Wednesday, August 21, 2013

Intensivão 2013, Garage #1

Fiquei em dúvida de como intitular essa postagem, pois esses modelos da série especial Garage foram comprados todos loose na Fire Wheels. Chamada inicialmente de "Larry's Garage", essa era uma série fantástica que foi lançada em 2009 em homenagem às quatro décadas de trabalho de Larry Wood na Mattel e era composta pelos modelos preferidos do "Mr. Hot Wheels", sempre em quatro variações de cores (a logo à esquerda é a de 2009). A partir de 2010, a série passou a se chamar "Hot Wheels Garage" e passou a contar com modelos projetados por Phil Riehlman e decorados por Wayne Scott sempre em três variações de cores. Finalmente, em 2011, a série foi dividida em sub-temas relacionadas às grandes montadoras: Ford, GM, Mopar, Ferrari e Volkswagen. Muitos poucos modelos da Garage chegaram a Belém, por isso estou correndo atrás do prejuízo. Quem ganha é você, amigo leitor, ao ver esses lindos modelos.

'41 Willys 2010 Hot Wheels Garage Series #20 
Primeira das quatro variações para a Garage deste clássico projetado por Phil Riehlman e lançado na mainline de 2000. Ele possui ainda mais sete variações na linha básica (2001, 2002, 2005, 2008, 2007, 2008 e 2010) e algumas em séries especiais de destaque além da Garage como a exclusiva das lojas Target Editors Choice (2001) e a Preferred (2003). Ele reproduz uma versão do pacato coupe Willys de 1941 como um carro da categoria Pro Modified, uma categoria de provas de arrancadas na ligada a NHRA (National Hot Rod Association), o que pode ser comprovado pela wheelie bar (finalmente descobri o nome da haste que impede o carro de decolar nas arrancadas) na traseira.
'57 Chrysler 300 2010 Hot Wheels Garage Series #25 
Lindo! Um dos Hot Wheels mais bonitos que vi nos últimos tempos (eu não o conhecia) e depois de vê-lo pela primeira vez percebi a burrada que fiz ao não comprar suas outras variações disponíveis na Fire Wheels. Enfim, este é um modelo exclusivo da Garage, lançado em 2010 em quatro variações e com mais uma em 2011. Ele reproduz um dos chamados Chrysler 300 “letter series” (série das letras), uma linha de carros de alto luxo e desempenho produzidos entre 1955 e 1965, sendo que o modelo de cada ano usava uma nova letra para denomina-lo. O modelo de 1957, o 300C, é considerado o melhor de todos, pois trazia um estilo inovador, com destaque para a grande grade e as “rabo de peixe”, e um motor V8 Hemi de 6,4 litros e 375 hp. Produzido também na versão conversível, o 300C foi um modelo bastante exclusivo, pois apenas 1.918 coupes e 484 conversíveis foram produzidos.
'63 Corvette Split Window 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #7 
Mais um clássico saído da prancheta de Larry Wood, o Split Window foi lançado em 1980 na série Hi-Rakers. Tem grande quantidade de variações na linha básica (foram vinte, inclusive como T-Hunt em 1995) e em séries especiais com destaque para as recentes Classics (2005), Since ’68 (2008), e Boulevard (2013), sendo a variação acima uma das cinco que integraram a Garage em 2009. Eu o considero um Hot Wheels histórico, tanto pelos seus anos de estrada como por ser um projeto de Larry Wood para um dos maiores esportivos de todos os tempos, o Corvette Sting Ray, porém não deixa de ser um casting com problemas, principalmente na parte traseira onde o suporte do eixo traseiro fica visível e pelo fato dele dar a impressão de ser mal encaixado. Isso não me impediu, e a milhares de colecionadores pelo mundo, de tê-lo em minha coleção.
8 Crate 2010 Hot Wheels Garage Series #2 
A 8 Crate se junta ao Bone Shaker, ao '68 Hemi Barracuda e ao Purple Passion na questão de quantas variações saírem em um ano, todas virão para a garagem. A 8 Crate é um sensacional projeto de Phil Riehlman criado a partir da revolucionária primeira geração da Chevrolet Nomad (1955-1957) que, para os padrões da época, tinha seu estilo mais próximo a um sedan do que a uma station wagon, como comprovam suas linhas elegantes e suas duas portas.
'68 Hemi Barracuda 2010 Hot Wheels Garage Series #22 
