Tuesday, September 25, 2012

Coleção 2012, RLC #3

Este aqui não foi adquirido na Semaan, e sim no finado Red Line Club brasileiro. Isso não seria problema se eu não o tivesse comprado antes do queimão no qual eles baixaram o preço dos modelos que estavam encalhados em mais da metade do preço. Paguei mais caro, mas pelo menos tenho na coleção um carrinho que remete às origens do Hot Wheels, uma vez que ele deriva do Custom Firebird, carrinho projetado por Harry Bradley e inspirado no Pontiac Firebird 400 conversível. Ele foi um dos 16 modelos originais lançados em 1968, mais conhecidos como Sweet Sixteen (abaixo).

A partir da chegada de Ira Gilford como projetista da Hot Wheels em 1970, novas versões desse carrinho - chamados de spoilers - foram sendo incorporadas à linha como, por exemplo, o Light My Firebird, também de 1970, na qual o capô deu lugar a um motorzão, além de receber pintura de corrida. O comprador podia escolher o número da porta, que vinham com uma cartela de adesivos.

Os spoilers saíram de linha a partir de 1971, mas retornaram muitos anos depois como carrinhos do Hot Wheels Collectors (HWC). O Light My Firebird, inclusive, foi relançado em 2002 dentro da primeira série de modelos lançados pelo HWC. Em 2007, um novo spoiler do modelo original de 1968 surgiu, desta vez com capota, com capô basculante e com os demais equipamentos que caracterizam a série Neo-Classics, no caso as rodas Red Lines, pintura Spectraflame preta, chassis em metal, cópia numerada com selo holográfico e decalques exclusivos.

Como sempre, o carrinho ainda não saiu do blister. Para mim, o que chama a atenção nele é o fato da capota ser em preto fosco e na qualidade dos detalhes da pintura como, por exemplo, a logomarca da Pontiac na traseira. Foram produzidos 11.000 desses carrinhos, sendo o meu o 687º.

0 comments:

Post a Comment