Monday, May 21, 2012

Fire Wheels #7

E as postagens dessa remessa via Fire Wheels vão ser assim até o fim: sempre com dez carrinhos, a maior parte deles adquiridos loose, afinal de contas, como diz o amigo Fábio Catto, "mano, eu não tenho ciúme de que as mini tenham passado por outras mão. É só não vir riscado que tá de boa!". Como nenhum deles veio riscado, então vamos ficar de boa e curtir mais dez carrinhos:

Hummer 1998 Hot Wheels #858
Lançado em 1992, tinha à época o nome de Hummer, mas a partir de 1999 teve seu nome alterado para Humvee. Pela sua denominação, este carrinho deveria reproduzir a H1, versão civil do veículo M988 HMMWV, criado pela empresa AM General para equipar o Exército norte-americano. Contudo, essa mudança foi apenas no nome mesmo, uma vez que sua carroceria ainda é a mesma da variação militar de 1992, bastando notar a cobertura atrás das janelas traseiras com a base da antena de rádio, coisa que o H1 nunca teve pois tinha sua caçamba aberta. Seja como for, em 1999 a General Motors comprou os direitos de comercializar o Humvee, produzido originalmente como um veículo utilitário 4x4 para uso militar que, devido à reputação de robustez que adquiriu nos vários teatros militares onde os Estados Unidos se fizeram presentes, ganhou fama. Com distância de 40 cm em relação ao solo, visual agressivo e capacidade de vencer um obstáculo de 56 cm de altura e enfrentar 76 cm de água, o Hummer foi um sucesso de vendas.  
MX48 Turbo 2000 First Editions #20
Essa foi a primeira das 17 variações existentes na linha Hot Wheels do famoso carro do herói Max Steel. O difícil é escrever sobre esse carrinho, principalmente devido à falta de informações acerca desse personagem que é um dos maiores sucessos comerciais da Mattel no mundo, porèm pouco conhecido nos Estados Unidos. Pesquisando, descobri um chat no HWC onde Anton Takeyasu, projetista da Mattel desde 1991 e atualmente diretor de projetos da Hot Wheels, afirma ser dele o projeto do MX48 e que construíu um modelo em escala 1:6 para depois reduzi-lo a 1:64. Isso contraria a informação do Hot Wheels Wikia de que quem fez essa transposição foi Eric Tscherne (confira o chat aqui e a página do MX48 Turbo no Hot Wheels Wikia aqui). Bacana mesmo foi a história que encontrei no site "Falcon - herói de verdade!", que explica a origem do Max Steel: ele seria na verdade filho do Big Jim, figura de ação de grande sucesso na década de 1970 de quem teria herdado o fato de em seus veículos predominar a cor azul (confira essa história aqui).    
Mecedes SLK 2001 Hot Wheels #225
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 1998 e teve vida curta dentro da linha Hot Wheels, com apenas quatro participações na mainline (1998, 1999, 2000 e 2001), uma em 5-pack e uma em pista, ambas em 1999. Ele reproduz a primeira geração, produzida entre 1996 e 2004, do roadster lançado pela Mercedes com a missão de ser esportivo, leve e pequeno, justamente o significado em alemão da sigla SLK: "Sportlich, Leicht und Kurz". O carro foi ainda uma tentativa da empresa de reeditar o sucesso do clássico 190SL e, ao mesmo tempo, enfrentar o Porsche Boxster e o BMW Z3. Equipado com um revolucionário teto automático, o SLK tinha uma grande variedade de motorizações, que iam do básico 200 Kompressor de 2 litros e 163hp - capaz de fazer 0-100km/h em 6,9 segundos e alcançar 240km/h de velocidade final - ao 320, V6 de 3,2 litros e 218hp que faziam o carro alcançar 0-100km/h 6,5 segundos e 245km/h de velocidade final.
Monte Carlo Concept Car 1999 First Editions #06
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 1999 e tem poucas participações dentro da mainline (1999, duas vezes em 2000 e 2001). Frequentou pouco também as séries especiais, onde em uma série sobre wrestlers fez justamente fez sua última aparição em 2005. A partir de 2006, passou a dividir seu nome com uma versão bigfoot. Ele reproduz o carro-conceito lançado em 1998 no North American International Auto Show de Detroit como uma espécie de NASCAR "de rua". Apresentado na ocasião pelo campeão Dale Earnhardt (1951-2001) e pelo Taz, o diabo da Tasmânia da Warner, era equipado com um motor derivado dos carros da Chevrolet da categoria, um V6 com 295 hp de potência. Batizado informalmente de "Intimidator", justamente o apelido do carro de Earnhardt, o Monte Carlo trazia kit aerodinâmico, bancos em concha, cintos de segurança de cinco pontos e gaiola, tudo para proporcionar ao motorista a sensação de estar guinando um carro de competição.
Nissan Custom Z 1994 Gold Medal Speed
Um clássico! E que ainda por cima tem retrovisores e abre as portas. Sim, caro leitor, você leu certo: ele realmente abre as portas. Projetado por Larry Wood, foi lançado em 1990 e só teve apenas seis participações na linha Hot Wheels, todas na mainline (1990, 1991, 1992, 1993, 1994 e 1997). No caso da variação acima, ela ainda é mais especial por conta das rodas UH, as famosas Ultra Hots lançadas em uma série do mesmo nome em 1984 e utilizadas até 1996. Ele reproduz a quarta geração do esportivo Nissan Z (cujo nome no Japão é Fairlady Z), produzida entre 1989 e 2000. Tinha como motorização básica um V6 de 3 litros e 222 hp de potência até à chegada de uma versão bi-turbo com duplo intercooler que gerava 300 hp e era capaz de levar o carro de 0-100 km/h em 6 segundos e a uma velocidade final de 250 km/h. Vencedor de vários prêmios, principalmente nos Estados Unidos, o 300ZX foi um sucesso de vendas no mundo todo graças ao seu projeto e ao uso de equipamentos de última geração na versão turbo como o HICAS, que esterçava as quatro rodas. 
