O ano de 2013 começa hoje no blog! E começa logo com o fantástico 10-pack que comprei em Marabá em dezembro do ano passado e que apareceu na seção "Isso que é sorte!" (relembre
aqui)
. Então, alguém poderia perguntar: "se foi comprado em 2012, porque ele não apareceu ano passado?". Porque uma parte dos carrinhos faz parte da mainline de 2013 e também porque a contabilidade da coleção 2012 já estava fechada. Chega de explicações! O que importa é que o pack é fantástico e, além composto por modelos exclusivos dos conjuntos do ano passado, ele veio com um SP-2 branco. Vamos aos carrinhos?
|
BMW 2002 2013 HW Showroom - Asphault Assault Uma dos principais lançamentos do ano passado, o BMW 2002 retorna em duas variações em 2013, sendo essa a primeira. Carrinho bonito e bem fiel à realidade (provavelmente projetado por Brendon Vetuskey), mas que sofre com o padrão de falta de detalhamento típico da Mattel. Quem dera que tivesse as grades e os faróis pintados... Ele reproduz o BMW 2002tii, uma versão para competição do famoso modelo 1600 que, produzido entre 1968 e 1976, é considerado um dos modelos mais importantes já produzidos pela montadora alemã. A história desse carro é semelhante a de outros clássicos da década de 1960 como, por exemplo, o Porsche 550 e a Ferrari 250 GT Spyder, produzidos por exigências de seus importadores norte-americanos. No caso do 2002, o importador da BMW para os Estados Unidos sugeriu à matriz que fosse instalado um motor de 2 litros no coupe 1600-2 a fim de melhorar seu desempenho. Depois de alguns problemas com a fábrica, esta finalmente cedeu e assim surgiu o 2002, designação dada a partir da capacidade de seu novo motor, que gerava 130 hp e levava o carro de 0-100 km/h em 9,8 segundos e a uma velocidade final de 190 km/h. |
|
'72 Ford Gran Torino Sport 2013 HW Show Room - Performance Projetado por Brendon Vetuskey, este é para mim um dos mais bonitos Hot Wheels dos últimos tempos. Estreou na mainline em 2011 com três variações, sendo uma exclusiva para as lojas Walmart. Em 2012, ele retornou à mainline em quatro variações e, agora em 2013 ele vem novamente em três variações, sendo uma Superized que eu milagrosamente já consegui e em breve aparecerá por aqui. O Grand Torino Sport só tem uma série especial, a Super Speeders, exclusividade das lojas Kroger. Tornou-se mundialmente conhecido após estrelar o filme "Gran Torino" (2008), dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Ele reproduz com bastante fidelidade a terceira geração do Torino (1972-1976), carro médio da Ford lançado originalmente em 1968. A versão Sport era oferecida em duas versões de carroceria, a hardtop e SportsRoof, nome utilizado pela Ford para designar seus modelos fastback e reproduzida pelo carrinho acima. Ambos os modelos tinham scoop no capô, mas que só funcionava realmente quando instalado o sistema ram air, que era opcional. Seus compradores tinham a seu dispor uma grande quantidade motorizações, que iam de um seis cilindros em linha de 4,1 litros de 155 hp a um enorme V8 385 de 7,0 litros e 365hp. |
|
AMC Javelin AMX 2012 Hot Wheels 10-Pk Exclusive Projetado por Jun Imai, foi lançado na mainline de 2009 em três variações, sendo uma exclusiva para as lojas Walmart. Apareceu mais duas vezes na mainline, em 2010 e em 2011, dentro da sub-série Faster Than Ever e que teve uma variação exclusiva para as lojas Kmart. Em 2012, ele teve três variações exclusivas para os 10-packs. Ele reproduz a segunda geração (1971-1974) do Javelin que é considerada por muitos como o mais feio muscle cars de todos os tempos. Pensado para dar ao carro individualidade (?), o desenho da nova geração tornou o carro maior, mais baixo, mais largo e mais pesado que seu antecessor e tinha como características marcantes o spoiler traseiro e pára-lamas com aparência superdimensionada, fato causado pela intenção da AMC de lançar uma versão para corridas que, naturalmente, usaria pneus mais largos que a versão de rua. A versão AMX era a esportiva e incorporava alguns elementos de sua experiência na categoria Trans AM como, por exemplo, capô em fibra de vidro, freios dianteiros à disco e spolier dianteiro. O AMX tinha duas opções de motorização, sendo a mais pontente a equipado com um V8 360 de 6,6 litros e 335 hp que era capaz de levá-lo de 0-100 km/h em 7,7 segundos e a uma velocidade máxima de 250 km/h. |
|