Esse é mais daqueles Hot Wheels que, se aparecerem trinta variações em um ano, eu ia fazer de tudo para trazer as trinta para a garagem. Provavelmente um projeto de Phil Riehlman, ele foi lançado na série Classics em 2006. Depois de integrar os 10-pack de 2007, ele estreou na mainline em 2008, linha onde só voltou a ter variações em 2012. Enquanto isso, ele teve variações nas séries especiais Drag Strip Demons (2009), Mystery Car (2010) e Garage (2011 e 2012). Ele reproduz a segunda geração do Barracuda (1967-1969), mais precisamente o modelo equipado com um V8 Hemi de 7 litros e 425 hp para corridas de Super Stock. Montados pela Hurst, esses carros tinham vidros laterais de plástico, partes da carroceria em fibra de vidro, scoop no capo bancos dianteiros de peso reduzido, entre outros equipamentos. Apenas 50 desses carros foram produzidos.
'57 Chevy Bel Air 2009 Larry's Garage Series #9 
Pela beleza e qualidade deste modelo é possível entender porque Larry Wood é considerado o maior projetista de todos os tempos. O ’57 Bel Air é simplesmente lindo! Lançado em 2004 dentro da série Affinity, ele tem poucas variações na mainline (2006, 2008 e 2010) em comparação as séries especiais, onde se destacam a Classics (2005), Ultra Hots (2006) e a Garage, onde participou duas vezes (2009 e 2010).  Ele reproduz a segunda geração do clássico Bel Air (1955-1957), justamente a que marcou a história do automóvel por seu estilo clean e por sua diversidade de opções de motorização que incluía o novo V8 de 4 litros 162 hp que, se equipado com o pacote Super Power pack chegava aos 195 hp e levava o carro de 0-100 km/h em 12,9 segundos.
'69 Camaro 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #17 
Modelo criado por Phil Riehlman com história relativamente recente e sobretudo intensa, pois foi lançado em 2008 na mainline como Super T-Hunt, na Classics e como modelo da série especial HWC Real Riders. No ano seguinte, em 2009, ele participou da mainline, teve nada menos do que seis variações na Garage, além de ter sido modelo exclusivo de uma convenção. E ainda não acabou: em 2010, ele teve mais quatro variações na Garage, integrou a sELECTIONs (apenas 4748 unidades foram produzidas) e foi modelo exclusivo de mais uma de convenção. Em 2011 teve mais uma variação na mainline e na série Vintage Racing e em 2012 teve variações na Boulevard e na Cars of the Decades. Ufa! Ele reproduz o Camaro Z28 de 1969 equipado com o pacote Rally Sports, que incluíam os faróis escamoteáveis, motor V8 de 5 litros e 400 hp, transmissão manual de quatro velocidades preparada pela Hurst, pneus de 15 polegadas e um capo com coifa de indução, que se abria uma válvula que sugava ar frio da base do para-brisas quando o acelerador estava a 80%.
Bone Shaker 2010 Hot Wheels Garage Series #11 
Bonita, e ao mesmo tempo sinistra (reparem nos olhos da caveira), variação do clássico projeto de Larry Wood lançado em 2006. A variação acima integrava a segunda participação do modelo na série Garage, tendo a primeira ocorrido em 2009. Seu único senão, se é que posso chamar a falta desse detalhe assim, é que ela, das três variações de 2010, é a única que não tem “caveirinhas” desenhadas junto às flames que decoram as portas.
1970 Chevelle 2010 Hot Wheels Garage Series #13 
Clássico projetado por Phil Riehlman e lançado em 1999 que tem nada menos do que nove participações na mailine (foi Super T-Hunt em 2000) e integrou todo o tipo de séries especiais e promocionais como, citando só algumas que eu tenho, TRU Racing American Style Set (1999), Editors Choice (2000), Affinity (2004), Hall of Fame Series - Greatest Rides (2004), Classics (2005), Real Riders (2005), Holliday Rods (2006), Since ’68 (2008) e, obviamente, Garage (2010). Ele reproduz bem fielmente a segunda geração do Chevelle (1968-1972), que passou por grandes modificações tanto na carroceria como no seu interior. Além disso, a versão SS passou a disponibilizar aos compradores o novo motor V8 de 7,4 litros e 450 hp.
8 Crate 2010 Hot Wheels Garage Series #2
  Observando mais essa variação da 8 Crate, dá para perceber que Phil Riehlman realmente radicalizou ao transformar a Nomad em um incrível hot rod com motor central cujos coletores varam um teto de “vidro”! Dentro da série Garage, a 8 Crate teve quatro variações, sendo uma integrante do Hot Wheels Garage 30 Car Set.

0 comments:

Post a Comment