Monday, December 17, 2012

Coleção 2012, Mainline #16 - parte 2

'68 COPO Camaro 2012 Muscle Mania - GM #2
Bonito carrinho de 2011 lançado em três variações e que retornou este ano com mais três variações, sendo uma exclusiva para a Walmart e outra para a Mystery Models. Ele reproduz um modelo cuja origem está ligada a Don Yenko, preparador de carros da Pensilvânia que em 1967 começou a modificar Camaros ao trocar o motor 396 de 6,6 litros pelos famosos 427 de 7 litros e 423 hp. Foram produzidos 54 desses carros, todos rapidamente vendidos. Como a demanda estava grande para o ano seguinte, Yenko procurou a GM para saber se haveria a possibilidade de ter Camaros equipados de fábrica com o 427. A princípio a montadora se mostrou reticente, mas a Divisão de Projetos Especiais topou o desafio e concordou em fornecer os Camaros a Yenko, desde que ele mantivesse o acordo em segredo. Mais uma vez os carros foram um sucesso que motivaram finalmente os modelos de fábrica, pacotes de desempenho que eram produzidos pelo Central Office Production Order (COPO) da GM e que continuaram a ser entregues a Yenko. Entre os modelos mais famosos estavam o COPO 9561 com suspensão e transmissão modificadas e o COPO 9737 conhecido como Sport Car Conversion Kit e composto por pneus de 15 polegadas, velocímetro marcando 265 km/h e barra estabilizadora dianteira.
Olds 442 2012 HW Performance #5
 É fácil se confundir com o nome Olds 442 na linha Hot Wheels, afinal de contas são nada menos do que três modelos com esse nome: primeiro vem o Olds 442 W-30 lançado em 1993 dentro da série especial do filme "O Demolidor" de Sylvester Stallone (veja a postagem especial relativa aos carros que aparecem no filme aqui); depois vem o Olds 442, igual a essa variação acima, um retool lançado em 2004 de um modelo projetado por Larry Wood em 1971 (veja ele aqui); depois vem mais um Olds 442 apresentado como retool e lançado em 2008 (veja ele aqui). Esse carrinho reproduz um muscle car especial, o Oldsmobile 442 criado em parceria com a Hurst, empresa de peças para carros de alto desempenho e lançado em 1968. No ano seguinte, o modelo (igual ao carrinho acima) trazia um novo esquema de cores em branco e dourado, um novo capô em fibra de vidro com dois scoops, spoiler traseiro entre outras modificações. No interior, poucas mudanças com relação ao ano anterior o que não aconteceu com relaçã ao motor já que o equipamento básico passou a ser o V8 Rocket de 7,5 litros (!) e 380 hp equipado com coletor único, válvulas de aço cromado e um sistema de alimentação direta de ar para o carburador. Isso levava o carro de 0-100 km/h em 5,9 segundos e a percorrer o 1/4 de milha em 13,98 segundos a uma velocidade de 162 km/h.   
8 Crate 2012 HW Performance #8
Mais um dos meus preferidos, aparece aqui em sua segunda variação de 2012 dentro da sub-série Performance, que traz os carrinhos decorados com as logomarcas de famosas empresas de peças para carro de alto desempenho que, no caso acima, é a californiana MoonEyes. Esse carrinho foi projetado por Phil Riehlman e lançado em 2003 e que acumula apenas três participações na mainline (2004, 2005 e 2012), mas várias em séries especiais com destaque para  a Affinity (2004), Classics (2009), Garage (2010) e Cars of the Decades (2011). Ele reproduz um hot rod com um enorme V8 central cujas "cornetas" (coletores) varam o teto de vidro feito a partir de uma pacata station wagon Nomad (veja ela aqui), produzida a partir do Bel Air cupê. Pesquisando sobre esse carro, descobri que o seu protótipo foi apresentado em 1954 no tradicional General Motors Motorama como um station wagon esportivo derivado nada mais nada menos do que do Corvette (veja esse lindo carro aqui). Já a versão Hot Wheels tem o nome "8 Crate" devido a seu grande motor V8 central, que pode ser adquirido em preparadoras por todo os Estados Unidos que o enviam a seus compradores em caixas (crates).
