
Vamos com mais novidades da mainline. Dessa vez os destaques são a segunda variação do Lamborghini Aventador, sem dúvida mais bonita que a laranja. Se bem que o carro "real" ainda não tenha sido lançado, pelo menos oficialmente, com a cor prata. Agora é torcer para a Mattel não fazer com ele o que fez com o Reventon desse ano e seus decalques horrosos. Destaque também para a lindíssima Ferrari Scuderia, com certeza um dos Treasure Hunts mais bonitos do ano. Foi ralado encontrá-la, pois agora os ratos de gôndolas estão caçando também os T-H simples, ou seja, sem pneus de borracha. Outro destaque, não tanto pela beleza mas pela estranheza é o Mad Manga, carro no estilo Bosozoku (???). Você vai entender melhor o que é isso quando ler sua legenda. Por fim, várias figurinhas carimbadas como o GTO (quantas variações dele aparecer eu vou comprar), o Road Runner, o Infiniti (acho que ele está saindo todo ano para apagar a mancada dada com a variação cinza de 2010), o C6 e o Demon. Chega de papo e vamos ao que interessa:
 |
'12 Lamborghini Aventador 2012 New Models #12 Um dos grandes lançamentos de 2012, o Aventador aparece aqui em sua segunda variação. Este carro, considerado o melhor Lamborghini já produzido, tem seu nome, tal como a maioria dos outros modelos da marca, como uma homenagem a um famoso touro que promoveu uma corrida memorável na cidade de Zaragoza no início da década de 1990. Apresentado ao público no Geneva Auto Show de 2011 como o substituto do Murciélago, o Aventador é o novo carro-chefe da montadora italiana. Com produção restrita a apenas 4000 unidades (à época de seu lançamento, a produção de um ano já estava toda vendida), ele tem carroceria de fibra de carbono e reúne alguns elementos aerodinâmicos de seu antecessor e também do carro-conceito Estoque, bem como as portas em tesoura, uma espécie de marca registrada da Lamborghini. Outros elementos do carro são a sua suspensão inspirada nos carros de Formula 1, transmissão semi-automática de sete velocidades e um novo motor V12 de 6,5 litros e 690 hp capaz de levá-lo de 0-100 km/h em 2,9 segundos e a uma velocidade final de 350 hm/h. |
 |
'70 Plymouth Road Runner 2012 Muscle Mania - Mopar #9 Clássico projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 1998 dentro da série First Editions. Possui nada menos do que dez participações na mainline (em 2008 ele foi um dos Treasure Hunts) e inúmeras séries especiais que incluem a Cop Rods (2000), HWC Neo-Classics (2004), Classics (2005), Since '68 (2007 e 2008) e Garage (2011). Ele reproduz um dos mais famosos muscle cars de todos os tempos, lançado em 1968 com o nome do Papa-Léguas (Road Runner), após a Chrysler pagar cerca de 50 mil dólares a Warner Brothers a título de licenciamento e mais 10 mil para desenvolver uma buzina com o mesmo som do personagem. Como a Plymouth pretendia era um carro que percorresse 400 metros em apenas 14 segundos e que fosse vendido por apenas 3000 dólares, tudo considerado supérfulo foi retirado do interior, tornando o acabamento espartano, e investido na motorização: o padrão era um V8 de 6,3 litros e 335 hp, mas por 714 doláres era possível comprar o enorme 426 Hemi, de 425 hp. Equipado com transmissão manual de quatro velocidades, esse carro percorreu 400 m em 13,5 segundos a uma velocidade de 169 km/h. O Road Runner foi um sucesso imediato: das 2000 unidades que a Plymouth esperava vender em 1968, o número passou para 45000! |
 |
1985 Chevrolet Camaro IROC-Z 2012 New Models #22 Mais um lançamento de 2012, foi projetado por Brendon Vetuskey. Para mim foi uma grata surpresa, uma vez que é um dos carrinhos mais bonitos do ano e com grande fidelidade ao modelo original, inclusive nas super bem detalhadas lanternas traseiras, algo muitíssimo raro nos Hot Wheels. Esse Camaro bem que merecia uma réplica à altura, uma vez que foi escolhido pela renomada revista Car & Driver como um dos dez melhores carros do ano de 1985. Apontado por alguns críticos à época como muito grande e pesado para um esportivo (4,88 m e 1600 kg, respectivamente), o carro se mostrou rápido e com qualidades nos testes promovidos pela revista. Outro destaque era o seu preço, pouco mais de 11 mil dólares, o que o fazia ser bem mais barato do que o rival Corvette. A revista alertava, porém, que o esportivo da GM era muito superior. Enfim, o carro tinha tração traseira, capacidade para 2+2 passageiros e motor dianteiro, no caso um V8 de 5 litros que poderia vir equipado com um carburador de corpo quádruplo ou um sistema de controle eletrônico, com potência de 165 e 215 hp respectivamente. Havia duas opções de câmbio, manual de 5 velocidades e automático com 4. |
