Wednesday, May 23, 2012

As 10 Ferraris mais feias da História

É possível haver uma Ferrari feia? Qualquer entusiasta por carros dirá quase que automaticamente que não, pois basta lembrar de modelos como a F40, Enzo, Dino, 512M, etc... Contudo, os ediores do site Inside Line selecionaram os carros que eles consideraram como os 10 mais feios já produzidos pela montadora italiana, lista que reproduzimos aqui com algumas adaptações. Mesmo admitindo que esses carros, por serem Ferraris, possam ter virtudes, o foco da escolha foi mesmo a sua feiúra.
Uma lista como essa pode parecer loucura, mas no mundo ao automóvel as Ferraris despertam muita expectativa, já que sempre se espera delas serem muito melhores que os carros comuns, ou seja, mais potentes, emocionantes de dirigir - ou seria pilotar? - e com melhor aerodinâmica. Resumindo, com boa aparência. Mas algumas vezes isso não aconteceu assim, pois a Ferrari até que conseguiu reunir nesses modelos seus elementos característicos, porém a aparência desses carros é feia mesmo.
Eis os 10 modelos mais feios produzidos pela Ferrari ao longo de sua história:

10 - Ferrari Mondial 8 1980: depois da aboninável 308 GT4 criada por Bertone, a Ferrari recorreu ao estúdio Pininfarina para desenhar um novo carro. A montadora queria um carro de quatro lugares com motor central, mas o que conseguiu foi um coupe 2+2 que mais se parecia uma caixa de sapatos esquisita em que foram adicionadas algumas peças da Ferrari. Além disso, o esforço de espremer quatro passageiros e um motor no centro do carro resultou em bancos traseiros em forma de grampo, onde seus ocupantes praticamente não tinham espaço para as pernas. Não é à toa que a Ferrari nunca mais tentou produzir um carro 2+2 com motor central desde a Mondial.
    
9 - Ferrari 330 GTC Zagato 1967: é difícil de acreditar que o estúdio Zagato tenha realmente criado essa espécie de filho bastardo da Ferrari. Construido por Luigi Chinetti, que à época importava Ferraris para os Estados Unidos, esse modelo era um Targa sem grade dianteira e com as mais abomináveis lanternas já utilizadas em uma Ferrari. Parecem mais lanternas de Chevette...
  
8 - Ferrari 330GT 2+2 Series 1: este foi o único modelo construído em série pela Ferrari com quatro faróis dianteiros expostos. É tão feio que bem poderia ser um Maserati. Tirando os faróis, que deixam o carro parecendo um peixe, e as saídas de ar laterais que em alguns modelos eram cromadas, até que a 330GT não é feia. Tanto que ela teve dois grandes fãs: o próprio Enzo Ferrari dirigia uma delas, enquanto John Lennon tinha uma azul que foi retirada de uma casa de leilões em 2011 por falta de ofertas. A Series II deste grande coupe de quatro lugares, mesmo tendo adotado apenas dois faróis, não se tornou bonito. 

7 - Ferrari 308 GT4 2+2 1973: a primeira Ferrari movida por um motor V8 foi esta verdadeira bagunça de estilo. Tudo começou quando, ao invés de permanecer com o estúdio Pininfarina, a montadora procurou estúdio Bertone para criar este carro. Seu projetista-chefe, Marcelo Gandini - criador dos lindos Miura e Countach para a Lamborghini - não fez uma Ferrari, e sim uma espécie de folha de metal sem os traços característicos da marca e que apenas realçava suas desajeitadas proporções.

6 - Ferrari 456 1992: esta é considerada a Ferrari mais sem graça da história. Ela tem algo do Jensen Interceptor na traseira, algo do Porsche 924 na dianteira e muita gordura nos quadris. Para outros, em algum lugar da 456 há um Hyundai Tiburon louco para sair. Seu design é visivelmente problemático: seu pára-brisas alto e nariz curto faz com que haja dúvidas do que ele é: um esportivo ou um coupe convencional. Além disso, seus pilares C dão a impressão que ela tem mais peso do que realmente tem. Sem dúvida, de tão sem graça, esta é a única Ferrari que poderia ser encontrada em um estacionamento de uma locadora de carros.   

5 - Ferrari FF 2012: não que uma Ferrari station wagon seja uma má idéia, mas a FF parece ter sido criada apenas para enfatizar seu enorme tamanho, detalhado com clichês como, por exemplo, suas laternas traseiras e seus pilares C que parecem ter sido retirados da pouco querida 456. Além disso, seus enormes e protuberantes faróis e grande grade dianteira dão a FF o aspecto de um grande palhaço.

4 - Ferrari California 2009: as grandes Ferraris da história transmitem autenicidade na sua beleza. Cada elemento do seu design está lá para melhorar o desempenho do carro. Diferentemente, este modelo com motor V8 dianteiro (foi o primeiro carro da marca com essa disposição de motor) é uma reunião de estilos usados em modelos anteriores que vão de uma estúpida dianteira à traseira extremamente alta, devido ao fato de ter de acomodar o teto retrátil. Foi exatamente essa combinação que acabou com os carros da Pontiac.

3 - Ferrari 365 GTC/4 1971: mecanicamente, a GTC/4 de quatro lugares era praticamente idêntica à famosa e emblemática Daytona. Seu estilo, porém, lembra um Corvette C3 que teve seus pára-lamas achatados. Além disso, sua traseira tem uma curva muito acentuada, o que dá a impressão de ser pesada. E para aumentar a injúria causada pela 365 aos amantes da marca, o carro tem um ridículo anel de borracha circulando a grade dianteira, o que lhe dá aparência de um Opel.

2 - Ferrari 575 Zagato GTZ 2006: tendo como base os chassis e a mecânica da 575M, este GT de dois lugares é esquisito de todos os ângulos. Criado pelo colecionador japonês Yoshiyuki Hayashi, a carroceria de alumínio parece estar em guerra consigo mesmo. Seus pára-lamas em estilo plataforma não combinam com o pára-brisas quadrado. Já s pára-lamas traseiros são muito altos para alcançar o teto em forma de bolha. Para concluir, sua traseira parece ter sido tirada de um Corvette 1956.

1 - Ferrari F50 1995: o estúdio Pininfarina construiu esse modelo de fibra de carbono, mas parece que foi de fibra de vidro. De sua dianteira indistinta, passando por sua seção central desinteressante e por sua asa traseira que mais parece de um carro de brinquedo, a F50 parece um carro barato. É tão feia que fica difícil de lembrar que está equipada com um motor V12 de 4,7 litros e 513hp. Quando foi lançada, a F50 só podia ser comprada no sistema de leasing, com preço base de 477 mil dólares, sendo 240 mil pagos no ato e o resto dividido em 24 parcelas mensais de 5,500 dólares. Surpreendentemente, 350 pessoas aceitaram essas condições.

Você concorda com a lista? Discorda? Algum ficou de fora? Comente!

This entry was posted in :

3 comments:

  1. Gosto muito de Ferrari! Eu tiraria desta lista a f50, não acho esse carro feio! Pra mim ela divide opiniões, depende do gosto!

    ReplyDelete
  2. Gosto muito de Ferrari! Pra mim a f50 divide opiniões, eu acho ela bonita pq gosto dela, se não gostasse ela seria feia pra mim, depende do gosto, a Califórnia tb é bonita!

    ReplyDelete