Thursday, March 14, 2013

A difícil busca pelo primeiro patrocinador

Ao longo desses quase dois anos de Carro Gitinho, procurei sempre me manter fiel à missão que imaginei que o blog teria desde o seu primeiro momento: divulgar minha paixão pelos temas História, cinema, desenhos animados, carros e Hot Wheels. E nada mais do que isso. O blog, porém, cresceu e se tornou cada vez mais profissional (pelo menos eu acho), mas a missão continua a mesma. Porém, nos últimos tempos, percebi que poderia receber ajuda no sentido de tornar o blog cada vez melhor, então pensei em abrir espaço para o seu primeiro patrocinador. Daí que andei mandando uns e-mails e, para minha surpresa, apareceram muitos interessados e dos mais diferentes ramos de atuação. Veja então quem são eles:
 
A primeira empresa interessada em patrocinar o Carro Gitinho foi essa, ligada ao ramo do entretenimento. Conhecida como sendo a líder no ramo da confusão criativa, a ACME, a maior fabricante do mundo de bigornas, pílulas de terremoto e pulas-pulas à jato, quer diversificar seus negócios e agora investe em parques temáticos e patrocínios em blogs. Esse direcionamento é explicado por seu presidente que afirma que "as pessoas querem experimentar o estilo ACME de viver de forma mais significativa e não apenas comprando um dos nossos charmosos produtos defeituosos". Não acho esse empresa seja a ideal para patrocinar o blog por razões de segurança, uma vez que não acredito que nossos leitores queiram um dia ser esmagados por uma grande pedra, explodidos por um detonador defeituoso ou impalados por um cacto, algumas das especialidades da ACME. O presidente, porém, não perde a esperança de conseguir um espaço no blog e afirmou: "Se é ACME é notável!".

A primeira empresa do ramo de tecnologia a querer patrocinar o blog foi a Cyberdyne Systems. Confesso que fiquei empolgado quando li o resumo das atividades da empresa, uma vez que seu foco principal é o desenvolvimento de um sistema inteligência artificial. Os problemas aconteceram quando cheguei na parte de recursos humanos, na qual está sendo desenvolvido um projeto que se chama "O Julgamento Final". Desisti de vez quando vi que o presidente desta empresa se chama simplesmente Skynet. Onde já se viu alguém se chamar assim? Parece nome de computador!

Nunca pensei que a procura por um patrocinador interessaria a um jornal norte-americano. O Daily Bugle foi fundado em 1898 e desde então nunca deixou de circular. Seu atual editor, que começou no jornal ainda adolescente, foi quem o salvou da falência e o transformou em um dos mais importantes tablóides dos Estados Unidos. Aí é que começou o problema. Pelo jornal seguir uma linha editorial sensacionalista e um tanto agressiva com relação aqueles que são considerados desafetos do editor, não acredito que ficaria bem patrocinar o blog, um veículo cuja principal virtude é justamente a liberdade de informação.

A Buy N' Large é na verdade um conglomerado de empresas que começou a partir de uma fusão inusitada da empresa de laticínios Buy Yogurt com a Large Industries, uma empresa de roupas para obesos.  Eles são cheios da grana e seria uma boa financeiramente ser patrocinado por eles, mas a agressiva política da empresa de incentivo ao consumismo me fez desistir da BNL. Isso sem falar em problemas criados pelo excesso de lixo gerado por seus produtos, que a empresa se defende afirmando ter criado o sistema perfeito de limpeza, composto por robôs e incineradores gigantes.
 
Bem, como o convite foi aberto a todo tipo de empresa que estivesse disposta a investir num blog predominantemente sobre Hot Wheels, eis que apareceu um bar. Segundo seu proprietário, o Moe's não seria um bar comum pois lá é um lugar onde, segundo o lema da casa, "todo mundo conhece o seu nome". Resolvi investigar um pouco mais e descobri que isso é realmente verdade, pois o bar só tem quatro fregueses! Além do mais ele é uma verdadeira baderna: o escritório é no banheiro feminino; os fundos já serviram como esconderijo de fugitivos da polícia e de abrigo a animas peçonhentos; o local parece que nunca foi limpo; todos os seus quatro clientes já se envolveram em acidentes de carro depois de saírem embriagados do local. Resumindo, um local pouco aprazível.

Mais uma grande empresa que quer patrocinar o blog, a Omni Consumer Products (OCP), segundo o resumo que recebi, tem como missão criar produtos os consumidores desejam. Entre outras atividades, as empresas que fazem parte da OCP trabalham com inteligência artificial, robotização e projetos militares. Até aí tudo bem, mas depois vi que eles realmente ganham dinheiro através de uma política agressiva de pressão em cima do poder público para promover a privatização de setores como hospitais, segurança e reformas urbanas. Há suspeitas que, para alcaçar seus objetivos, a OCP use métodos pouco ortodoxos de persuasão. Nada feito então! 