Melstrom 2012 Hot Wheels Various Multipacks Variação exclusiva para os packs de 2012 desse protótipo criado pelo inglês Fraser Campbell e lançado na mainline de 2001. A partir deste ano ele acumulou mais três aparições na mainline (2002, 2005 e 2008), quatro em 5-packs (2002, 2003, 2004 e 2006), quatro em pistas (três vezes em 2002 e em 2006) e duas em lançadores (2002 e 2006). Teve variações em apenas duas séries especiais, a Hot Wheels Originals e a Toy Fair, ambas de 2002. É um dos meus "protótipos" preferidos e por isso teve direito a uma postagem especial no blog quando ainda estava testando o formato de como apresentaria minha coleção (veja aqui). A postagem sobre esse carrinho foi especial, pois acredito que seu nome foi inspirado por um fenômeno da natureza descrito em conto de Edgar Allan Poe (1809-1849), um de meus escritores favoritos. Por falar nisso, comecei a atualizar essas primeiras postagens por conta das mudanças que fiz no modelo do Blogger e uma delas foi justamente a do Maelstrom, confira. Enfim, para criá-lo, Fraser Campbell retomou o conceito do raríssimo Hairy Hauler, o primeiro Hot Wheels a ter dois motores centrais e o cockpit na dianteira. |
|
Anthracite 2012 Hot Wheels Various Multipacks Quando apresentei o 10-pack, chamei esse carrinho de Sling Shot. Olhando rapidamente eu realmente me enganei (veja uma variação do Sling Shot aqui e veja como são parecidos). O Anthracite, batizado com o mesmo nome de uma variedade de carvão mineral com grande poder de queima, é um carrinho com pouca história dentro da Hot Wheels: lançado em 2005 dentro da linha de carrinhos ligada à série animada AcceleRacers (veja ele aqui), ele apareceu em duas variações ligadas a esses desenhos em 2006 antes de fazer sua estréia na mainline em 2007 dentro da sub-série Track Stars (eu tenho essa variação). A partir daí, esteve presente em um conjunto de pista (2008) e na série Connect Cars Track Legends (2009). E só. |
|
Custom V8 Vega 2012 Hot Wheels Various Multipacks Como nem o South Texas Diecast e nem o Hot Wheels Wikia classificaram essa variação do Vega, a definição dele carrinho como modelo exclusivo dos packs de 2012 foi por minha conta. Projetado por Rob Matthes, foi lançado na mainline em 2009 em três variações. Em 2010, ele retornou à mainline desta vez dentro da sub-série Faster Than Ever com nada menos do que cinco variações, sendo duas exclusivas para as lojas Walmart e Target (a da Walmart já apareceu aqui no blog, veja na tag). Inclusive, o carrinho acima tem o mesmo esquema de pintura dessas variações (veja uma delas aqui). Em 2011 e 2012, ele integrou duas séries especiais: a sem graça Dale's Jr. Picks e a Boulevard, esta última em breve aparecerá por aqui. Ele reproduz uma versão experimental do subcompacto produzido pela Chevrolet entre 1970 e 1977 para concorrer com o Ford Pinto (!) e o AMC Gremlin. Essa versão experimental, feita pela fábrica em 1972, ao invés do fraquinho motor de quatro cilindros em linha que equipava a linha Vega, vinha com um motor V8 de 4,9 litros com taxa de compressão aumentada, comando de válvulas modificado e carburador de corpo quádruplo. Não encontrei informações concretas sobre o seu desempenho, já que esse tipo de modificação tornou-se muito popular entre os fãs de hot rods. |
|
Volkswagen SP2 2012 Hot Wheels Various Multipacks Uma das estrelas do pack é esta variação exclusiva do SP2, modelo lançado em 2010 e que encheu de alegria os colecionadores brasileiros ansiosos por um Hot Wheels que reproduzisse um carro nacional. Ele só tem mais uma variação além da do lançamento e essa acima, a que integra a Eggclusives de 2012 (que já apareceu aqui. Quer vê-la? Clique nas tags!). Ele reproduz um marco na indústria automobilística brasileira, apresentado em 1971 durante a Feira da Indústria Alemã em duas versões: a SP1, equipada com motor de 1,6 litros, e a SP2, com motor de 1,7 litros (quando entrou em produção a versão SP1, com acabamento mais simples e menos potente, foi logo retirada de linha). O SP2 foi um marco principalmente por conta de algumas inovações de seu projeto: a carroceria baixa criava um "clima" de cockpit ao condutor que era ressaltado pelos bancos em couro, cintos de segurança de três pontos e um completo painel de instrumentos. Caro para a época já que pelo mesmo valor era possível comprar dois Fuscas, o SP2 desapontava no desempenho: o motor tinha apenas 75 hp fazia o carro ir de 0-100 km/h em 17,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 153 km/h. Independente disso, o SP2 angariou uma legião de fãs.
