing - Race Team
Protótipo criado por Fraser Campbell lançado na mainline de 2008, com a qual a Mattel vem nos brindando com pelo menos uma variação por ano: foram três na linha básica tirando essa bonita variação T-Hunt acima (2010, 2011 e 2012), além de também integrar as séries especiais Mystery Cars (2009), Mystery Models (2011), Team Hot Wheels (2012) e Super Speeders (2013). É um modelo, mas acho que não precisava exagerar. Segundo o Hot Wheels Wikia, o H-24 seria um carro das corridas de endurance do futuro. Acredito que isso proceda, principalmente se atentarmos para a sigla de seu nome, cujo H poderia ser de hours (horas, em inglês) e 24, uma referência a mais tradicional prova de endurance do mundo, as 24 Horas de Le Mans.
'70 Dodge Charger R-T 2013 HW City - Street Power
Finalmente! Lançado na mainline 2011, este projeto de Brendon Vetuskey obviamente inspirado no modelo usado pelo personagem de Vin Diesel no primeiro (e para mim o único que prestou) "Velozes e Furiosos" (The Fast and the Furious, 2001) veio com horríveis tons roxo e laranja. Para completar a frustração de todos os colecionadores do planeta, os chassis eram da mesma cor da carroceria... Não satisfeita, a Mattel repetiu a mancada em 2011 quando ele lançado em verde. A variação finalmente chega em preto com os chassis pretos, tal como no filme (entendeu agora o por que do "finalmente" que abriu o texto?) e sem dúvida é um dos melhores mainliners de 2013. O carro do filme é equipado com um V8 Hemi de de 8,6 litros (!!!) com cilindros de alumínio usados pelos carros da Indy (!!!!), um supercharger TBS e um sistema de injeção de óxido nitroso (NOS) que garantiam cerca de 1100 hp (!!!!!!!!). Minha nossa.
Custom '12 Ford Mustang 2013 HW Showroom - Then and Now
Lindo modelo original da Hot Wheels lançado em 2012 na série Team Hot Wheels e que agora integra a incrível sub-série Then and Now, na qual tem como contraponto o '71 Mustang Boss 351 que já apareceu por aqui. O destaque do modelo acima é o lindo desenho da carroceria, que conta retrovisores, o capô especial e o bonito aerofólio traseiro, além da presença de uma gaiola interna para proteger o piloto, o que evidencia o fato de ser um carro voltado para competição. Para mim, um dos melhores mainliners de 2013.
So Fine 2013 HW Showroom - American Turbo
Esse é mais um daqueles modelos que, se pudesse, teria todas as variações na garagem. Lindo projeto de Gary Saffer lançado na mainline de 2000, na linha na qual acumula mais quatro participações (2001 como T-Hunt, 2002, 2007 e 2008). Além dessas, ele participou ainda de algumas séries especiais como a Real Riders (2005), Garage (2009) e Cars of the Decades (2012). O So Fine é uma versão customizada da terceira geração (1949-1953) do clássico Buick 1951, cuja "marca registrada", além do fato de ter sido um carro excelente tanto do ponto de vista de projeto como do mecânica, são as VentiPorts, pequenas saídas de ar nas laterais que simulavam os escapamentos dos aviões de caça da recém-terminada II Guerra Mundial. Mas para mim esse modelo tem um problema sério: o seu esquema de pintura, muito semelhante ao empregado em outras variações como, por exemplo, as da mainline de 2002, 2007 e 2008 (confira-as, respectivamente, aqui, aqui e aqui).
'69 Dodge Coronet Super Bee 2013 HW Showroom - Heat Fleet
Flames! Uma das marcas registradas da essência da Hot Wheels (elas são um dos elementos do California Custom, usado por Harry Bradley nos primeiros modelos lançados em 1968), elas voltaram com força em 2013, sendo esse Super Bee um dos principais representantes dessa tendência. Projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2008, ele tem ainda mais três participações na linha básica (2009, 2011 com uma variação exclusiva para a Toy 'R Us, e 2012 com uma variação Superized) e apenas uma série especial, a Garage (2011). Ele reproduz o modelo fabricado pela Dodge para competir com o "primo" Road Runner, da Plymouth, com quem dividia a mesma plataforma, a "B", da qual se origina o seu nome. Com a proposta de ser um muscle car barato, o Super Bee foi fabricado apenas entre 1968 e 1970. Sua mais potente opção de motorização era composta pelo motor V8 440 de 7,2 litros e 390 hp.
'62 Corvette 2013 HW Showroom - Corvette 60th
Sem dúvida um dos mais bonitos Hot Wheels dos últimos anos, esse Corvette finalmente - e em grande estilo - estreia na mainline já com uma variação Superized que, milagrosamente encontrei em uma gôndola de uma Lojas Americanas. Lançado em 2009 na série Classics, ele teve variações como modelo exclusivo de convenção (2009), na promoção Kmart Mail In (2010) e na Cars of the Decades (2011). Em 1962, o Corvette passou por várias mudanças, que incluíram a diminuição na quantidade de cromados, o fim da característica pintura em dois tons e, a mais importante, a chegada como opcional do V8 small block 327 de 5,3 litros e, dependendo da carburação, com diferentes potências entre 250 a 360 hp, sendo esta última a versão "fuelie", ou seja, com injeção direta de combustível. Mas a versão "braba" mesmo era a Sebring, equipada com um pacote de competição que incluía escapamentos diretos, rodas de 15 polegadas, tanque de combustível com maior capacidade, transmissão de quatro velocidades, freios e suspensão esportivos.
The Gov'ner 2013 HW Racing - Super Chromes
Bonito protótipo criado por Fraser Campbell que retorna à mainline depois de nove anos, já que sua última variação na linha básica foi justamente a de seu lançamento em 2004. Nesse meio tempo, foram duas participações em pistas (2005 e 2007), três em 5-packs (2005, 2008 e 2010), uma em conjuntos (2010) e duas em séries especiais, na Holiday Hot Rods (2006) e na Fright Cars (2010). Não encontrei muitas informações sobre ele, apenas que seu nome é uma gíria usada para governador na Cockney, a parte leste de Londres. Lembro que Campbell é inglês e um de seus projetos, o Cockney Cab II também é uma homenagem a essa parte da capital inglesa.  

0 comments:

Post a Comment