As novidades da mainline continuam sendo postadas à medida que tem mais de 40 carrinhos esperando inclusive para serem fotografados... Como você poderá perceber, o tom dessa leva é dado pelos muscle cars. Pesquisando na internet, descobri um significado interessante para esse nome em um dicionário on-line: muscle car seria "todo o coupe esportivo de duas portas norte-americano equipado com motores potentes a fim de conseguir um alto desempenho". Faz sentido, pois segundo alguns especialistas, a origem deste tipo de carro ocorreu quando um grande motor V8 foi instalado em um carro médio ou full size de apenas duas portas e com preço acessível. Exatamente como Pontiac GTO 1965, considerado por muitos o primeiro muscle car. Em uma outra definição menos técnica, muscle car seria exatamente o que o seu nome quer dizer (em um tradução literal, ficaria algo como carro musculoso): um carro pequeno com um motor de grande dimensões, criado apenas para alcançar grandes velocidades em linha reta (as famosas drag races) sem as inovações tecnológicas que caracterizam os esportivos europeus.
Outro destaque desta leva é o terceiro Hot Wheels brasileiro, o Opala, batizado pela Mattel de Chevrolet SS. Este carrinho recebeu algumas críticas devido a alguns detalhes não condizentes com o carro real como, por exemplo, o fato dele ter duas descargas, o que caracterizaria um motor em V, quando o Opala vinha na verdade equipado com motor seis cilindros em linha. Tirando esse detalhe, que só colecionador adulto percebe, é um carrinho bonito e muito mais bem feito que a "Brasillia". Aproveitem:
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Dodge Viper GTS-R 2012 HW Performance #6 Primeira variação deste carrinho na mainline depois de seis anos de ausência, ele integra a sub-série que traz modelos decorados com as cores e logomarcas de grandes fabricantes norte-americanos de peças para carros de alto desempenho, no caso a K&N, reconhecida principalmente por seus filtros de ar. Projetado por Mark Jones, o Viper GTS-R da Hot Wheels foi lançado na mainline em 2001, onde já apareceu por mais três vezes (2002, 2005 e 2006), além de ter marcado presença em poucas séries especiais como a Avon Park'n Plates (2003), Affinity (2004) e Mystery Car (2010) e também em 5-packs (2004, 2008 e 2011). Ele reproduz um protótipo apresentado no Detroit Motor Show de 2000 com várias mudanças com relação ao Viper original inspiradas em modelos que competiam na North American Le Mans Series, tanto que se ventilou à época que um pequeno número deles seria produzido a fim de conseguir a homologação necessária para competir (veja o GTS-R "verdadeiro" aqui). Mas não foi o que aconteceu, pois este carro ficou só mesmo nessa fase. Equipado com carroceria de fibra de carbono, o GTS-R era um pouco maior se comparado com o Viper comum, tanto que suas portas tiveram de ser redesenhadas. Ele era equipado com um motor V10 de 8 litros e 500 hp, além de transmissão manual de seis velocidades. |
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Chevrolet SS 2012 New Models #20 Boa novidade de 2012, ainda mais porque reproduz um dos mais importantes carros brasileiros de todos os tempos, o Opala, que já vinha sendo ventilado como possível Hot Wheels desde 2009, a quando da convenção brasileira na qual Larry Wood foi o convidado especial (veja aqui). Foi justamente uma passagem da matéria que me fez encontrar a explicação de um dos maiores motivos de críticas a esse modelo por parte dos colecionadores brasileiros, no caso a descarga dupla: quando a equipe da Quatro Rodas mostrou uma imagem do Opala SS a Larry Wood para que ele fizesse um esboço de como ficaria o clássico brasileiro como Hot Wheels, Wood exclamou: "ah, então esse é o Impala de vocês?", numa clara referência ao Impala Sport Coupe de 1968 (veja esse carro aqui), que vinha equipado com nada menos oito opções de motores V8. Assim acredito que a impressão de Wood tenha sido a mesma que a do projetista desse carrinho, que imaginou que o Opala nada mais fosse do que o Impala brasileiro. Independente da mancada, esse carrinho reproduz a versão cupê e esportiva do Opala, a SS, lançada em 1972 e equipada, a partir de 1976, com o famoso motor 250-S, um seis cilindros em linha de 4,1 litros (daí vem o detalhe do adesivo com o número na dianteira do carrinho, uma referência a capacidade desse motor de 4100 cc) e 171 hp. Em testes, o Opala SS cravou de 0-100 km/h em 11,6 segundos e uma velocidade final de 189 km/h. |
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Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera 2012 All Stars #13 Para mim um dos carrinhos mais bonitos de 2012, ainda mais pela pintura sensacional. Só não é perfeito por causa das pequenas falhas nos adesivos. Lançado em três variações em 2011 (sendo que da primeira delas - veja ela aqui - eu não vi nem a cor em Belém) ele retornou em 2012 em duas variações, sendo esta acima a primeira. Ele reproduz um dos mais impressionantes Lamborghinis de todos os tempos, cuja maior característica em relação ao carro que lhe deu origem - o Gallardo - era o fato de ser 70 quilos mais leve que ele, o que foi conseguido com a utilização de muita fibra de carbono. Além disso, o alto desempenho do carro, capaz de alcançar 0-100 km/h em 3,4 segundos e 325 km/h de velocidade final, era conseguido com significativas mudanças na aerodinâmica como, por exemplo as novas e enormes tomadas de ar dianteiras, e pelo motor V10 de 5,2 litros e cerca de 570 hp equipado com o sistema de "Iniezione Diretta Stratificata", sistema de injeção direta de combustível que, além da grande potência, garantia uma alta eficiência, tanto de consumo como de emissão de poluentes. O conjunto era completado com transmissão de alta velocidade, pneus e rodas de 19 polegadas e grandes freios a disco ventilados, com opcional de cerâmica. |
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'70 Mustang Mach 1 2012 Muscle Mania - Ford #8 Este é um dos meus carrinhos preferidos e já perdi a conta de quantas variações tenho em minha coleção. Projetado por Phil Riehlman e lançado em 1998 tem como curiosidade o fato de possuir dois chassis diferentes presentes na linha Hot Wheels, já que em 2007 foi lançado um retool que até ao momento é exclusivo de séries especiais e que já apareceu no blog (veja aqui). A variação acima tem nove participações na mainline (1998, 1999 quando foi um dos Treasure Hunts, 2001, 2002, 2003, 2005 sendo novamente Treasure Hunt, 2006, 2009 e 2011) e várias séries especiais como a Editors Choice (2001), sELECTIONs (2004), Classics (2006) e Mystery Car (2008). Ele reproduz um dos mais famosos modelos do Mustang, o Mach 1 (novo nome da versão GT com óbvias conotações supersônicas), lançado em 1969 com apenas na versão de carroceria fastback conhecida como "sportsroof" e com uma série de elementos externos como capô pintado de preto fosco e equipado com scoop, suspensão esportiva, interior luxoso e spoilers e aberturas na janela traseira. A motorização padrão era o V8 351 Windsor de 5,8 litros e 250 hp, além dos opcionais 428 de 7 litros e 335 hp e o chamado "drag pack", composto pelo enorme 428 Super Cobra Jet de 7 litros e 375 hp, capaz de fazer 0-100 km/h em 5,7 segundos e percorrer o 1/4 de milha em 13,9 segundos a uma velocidade de 165 km/h. |







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