|
|
Volkswagen Golf GTi 2013 HW Showroom - All Stars Projetado por Rob Matthes e lançado na mainline de 2007 em três variações, sendo uma exclusiva da Kmart que já apareceu aqui no blog (lembra das tags?). Apareceu na mainline apenas mais duas vezes, em 2008 e 2010 e em um 5-pack, em 2009. Ano passado teve uma variação exclusiva para os packs que também já apareceu por aqui em um 3-pack. O projeto desse carrinho, que incluem raros retrovisores, foi inspirado em um Golf apresentado no SEMA Show de 2006 batizado de R GTi, projetado pelo estúdio de criação da Volkswagen na Califórnia para mostrar ao mercado norte-americano as possibilidades do modelo (veja esse carro aqui). Suas características mais marcantes eram um novo pára-choques que incorporava a grade, as entradas de ar e faróis de neblina, escapamento e suspensão esportivos, rodas de 19 polegadas exclusivas com pinças de freio pintadas em vermelho e partes da carroceria em fibra de carbono uma vez que os novos acessórios aumentaram o peso do carro. Debaixo do capô estava um o motor FSI Turbo preparado pela empresa APR que, dos 200 hp originais, passou a ter 400 hp. Segundo a Volkswagen, o carro era capaz de fazer de 0-100 km/h em 4,8 segundos. |
|
Custom Volkswagen Beetle 2012 HW Racing #6 Esse é o único carrinho que vinha no pack que eu já tinha. Um dos últimos projetos de Larry Wood antes da aposentadoria, esse carrinho foi lançado na série Ultra Hots em 2007 com duas variações equipadas com um aerofólio traseiro que podia ser colocado nas posições fechado e aberto. Depois teve uma variação na série Since '68 (2007) antes de estrear na mainline em 2009 com quatro variações, sendo duas exclusivas para a Walmart e Kmart. Tem ainda variações na Garage (2010), em um 5-pack (2010) e mais uma na mainline (2011, com variação exclusiva para a Wallmart). Para criá-lo, Larry Wood provavelmente tomou como base o Fusca produzido do pós-II Guerra Mundial até 1953, facilmente reconhecido pela janela traseira dividida conhecido como Brezelkäfer, devido à sua janela traseira dividida como um pretzel, e o transformou em um street rod, dos quais existem centenas de exemplos na internet. É um carrinho muito procurado, especialmente pelas crianças. |
|
'71 Plymouth Road Runner 2013 HW Showroom- Heat Fleet Lançado na mainline de 2012 em duas variações, esse carrinho retorna em 2013 também com duas variações, a acima e uma exclusiva para a Kmart. Não encontrei seu projetista, mas aposto minhas fichas em Phil Riehlman (que projetou o parecidíssimo '71 Plymouth GTX) e Brendon Vetuskey. Ele reproduz a segunda geração do Road Runner (1971-1975), completamente remodelada em relação à anterior e caracterizada pela carroceria mais arredondada e aerodinâmica (o que melhorou consideravelmente sua dirigibilidade), pára-brisas bem inclinado e a grade e faróis recuados. Pela primeira vez esse carro seria oferecido apenas na versão coupe de duas portas, uma vez que o conversível foi cancelado. As opções de motorização também traziam novidades como o V8 383 com uma menor taxa de compressão e com potência de "apenas" 300 hp, já que é preciso lembrar que no princípio da década de 1970 começaria a guerra das companhias de seguros contra os carros de alto desempenho, o início das novas políticas para emissão de poluentes que culminariam na crise do petróleo de 1973. Mesmo assim, estavam disponíveis versões mais "brabas" equipadas com os motores 340 de 5,6 litros, 383 "normal" de 335 hp e 426 Hemi de 7 litros e 425 hp. |
0 comments:
Post a Comment