
Última parte de uma das últimas remessas de mainliners de 2012 e que traz como destaque absoluto o GTO como um carro de polícia. Na minha opinião, isso mostra que a Mattel ainda tem os resquícios de imaginação que fizeram dela e dos Hot Wheels mundialmente famosos. Destaque também para a nave/avião/planador do Batman que apareceu em seu último filme. Esse foi difícil de achar, tanto que até agora só vi esse nas lojas de Belém. Por fim, um Treasure Hunt muito sem graça. Não é à toa que os colecionadores estão deixando esses carrinhos de lado e a coisa ainda vai piorar em 2013. Vamos aos carrinhos:
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'69 Pontiac GTO Judge 2012 HW Main Street #5 Um dos mais bonitos Hot Wheels pós-Larry Wood, foi projetado por Phil Riehlman e lançado na mainline em 2005, inclusive com uma variação exclusiva para a Kmart. Tirando a variação acima, pintada com as cores do departamento de polícia da cidade de Birmingham, no estado do Alabama, tem mais cinco participações na mainline (2006, 2007 quando foi um dos Treasure Hunts, 2008, 2010 e 2011) e algumas séries especiais importantes no currículo como Classics (2007), sELECTIONs (2007) e Garage (2010). Ele reproduz um dos maiores muscle cars de todos os tempos que, de tão impressionante, ganhou o apelido de "Juiz" (Judge) pois impunha respeito por onde passava. Na verdade, este nome foi retirado de um famoso número de Sammy Davis Jr. (1925-1990), então importante showman da TV norte-americana. O Judge era na verdade um pacote de desempenho para o GTO que consistia no motor V8 400 de 6,6 litros e 366 hp equipado com sistema Ram Air, rodas especiais, transmissão manual de três velocidades Hurst com exclusiva alavanca de câmbio em forma de T, pneus mais largos, adesivos na carroceria e uma espécie de marca registrada, o spoiler traseiro. Se mesmo assim o cliente ainda quisesse mais potência, por 390 dólares poderia ser adquirido um outro sistema Ram Air que dava ao motor 370 hp e tornava o carro controlável apenas em mãos experientes. Capaz de alcançar 0-100 km/h em 8,2 segundos e chegar a uma velocidade final de 200 km/h, o Judge fez história. |
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'71 Maverick Grabber 2012 HW Racing #9 Mesmo reproduzindo um carro amado por 11 em cada 10 brasileiros apaixonados por carros, este ano a versão Hot Wheels do Maverick, que incluía uma variação Superized, sofreu críticas por conta de seu esquema de cores. Em minha opinião nem tanto em sua primeira variação, mas essa segunda roxa é mesmo de doer. Só veio para a garagem por ser o Maverick. Enfim, lançado na mainline em 2010, reapareceu nesta linha em 2011 inclusive com uma variação exclusiva para a Kmart (que eu tenho). Além das já citadas variações de 2012, ele integrou a série especial HWC Neo-Classics, na qual apenas 4000 unidades foram produzidas. A história do Maverick começa quando as vendas do Falcon, compacto da Ford desde 1960, começaram a cair com a introdução do Mustang (1964) e a chegada de importados europeus e japoneses no mercado norte-americano. O novo compacto criado pela Ford incorporou alguns elementos do Mustang (capô longo, carroceria fastback e traseira curta) e em seu primeiro ano de produção (1969) quase bate o recorde de vendas do próprio Mustang que é de 619 mil unidades (o Maverick vendeu 579 mil). No ano seguinte, ele superou o esportivo em mais de 200 mil unidades. Foi neste mesmo ano que surgiu o pacote Grabber, que incluía grafismos, acabamento e um spoiler traseiro. A partir de 1972, ele passou a oferecer capô com dois pequenos scoops. |
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'70 Buick GSX 2012 Muscle Mania - GM #9 Projetado por Jun Imai, foi lançado na mainline em 2009. Retornou em 2010 com três variações, sendo uma exclusiva para a Walmart. Em 2011, participou de sua primeira série especial com uma variação na Garage. Neste ano, além da variação acima, veio uma exclusiva para a Kmart. Ele reproduz um modelo da terceira geração do Buick Skylark (1964-1972) equipado com um pacote opcional de alto desempenho GSX, que começou a ser comercializado em 1970. O carro só tinha uma opção de motorização, no caso o V8 455 de 7,5 litros e 360 hp. Além disso, em 1970, o GSX só tinha duas opções de cores (Saturn Yellow e Apollo White) e era distinguido de um Skylark normal principalmente devido a uma faixa preta que percorria toda a sua carroceria e capô e spoiler frontal pretos. Equipamentos padrão eram os bancos em concha, alavanca de câmbio instalada no assoalho (havia opção de transmissão manual de quatro velocidades manual e automática com três) e barras estabilizadoras. O GSX fez parte de uma iniciativa da Buick para fazer frente ao Pontiac GTO Judge que, ao que parece, não deu muito certo já que apenas 678 desses carros foram produzidos em 1970. Com desempenho semelhante ao Hemi 'Cuda, só que mais luxuoso, o GSX deixou de ser produzido em 1974. Hoje modelos conservados são vendidos por cerca de 80 mil dólares em leilões de carros antigos. |