'55 Chevy Nomad 1996 Hot Wheels #502
Mais um clássico! Lançado em 1970 e projetado por Ira Gilford, foi batizado originalmente de Classic Nomad, mas de 1973 até 1977 foi rebatizado de Alive '55. Só foi relançado em 1991 com a denominação '55 Chevy Nomad. Reproduz a primeira geração da station wagon produzida pela Chevrolet entre 1955 e 1957 e que se caracterizava por ter apenas duas portas, algo raro em seu segmento. Apresentada como um carro-conceito no General Motors Motorama, o salão de tecnologia da GM em 1954, a Nomad tinha seu projeto advindo do sedan Bel Air. Foi justamente nesse "parentesco" que a Chevrolet apostou ao produzir o carro e seu "irmão" Safari da linha Pontiac, tanto que preservou itens do sedan como carpetes internos, cromados nos pára-choques, molduras das janelas e coberturas das rodas. A Nomad tinha três opções de motorização: a básica, composta por um V8 de 4,3 litros e 162 hp; a "Power Pack", com carburador quádruplo, 4,6 litros e 180 hp; e a "Super Power Pack", com o mesmo motor da anterior mas com taxa de compressão maior e 195 hp.   
Olds 442 W-30 1995 Hot Wheels
Lançado em 1993 dentro da série especial do filme "O Demolidor" (Demolition Man, 1994), é uma das nove versões do Oldsmobile 442 presentes na linha Hot Wheels. Desde então, é presença constante tanto na mainline - onde foi um dos T-Hunts de 1995 e 2001 - como em séries especiais, com destaque para suas participações na Holiday Hot Rods e no set 40 Years of Hot Wheels, ambas em 2009. A nota triste é que desde 2006 ele tem uma versão horrível bigfoot exatamente com o mesmo nome. Lançado em 1964, o 442 apareceu como uma versão do Cutlass com suspensão, embreagem, transmissão, freios e rodas melhorados, além do motor V8 de 5,4 litros e 310 hp equipado com carburadores quádruplos, transmissão de quatro velocidades e duplo escapamento. Foi justamente essa combinação que gerou a sigla 442. Em 1970 foi lançada a versão W30, considerada o auge da esportividade e potência da Oldsmobile, que tinha um V8 de 7,5 litros, sistema ram-air, capô em fibra de vidro, redução de peso e freios a disco dianteiros. Apenas 1542 desses carros foram produzidos.    
Power Pistons 1995 Dark Rider II Series #04
Projetado por Terry Choy, foi lançado em 1995 curiosamente com o nome errado na cartela, no caso Power Rocket. É o Hot Wheels "de pista" por excelência, uma vez que nunca foi produzido sem os chassis de metal e carroceria de plástico, que em algumas variações é transparente. Apesar disso, gosto muito desse "protótipo". Desde sua estréia frequentou bastante a mainline (1995, 1996, 1997 por duas vezes, 1998, 2001, 2002, 2005, 2010 e 2011) e 5-packs (1999, 2000, 2001, 2004, 2006 e 2008), além de pistas, lançadores e até mesmo séries especiais, com destaque para a Hot Wheels Computer Cars e uma exclusiva para a New York Toy Fair, ambas de 1996 (confira-as aqui e aqui) e a HWY 35 World Race Roadbeasts de 2003 equipada com as raras rodas CoMo (veja aqui). 
Bywayman 1995 Racing Metal Series #01
Talvez um dos mais bonitos carrinhos dessa remessa, foi projetado por Larry Wood e lançado em 1979 com o nome de Bywayman. Já no ano seguinte apareceu na mainline com a denominação de Super Scraper, que perdurou por quatro variações até 1983. Em 1985, a variação que integrou a Hot Wheels Real Riders foi chamada de Pavement Pounder. Finalmente, em 1995, foi rebatizado de Race Truck, nome que também só foi utilizado neste ano. De todas essas denominações, a mais comum mesmo foi a original Bywayman, sendo este o nome presente quando teve sua última variação integrando a série Final Run. Este carrinho foi inspirado na terceira geração das pick-ups da Chevrolet conhecidas como C/K, sendo o "C" para tração traseira e "K" para tração 4x4. Lançadas em 1973, elas marcaram época com um novo desenho da cabine a fim de melhorar a aerodinâmica e consequentemente o baixar o consumo de combustível. Com inúmeras opções de motorização, as C/K tinham também diversas opções de acabamento como a Sierra, Scottsdale, Cheyenne e Silverado.   
Side Kick 2000 Hot Wheels #219
Outro que não está aqui por causa de sua beleza e sim por conta de sua história dentro da Hot Wheels. Projetado por Larry Wood, apareceu uma única vez na mainline, mais precisamente em 1972. Seu retool foi lançado em 1998 dentro da série comemorativa pelos 30 anos da Hot Wheels e acumulou três participações na mainline (2000, 2001 e 2002), três em packs (2001, 2003 e 2004) e duas em séries especiais, no caso o Hot Wheels All Exclusive 10-Pack (2010) e a Hot Ones (2011). Design original, meio "protótipo" meio "estrombólico", o Side Kick pode ser facilmente identificado pelo seu grande motor lateral e pelo fato do assento do piloto se deslocar para a direita quando se puxa os canos de seu escapamento localizados na parte traseira.

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