
Na época em que fiz esta postagem, as novidades de 2013 estavam chegando às lojas de Belém e, consequentemente, para a minha garagem, e ainda iria postar novidades requentadas de 2012. E para piorar essa situação, carrinhos que eu queria muito como a Mystery Machine, a Monster Dairy Delivery e o Hiway Hauler 2 ainda não haviam aparecido. Desses aí apenas a Mystery eu ainda não tenho. Somente quando todos os carrinhos da mainline de 2012 forem postados que ocorrerão mudanças no topo e nas logos do blog. Não gosto de criar expectativas, mas as mudanças estarão no ar em março. Aguardem e confiem!
E talvez em compensação pelos atrasados de 2012, já consegui dois Superized (nem sei se os "especiais" são chamados assim este ano) de 2013, no caso o '72 Gran Torino e o '09 Corvette ZR1. Esperemos que a sorte, a fé, a Força, o Kwanza e todas as demais energias positivas nos acompanhem esse ano. Vejam os carrinhos:
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Mad Manga 2012 New Models #44 Segunda variação desta novidade da mainline que só posso classificar de... Diferente. E o que é melhor - ou seria pior? - o Mad Manga voltará em 2013! Apesar de não haver encontrado seu projetista, aposto minhas fichas em Jun Imai, o grande "advogado" da causa dos carros japoneses junto à Mattel. O que esse carrinho tem de bom foi apresentar a nós, ocidentais, uma sub-cultura japonesa chamada Bosozoku, surgida na década de 1950 quando gangues de motociclistas customizavam exageradamente suas motos antes de partir para a porrada. Contudo, segundo o site Bosozoku Style, hoje as gangues foram substituídas por uma espécie de tribo urbana que se diverte com o estilo exagerado de seus carros. Segundo o mesmo site, o estilo hoje se divide em cinco categorias: Shakotan, com carros rebaixados; Yanky, com carros inspirados na moda havaiana Aloha, trazida pelos militares norte-americanos que habitavam as bases instaladas em território japonês; VIP, que traz modelos extremamente rebaixados e exagerados, tal como o Mad Manga acima; Kyusha, que traz modelos antigos com pequenas e discretas modificações; e, por fim, o Grachan, que traz modelos com customizações inspiradas nos carros de corrida das décadas de 1970 e 1980. Para saber mais sobre o estilo Bosozoku, é só clicar no link do site acima. |
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Amazoom 2012 HW Main Street #9 Segunda variação de 2012 daquele que é considerado o primeiro Hot Wheels brasileiro mas que não passa de uma versão genérica dos já sem graça stock cars nacionais. Por conta disso, ele chegou a ser o carrinho oficial da primeira convenção brasileira do Hot Wheels (2008), mas que também nada mais era do que a mesma variação da mainline dentro de uma caixinha de acrílico. Por conta desses detalhes, já deu para perceber que tenho antipatia pela história desse carrinho. Então o que ele faz aqui? Simplesmente pelo fato de ter sido criado por um dos maiores projetistas de Hot Wheels, Mark Jones, cujo trabalho sou fã incondicional. O Amazoom foi lançado em 2010 e desde então sempre teve uma variação ao longo dos anos: na mainline, tirando a de seu lançamento e as de 2012 (incluindo uma exclusiva para a Walmart) foram mais duas participações (2009 e 2011). Por fim estão variações no All Exclusive 10-pack (2010, que já apareceu aqui no blog pois era um dos meus carrinhos "procurados") e na Mystery Models (2011). As cores são do departamento de bombeiros da cidade de Oshkosh, localizada no estado norte-americano de Winsconsin. |
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Porsche Boxster Spyder 2012 New Models #26 Segunda variação desta boa novidade de 2012, que desta vez aparece aqui em sua segunda, mas bem inferior à primeira. Ele reproduz um dos mais celebrados modelos atuais da Porsche, herdeiro de um tradição iniciada com o famoso 550 da década de 1950. Para fazê-lo, a montadora começou por um processo de redução de peso que levou à retirada de itens como o porta-copos, substituição do ar-condicionado por um modelo mais leve, utilização de alumínio na tampa traseira e nas portas, capota de tecido de acionamento manual, tanque de combustível de capacidade menor, rodas em alumínio e bateria menor. Tudo isso levou o peso do carro a apenas 1275 kg, o que faz do Spyder o Porsche mais leve atualmente. Equipado com motor V6 de 3,4 litros e 320 hp, com duas opções de câmbio (o automático PDK com sete marchas e embreagem dupla e o manual de seis velocidades), este carro vai de 0-100 km/h em 4,8 segundos e alcança uma velocidade final de 267 km/h. Apesar do bom desempenho, a Porsche nunca quis fazer do Spyder um carro de corridas e sim um carro ágil de dirigir, por isso sua suspensão foi rebaixada, com barras estabilizadoras são mais rígidas e os pneus de 19 polegadas tem pressão mais baixa para melhorar a aderência. Resumindo, um digno sucessor do 550. |
