Monday, August 13, 2012

Coleção 2012, Mainline #9 - parte 1

Mais uma leva de novidades da mainline. A distribuição em Belém continua péssima, tanto que em mais esta semana não apareceu nada de novo nas gôndolas. O impressionante é que todo ano é assim. Desde que comecei a colecionar pra valer em 2006-2007, todo o ano acontece alguma coisa para encher o saco do colecionador. Quando a Mattel resolver o problema, as lojas vão ficar entulhadas de lotes atrasados até quase o final do primeiro trimestre do ano que vem. Uma lástima. Mas chega de choro e vamos as novidades: os destaques desta vez são, sem dúvida, o lindo Fleetline com as cores dos táxis de Nova York e o Challenger azul.

Custom '64 Galaxie 500 2012 Muscle Mania - Ford #3
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2007 e desde então sempre esteve presente na linha Hot Wheels, tanto na mainline (2007 e 2008) como em packs (2008) e séries especiais tais como Mystery (2009), Garage (2010) e Vintage Racing (2011). Lançado em 1959, ele reproduz a segunda geração do modelo full-size, ou seja, de grandes dimensões e completo em termos de equipamentos que em outros modelos seriam opcionais, da Ford lançado em 1959 e batizado de Galaxie em vista da corrida espacial vivida pelos Estados Unidos na época. Em 1964, o carro passou por significativas mudanças na carroceria em virtude da Ford utiliza-lo na NASCAR. Pelo número "427" pintado na lateral do carrinho, entende-se que ele estaria equipado com o grande V8 de 7 litros que gerava em média mais de 400hp.
'47 Chevy Fleetline 2012 HW City Works #9
Um dos mais bonitos projetos de Phil Riehlman, foi lançado em 2004 e desde então acumula apenas três participações na mainline (2004, 2005 e 2012), destacando-se mais em séries especiais como a Affinity (2004, eu tenho um desses), Holiday Rods (2005), Classics (2009) e Cars of the Decades (2011). Ele reproduz o modelo fastback duas portas conhecido como Aerosedan lançado em 1942 cuja outra opção de carroceria era a Spotmaster, um sedan de quatro portas. Neste mesmo ano, por conta da II Guerra Mundial e depois de mais de 100 mil unidades produzidas, sua produção civil foi suspensa e os poucos Fleetlines restantes foram utilizados para fins militares. Com o retorno da produção em 1945, o carro ainda continuava tendo como motorização básica o Blue Flame, um seis cilindros em linha de 90hp equipado com transmissão manual de três velocidades.    
'73 Pontiac Firebid 2012 New Models #16
Bonta novidade de 2012 projetada por Brendon Vetuskey que aparece aqui em sua segunda e última variação para este ano. Ele reproduz a versão do Firebird que passou por importantes mudanças em 1973: novas grades e pára-choques dianteiros deram mais agressividade ao carro, porém, as restrições causadas pela crise do petróleo fizerem com a motorização básica fosse de motores com apenas 150 e 250hp. Porém, a Pontiac conseguiu salvar a reputação do carro com o motor Super Duty 455, um V8 de competição liberado para as ruas. Com bloco reforçado, comando de válvulas preparado, pistões de alumínio e sistema de exaustão modificado, a fábrica declarava que ele tinha cerca de 310hp, porém especialistas na época chegaram a afirmar que ele tinha na verdade 370hp! Por isso que a Super Duty foi considerada um dos últimos muscle cars já produzidos.
Fast Fish 2012 Thrill Racers - City Stunt #2
Lançado em 2008, este excelente protótipo foi projetado por Fraser Campbell e desde então sempre teve uma variação na linha Hot Wheels, seja na mainline (2008, 2010, 2011 e 2010) seja em séries especiais, cujas variações de maior destaque são, sem dúvida, a Mystery (que eu tenho) e a Connect Cars, ambas de 2009. A única descrição que encontrei ao seu respeito encontra-se no Hot Wheels Wikia: "O Fast Fish é uma muscle car contemporâneo (...) cujo nome e aparência sugere inspiração no Plymouth Barracuda da década de 1960, mesmo seu estilo sendo obviamente do século XXI. Esta versão da Hot Wheels do muscle car contemporâneo vem equipado com quatro exaustores e um capô transparente para revelar a força bruta de seu motor oito cilindros e para fazer você saber que o carro é rápido e feroz".
'11 Ken Block Ford Fiesta 2011 New Models #40
Novidade do ano passado, esse carrinho aparece entre os de 2012 para comprovar o que sempre escrevo sobre os sérios problemas de distribuição de Hot Wheels em Belém. Enfim, aqui ele aparece em sua segunda variação reproduzindo o carro de exibição do norte-americano Ken Block, que atualmente compete no Campeonato Mundial de Rally (WRC) pela Ford, também com um Fiesta. Ano passado, sua equipe, a Monster World Rally Team, anunciou que Block receberia um Fiesta equipado com uma versão mais potente do motor EcoBoost de quatro cilindros e 2 litros que equipa a versão de rally, capaz de gerar 600hp. Conhecido como H.F.H.V. (Hybrid Function Hoon Vehicle, ou Veículo Híbrido para Derrapagens), essa versão tem uma série de equipamentos intercambiáveis que permitem o seu uso nas mais diversas formas de exibição praticadas por Block. 

0 comments:

Post a Comment