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'68 Nova 2012 HW Racing #1 Figurinha carimbada da Hot Wheels, esse clássico foi projetado por Phil Riehlman e lançado em 2004 na mainline. A partir daí, sua lista de participações se restringiu apenas à séries especiais a Hot Wheels Whips (2004), Affinity (2004), sELECTIONs (2005, com apenas 7500 produzidos) até retornar à mainline em 2006, onde tem mais quatro participações (2006, 2008, 2009 e 2011). Outras séries especiais de destaque desse carrinho foram a Classics (2007), Since '68 (2008) e a Garage (2011). O interessante desse modelo é que ele possui dois tipos de carroceria: o acima, com esse grande scoop no capô e uma outra, sem o acessório, que pelo que pesquisei, apareceu pela primeira vez em 2010 (veja ela aqui). Ele reproduz o modelo SS da terceira geração do Nova (1968-1974), totalmente reestilizada em relação à anterior e que tinha como principal característica o fato de ser pequeno e leve. E foi justamente essa caractrística que levou ao aparecimento do SS em 1968, um dos menores muscle cars já produzidos. Este carro vinha equipado com um motor V8 350 de 5,7 litros e 295 hp, além de suspensão reforçada. Mas havia a opção pelo motor 396 de 6,5 litros e 350 hp e por nada menos três tipos de transmissão que incluíam a manual de quatro velocidades Rock Crusher, única capaz de domar os cavalos do 396. |
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'92 Ford Mustang 2012 Treasure Hunts #14 Projetado por Jun Imai e lançado na série Modern Classics em 2008 tendo como inspiração, segundo o Hot Wheels Wikia, o carro que o projetista Alec Tam possuía quando entrou na Mattel (confira a versão Hot Wheels aqui). Depois de três variações na série especial Mustang Mania em 2009, esse carrinho estreou na mainline em 2010, com uma variação exclusiva para a Kmart. Depois de mais uma aparição na mainline em 2011 (com uma variação exclusiva para a Walmart), em 2012, além do T-Hunt acima, ele teve variações na Cars of the Decades e na Mystery Models. Ele reproduz a terceira e mais sem graça geração (1979-1993) do Mustang, mais precisamente o modelo lançado em 1987, o primeiro que passou por grandes modificações desde 1979 que incluíram mudanças na carroceria, no interior e na motorização. O modelo mais popular era o GT, equipado com um motor V8 Windsor de 5 litros e 225 hp. Contudo, a queda nas vendas no início década de 1990 levou a Ford a preparar o Mustang para a chegada de uma nova geração. Talvez por isso as mudanças até 1993 tenham sido mais de cunho estético, com o lançamento de modelos especiais e com novas opções de cor e opcionais. Produzido em três versões de carroceria - coupe, conversível e hatchback -, o Mustang 1992 tinha duas opções de motorização: um quatro cilindros de 2,3 litros e 105 hp e o popular V8 Windsor. |
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'70 Road Runner 2012 Muscle Mania - Mopar #9 Outro clássico recente projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 1998 dentro da mainline. Tirando a variação acima, a segunda de 2012, esse carrinho apareceu por mais nove vezes na mainline (1999, 2001, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 quando foi um dos T-Hunts, 2009 e 2010) e em várias séries especiais, com destaque para a Cop Rods (2000), Editors Choice (2000, eu tenho esse), Classics (2005), Since '68 (2008), Garage (2010 e 2011) e Cars of the Decades (2011). Ele reproduz o resultado da iniciativa da Plymouth de construir um muscle car clássico a partir de duas premissas básicas: percorrer o 1/4 de milha em menos de 14 segundos e custar menos de 3000 dólares. Em 1970, ano do carrinho acima, o Road Runner veio com importantes mudanças que incluíram novas grade dianteira, capô, pára-lamas e laterais, bem como bancos em couro e freios à disco dianteiros. Por falar em capô, havia a opção dele vir equipado com o sistema Air Grabber, um sistema de indução de ar que se elevava depois de acionado em um botão no painel (é possível ver a marcação do sistema no centro do capô do carrinho). Pelos adesivos, o carro estava equipado com o motor V8 440 de 7,2 litros e 390 hp, que o levava de 0-100 km/h em 5,7 segundos e a uma velocidade máxima de 180 km/h. |