Uma rede de lojas de conveniência também se candidatou a patrocinar o Carro Gitinho. Originária de algum lugar obscuro na cordilheira do Himalaia (?), a Kwik-E-Mart faz concorrência às grandes empresas do setor como, por exemplo, a 7-Eleven e a Walmart. O problema é que, segundo consta, a empresa cresceu cobrando preços absurdos por seus produtos, pela exploração de seus empregados (todos indianos) em turnos de 96 horas e pela política de nunca perder uma venda, mesmo que produtos estejam com a validade vencida. Um absurdo! Está descartada.

Gostei da proposta dessa empresa, que apresentou seus produtos, uma espécie de comida sintética, como uma alternativa ao problema da fome no mundo. Os primeiros foram batizados de Soylent Amarelo e Vermelho, apresentados como alimentos energéticos com alta concentração de vegetais. A empresa inclusive já apresentou a sua nova geração deles, o Soylent Verde, apresentado como "um alimento maravilhoso feito de plankton altamente energético". O fato dele ser produzido em fábricas secretas e altamente vigiadas deu margem a uma grande quantidade de boatos acerca de sua composição. O blog não pode aceitar essa falta de transparência.

Fiquei feliz com a proposta de uma companhia aérea. O problema é que os aviões da Oceanic são chegados a um problema. Um deles foi sequestrado em um vôo de Washington e Atenas. Contudo, o que me deixou preocupado aconteceu em um vôo que ia de Sidney a Los Angeles que misteriosamente desapareceu em algum lugar entre a Austrália e o Havaí. Tanto os destroços do avião como os passageiros simplesmente se perderam. Mistério...

Por falar em mistérios, essa candidata está cheia deles. Fundada ainda no século XVII, essa empresa familiar chegou ao século XXI especializada em tecnologia militar e produtos petroquímicos. Eles são cheios da grana e o patrocínio deles seria bom para manter a coleção sempre crescendo. O problema são os boatos acerca de uma das atividades secretas de uma das divisões da empresa, a de Ciências Aplicadas, e de uma suposta vida dupla de seu presidente. Não dá.

Mais uma empresa que gostaria que patrocinasse o blog, já que se destacou no ramo de produtos farmacêuticos. Inclusive por que, há um tempo atrás, anunciou o lançamento de um produto chamado Aqua Cure, que fecha quase que instantaneamente feridas abertas e que, em breve, estará à venda pelo mundo. O problema é que está praticamente comprovado que, paralelamente, a Umbrella conduz pesquisas secretas sobre armas biológicas. Além disso, pessoas que visitaram a empresa ficaram surpresas com o aspecto de zumbis dos seus funcionários. Seu presidente se defendeu afirmando que ele "é natural para quem trabalha nesse tipo de indústria".

Essa empresa que me interessou muito quando me enviou sua proposta para patrocinar o blog, uma vez que investe na criação de tecnologias que num futuro próximo permitirão ao ser humano colonizar novos planetas. Outro objetivo nobre é descobrir formas de vida extraterrestre. O problema desta empresa, porém, é sua conhecida ganância em conseguir seus objetivos, o que levou seus críticos a acusá-la de apenas querer descobrir novas formas de vida com o objetivo de lucrar cada vez mais como, por exemplo, desenvolvendo armas biológicas. Foi descartada.

Empresa que há quase 70 anos trabalha desenvolvendo armamentos de alta tecnologia. A boataria entorno de seus produtos e o estilo de vida pouco regrado de seu principal executivo fizeram com que eu considerasse a Stark Industries pouco apropriada para patrocinar o blog.
 
Mais uma grande empresa interessada em patrocinar o blog, a Oscorp se destaca no setor de armamentos de alta tecnologia e na pesquisa farmacêutica. Há rumores que a empresa faz pesquisas combinando essas duas especialidades a fim de criar uma espécie de super-humano. O que se sabe de concreto é de sua agressividade quando entra em uma competição, também o principal traço da personalidade de seu principal executivo. Mesmo que eles pretendam patrocinar o blog como uma espécie de sinal de humanização da empresa, a Oscorp está passando por um momento conturbado, no qual os rumores sobre a sua venda estão cada vez mais fortes. Não vai rolar.
 
A última empresa a apresentar uma proposta para patrocinar o blog foi a Tyrell Corporation, ligada ao ramo da genética de alta tecnologia. Um dos seus projetos mais ambiciosos é a criação de uma espécie de robô muito semelhante ao ser humano, o que gerou críticas ferrenhas de organismos como a Anistia Internacional, PETA, Greenpeace e WWF. Como eu quero distância desse tipo de polêmica, esta empresa foi descartada.

* Cf.: http://www.forbes.com/2007/12/10/largest-fictional-companies-oped-books-fict1507-cx_mn_de_1211company_slide_2.html?thisSpeed=undefined

0 comments:

Post a Comment