'69 Ford Torino Talladega 2012 Muscle Mania - Ford #1
Projetado por Alec Tam, foi lançado em 2008 e desde então já apareceu mais três vezes na mainline (2010, 2011 quando foi um dos Treasure Hunts e 2012) e uma vez em séries especiais, no caso com duas variações na Vintage Racing (2011), inclusive uma nas cores da lenda Richard Petty (veja aqui). Batizado em homenagem ao circuito de Talladega, no Alabama, este carro foi produzido pela Ford apenas em 1969 como uma versão mais aerodinâmica do Torino Cobra a fim de participar da NASCAR. Para obter a homologação da categoria, o carro teve cerca de 750 unidades comercializadas para o público, todas produzidas a partir do Torino sportsproof, ou seja fastback, com uma nova frente na qual os faróis estavam colocados do lado de fora, ao invés de estarem dentro da grade como os modelos daquele ano. A nova frente acabou por aumentar o tamanho do carro em cerca de 15 centímetros. Com relação à mecânica, o carro vinha com radiador de óleo, suspensão esportiva, transmissão automática de quatro velocidades com alavanca na coluna de direção e motor 428 Cobra Jet de 7 litros e 410 hp. O Talladega fez sucesso tanto na NASCAR, onde conquistou o campeonato de construtores e de pilotos na temporada 1969-1970, como na "rua", mesmo tendo apenas três tons de cor disponíveis aos compradores e, segundo a lenda em torno desses carros, apenas um item opcional: um rádio AM.   
'11 Corvette Grand Sport 2012 HW Main Street #2
Lançado em 2011 com duas variações, esse carrinho aparece em 2012 em três variações, sendo uma exclusiva da loja Toys 'R' Us (a mais bonita, veja aqui) todas com as cores do departamento de bombeiros da cidade de Roanoke, no estado norte-americano da Carolina do Norte. Lendo a letra miúda do poster da Hot Wheels (novamente uma coisa que só colecionador adulto e meio fanático faz), descobri que a Mattel paga licenciamento a essas instituições que tem seus nomes grafados nos carrinhos. A variação acima, que ficou meio sinistra com os pára-brisas e os faróis vermelhos, reproduz o Grand Sport, modelo lançado em 2010 e que, denro da linha do Corvette, estaria posicionado entre o modelo básico e o Z06, mas abaixo do ZR1, o top de linha. Com rodas e pára-lamas mais largos que os do Z06 (de quem herdou os spoilers dianteiro e traseiro), o Grand Sport tem também freios maiores e suspensão mais macia que seus "irmãos". Ele vem equipado com motor V8 de 6,2 litros e 436 hp, estando disponíveis duas opções de transmissão, automática e manual (única versão a ser equipada com carter seco), ambas de seis velocidades. Ele possui vários tipos de acabamento do interior como, por exemplo, o 4LT, que inclui, por 7700 dólares, bancos em couro com aquecimento, sistema de som Bose, HUD, celular wireless e jogo de malas exclusivo.
Circle Trucker 2012 Track Stars #3
A sub-série Track Stars é constituída basicamente por carrinhos com chassis de metal e carroceria plástica para serem utilizadas nas pistas e conjuntos da Hot Wheels. Justamente por conta dessas características, e pelo fato deles serem feitos para que o molecada os detone durante as brincadeiras, os Track Stars quase sempre são "estrambólicos". Poucos considero "compráveis", exatamente como essa Circle Trucker acima. Lançada em 2011 em três variações, ela foi projetada por Jun Imai, o grande defensor dos carros japoneses na Mattel, com base na Toyota Tundra que compete em uma das categorias da NASCAR, no caso a Camping Truck World Series. A pick-up vem equipada com motor V8 de 6 litros e 630 hp e transmissão manual de quatro velocidades, ambos preparados pela TRD, divisão de alto desempenho da Toyota. Entre os vários equipamentos deste carro que estão presentes na versão Hot Wheels estão a gaiola de proteção para o piloto e a rede na janela do piloto.

0 comments:

Post a Comment