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'11 Charger R/T 2012 HW Main Street #1 Projetado por Brendon Vetuskey, foi lançado em 2011 com duas variações, uma na mainline e outra na Mystery Models. Em 2012 ele retornou à mainline com mais duas variações, essa acima e uma Superized da qual não vi nem a cor. Ele reproduz a sexta geração desse verdadeiro mito automobilístico que foi lançada em 2006 tendo como base a mesma plataforma da Mercedes utilizada pelo Chrysler 300 C. O estilo do carro, caracterizado pela frente agressiva e pela linha do teto que termina como coupe mesmo o carro sendo um sedan, agradou bastante o que levou a uma boa quantidade de versões, da básica SE equipada com motor V6 de 3,5 litros e 292 hp à esportiva SRT8 Superbee com motor V8 de 6,4 litros e 470 hp. Já a versão R/T, reproduzida pelo carrinho acima, está equipada com motor V8 Hemi de 5,7 litros e 370 hp capaz de levar o carrão de quase duas toneladas de 0-100 km/h em 5,4 segundos e percorrer o 1/4 de milha em 13,7 segundos a uma velocidade de 165 km/h. A versão R/T vinha ainda equipada suspensão esportiva e grande quantidade de itens de luxo e tecnologia presentes nas versões mais luxuosas como a SXT. Entre esse itens estão, por exemplo, ajuste elétrico do banco do motorista, aquecimento em todos os bancos e um grande cuidado no baixo nível de ruído dentro da cabine. |
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Ferrari California 2012 All Stars #7 Projetado por John Violette, esse carrinho, que aqui aparece em sua segunda variação de 2012, foi lançado dentro da mainline em 2009. Depois disso, apareceu na Speed Machines (2010), em um 5-pack (2010) e mais uma vez na mainline, dentro da sub-série Faster Than Ever (2011). Apesar da pintura completamente estrombólica com relação ao carro real, a variação acima reproduz um carro que marcou uma mudança radical dentro da história da mais tradicional montadora de carros esportivos italianos: apresentada em outubro de 2008 no Salão de Paris, a California (nome dado em homenagem a um modelo clássico de 1957, veja ele aqui) trouxe inovações como câmbio de embreagem dupla e sete marchas, teto rígido escamoteável, recurso que faz com que assuma uma dupla personalidade, alternando ares de cupê e conversível e um motor central-dianteiro V8, posição que não se via em carros da marca há 35 anos, desde o lançamento da 308 (veja ela aqui), com injeção direta, e de baixo consumo e emissões de poluentes. A California tem ainda como características chassis e carroceria de alumínio, capô alongado, faróis com diodos e lanternas bem redondas que se projetam sobre os flancos traseiros. Seu interior é altamente luxuoso: junto a um completo painel de instrumentos destacam-se os bancos esportivos e revestidos em couro, com regulagem elétrica e com ar-condicionado dual zone. |
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24/Seven 2012 Thrill Racers - Race Course #5 Lançado na mainline em 2003, esse carrinho é uma versão para drift da terceira geração (1992-2002) de um dos mais famosos carros esportivos japoneses, o Mazda RX7. Batizado com uma expressão que em inglês significa "24 horas, 7 dias por semana", ou seja, está disponível sem interrupções, acredito que este nome tenha sido dado devido a problemas de licenciamento. Minha tese parece ser corroborada pelo fato da Mattel ter produzido o Miata, outro carro da Mazda, justamente até 2003 (veja a última variação desse carrinho aqui). Deixando de lado as suposições, o 24/Seven teve mais três vezes na mainline (2006, 2007 e 2010), mais cinco em 5-packs (2004, 2008 e 2011, sendo duas em conjuntos exclusivos em 2005 e 2012), uma em conjunto de lançador (2004) e uma no Color Shifters (2009). Muito boa é a descrição deste carro que existe no Hot Wheels Wikia (veja a original aqui): "este carro possui carroceria de fibra de carbono e chassis de alumínio. Ele lembra o Mazda RX7 equipado com um radiador no estilo do Ford GT, tomadas de ar para os freios dianteiros e traseiros. (...) Na traseira o destaque é para o grande spoiler que garante pressão aerodinâmica [downforce]. Este carro está equipado com motor rotativo de 424 hp biturbinado, duplo escapamento, transmissão de sete velocidades e dupla embreagem. No interior estão um cilindro de óxido nitroso e na traseira um subwoofer e duas tweeters, além de bancos em concha". |
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