 |
'71 Dodge Demon 2012 HW Racing #7 Figurinha carimbada da mainline, foi projetado por Phil Riehlman e lançado em 2009. A partir daí tem mais duas participações na mainline: em 2011 com variações para Kmart e Walmart; e a de 2012 acima, também com uma variação para Walmart. Além disso, participou de um 5-pack (2010) e de uma série especial, a Garage em 2011 (uma das variações já apareceu aqui). Lançado em 1971 como um modelo derivado do Dart, o Demon era oferecido apenas na versão coupe com várias opções de motorização, sendo a mais potente a 340, equipada com um V8 de 5,6 litros e 275 hp. Em testes, o Demon 340 fez de 0-100 km/h em 7,8 segundos e tinha velocidade final estimada em 204 km/h. Outros equipamentos eram transmissão automática de três ou quatro velocidades, suspensão reforçada, novo sistema de freios e pneus de 14 polegadas. O interior era simples, como convinha a um muscle car, mas tinha como destaque bancos em vinil e relógios esportivos (como opcionais haviam bancos em concha, console central, tacômetro e voltante esportivo). Já com relação à carroceria, o comprador poderia optar por teto de vinil, faixas laterais, scoops no capô e spoiler traseiro. |
 |
Mad Manga 2012 New Models #44 Este é sem dúvida um dos mais bizarros Hot Wheels de todos os tempos. E o mais interessante é que ele foi inspirado em modelos reais feitos no estilo Bosozoku, que traduzido literalmente seria algo como "tribo de corredores violenta".Subcultura que surgiu no Japão por volta da década de 1950 e associada a gangues de motocicletas, seus membros custumavam retirar os escapamentos de suas motos altamente personalizadas e percorrer as ruas fazendo grande barulho, "passeio" que quase sempre descambava para brigas entre grupos rivais. As gangues atravessaram as décadas seguintes enfrentando as autoridades japonesas até ao início dos anos 2000, quando o Governo deu a polícia mais poder para coibir esse tipo de prática. Foi justamente nessa época que os primeiros carros começaram a ser produzidos no estilo Bosozoku, sempre caracterizado pelo exagero: grandes escapamentos, cores brilhantes e grandes spoilers. Hoje, contudo, os adeptos do estilo deixaram de lado a violência e participam de encontros pacificamente (veja aqui). O Mad Manga é mais uma vez o resultado da parceria entre o site Japanese Nostalgic Car e o projetista Jun Imai (veja matéria aqui). |
 |
C6 Corvette 2012 Code Cars #3 Projetado por Larry Wood e lançado em 2004 dentro da série First Editions, para mim é um dos mais bonitos Hot Wheels e foi justamente sua variação inicial foi um dos primeiros carrinhos de minha coleção. O C6 tem ainda mais quatro participações na mainline (2005, 2006 foi um dos Treasure Hunts, 2011 e 2012) e várias séries especiais no currículo, com destaque para a Affinity (2004), Bullrun Exclusive (2005), Mystery Cars (2007), Connect Cars (2009) e Clover Cars (2010). Ele reproduz a versão do famoso esportivo lançada em 2005 com modificações importantes como uma carroceria totalmente nova, faróis expostos (algo que não aconteceia desde 1962), nova suspensão, habitáculo com mais espaço para os passageiros e um motor V8 de 6 litros e 400 hp. O C6 tinha como opção transmissões automática ou manual, sendo esta última equipada com o sistema CAGS (Computer Aided Gear Shifting), que obrigava o motorista a passar da 1ª diretamente a 4ª marcha quando o motor estava operando com pouca rotação. Nos modelos de 2008 a 2010, o motor teve sua capacidade aumentada para 6,2 litros, o que fez a potência chegar a 436 hp. |
0 comments:
Post a Comment