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'67 Shelby GT500 2012 Muscle Mania - Ford #4 Tal como o Mustang acima, este carrinho também foi lançado na série Modern Classics em 2008. Sua lista de participações nas linhas da Hot Wheels não é muito extensa: tirando o carrinho acima, tem apenas mais uma variação na mainline em 2009 (com duas variações exclusivas para a Kmart e Walmart). Já em séries especiais, ele apareceu apenas na Mustang Mania (2009) e Eggclusives (2010). Projetado por Jun Imai, sobre ele existe um detalhe interessante que é a existência de um outro modelo com exatamente o mesmo nome que foi lançado em 2010 (veja esse carrinho aqui). A explicação para isso eu encontrei no Hot Wheels Wikia: o carrinho acima seria, na verdade, a versão Hot Wheels do famoso Eleanor, um Mustang 1967 utilizado no filme "60 Segundos" (Gone in 60 Seconds, 2000), refilmagem de um clássico de 1974 (veja a Eleanor original aqui e a da nova versão aqui). Foram construídos 11 carros para o filme todos montados sobre Mustangs 1967 originais, sendo 4 destruídos durante as filmagens (que pecado!) e os outros 7 indo parar nas mãos de colecionadores. Entende-se o porque pois o carro sinceramente é a única coisa que presta do filme. Depois, por ele estar equipado com um motor V8 de 5 litros com óxido nitroso e uma série de outros equipamentos que incluíam transmissão automática de quatro velocidades, pneus de 17 polegadas, freios à disco nas quatro rodas, reforço na carroceria e interior igual ao do original de 1967. |
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The Bat 2012 New Models #27 Um dos lançamentos mais esperados de 2012, já que todos os colecionadores gostariam de ver como ficaria a versão Hot Wheels do último veículo do Batman, revelado em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises, 2012) no último filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan. A expectativa, porém, não rendeu boas críticas tanto pelo desenho realmente estranho desse avião/helicóptero (que na minha opinião o design só funciona no filme) como por ele ser em plástico. Enfim, ele foi apresentado a Bruce Wayne/Batman (Christian Bale) por Lucius Fox (Morgan Freeman), como um veículo para pacificação urbana capaz de manobrar entre os prédios de uma cidade sem o risco do efeito de recirculação do ar que ocorre com helicópteros quando estão voando em lugares apertados. Ele é fruto da premissa de Nolan de todo o maquinário utilizado nos filmes ser o mais real possível. Como seria impossível o mesmo nível de realidade conseguido nos outros veículos do Homem Morcego (Tumbler e a Batpod), o designer Nathan Crowley utilizou elementos de diversos aviões militares para dar ao avião um aspecto real. Nesse sentido destacam-se elementos como, por exemplo, o cockpit e o poder de fogo do helicóptero de combate AH-64 Apache (veja ele aqui), a capacidade de decolagem vertical e de manobra do Harrier (veja ele aqui) e a versatilidade do V-22 Osprey (veja ele aqui). |
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2013 Viper SRT 2012 New Models #11 Mais uma bonita novidade de 2012, esse carrinho reproduz a quinta geração do Viper, anunciada em 2011 pelo CEO da Chrysler e que tinha como características ser totalmente nova com relação às anteriores, tanto no desenho (com o habitáculo bem recuado e um longo capô) como pelos novos equipamentos que o carro traria como controle de estabilidade, o que o tornaria acessível a um número maior de consumidores, diferentemente de seus antecessores. Apresentado no New York Auto Show de 2012, o novo Viper tinha um motor V10 em alumínio de 8,4 litros e 640 hp, transmissão manual de seis velocidades, vários equipamentos eletrônicos (controle de estabilidade e de tração), freios Brembo ABS, carroceria em fibra de carbono e alumínio, faróis em xenon e lanternas de LED e uma série de equipamentos internos que incluíam painel de instrumentos com sete opções de cor, sistema de som Harman Kardon com conectividade, bancos em couro e muitos outros. E tudo isso por cerca de 98 mil dólares, 15 mil a menos que seu principal rival, o Corvette ZR1. Estima-se que a velocidade final do Viper SRT chegue próximo aos 331 km/h. |
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Torque Twister 2012 Track Stars #15 Protótipo interessante que foi lançado em 2010 com três variações. Depois de integrar um 5-pack em 2011, em 2012 ele voltou em quatro variações, uma na mainline e três ligadas à série Team Hot Wheels (aquela com as rodas horríveis). E em 2013 o Torque Twister reaparecerá mais uma vez na mainline. Ele é um projeto orginal da Hot Wheels e sua melhor definição está no Hot Wheels Wikia, que o chamou de "muscle car contemporâneo", seguindo a mesma linha de outros modelos como o raro Torque Screw projetado por Eric Tscherne (veja ele aqui) e o conhecido Fast Fish de Fraser Campbell (veja ele aqui). A conclusão do Wikia se deve ao fato desse carrinho ter motor V8, exaustores traseiros e duplo escapamento, equipamentos necessários para velocidade. Mas não é por isso que ele está aqui e sim pelo fato de que eu realmente gosto desse protótipo. |
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