Monday, December 10, 2012

Coleção 2012, Mainline #15 - parte 1

E tome mainline! As novidades estão demorando muito a chegar a Belém e, quando elas finalmente chegam, acabam promovendo o acúmulo de carrinhos na garagem. Acho que tem uns 40 Hot Wheels esperando para serem fotografados e postados no blog. Não me queixo muito, pois o trabalho de pesquisar sobre eles é extremamente prazeroso e a coleção só faz aumentar. Os destaques desta postagem são alguns novos modelos, inclusive os bonitos Bentley e Porsche Boxster, e dois Treasure Hunts: a linda Ranchero e o criticadíssimo Surf Crate, que se tivesse orelha, esta ficaria quente depois de tanto que falaram mal da escolha dele como T-Hunt. Apesar de gostar desse carrinho, acho que as críticas tem algum fundamento, primeiro por causa do desprestígio que a série sofreu em 2012, quando por causa dos ratos de gôndola as versões Super (pneus de borracha e pintura em Spectraflame acabaram) acabaram e foram substituídas pelos Superized; depois porque como este será o último ano que teremos os T-Hunts, pelo menos com a famosa tarja verde na cartela, os colecionadores esperavam carrinhos melhores. Críticas e razões à parte, vamos aos carrinhos: 

Ford GTX-1 2012 Faster Than Ever #8
Eis a quarta e última - eu espero - variação do ano do GTX-1 incorporada à minha coleção este ano. Projetado por Bryan Benedict, este carrinho foi lançado na mainline em 2007, tendo ainda mais duas participações nesta linha (2008, 2009 quando foi um dos T-Hunts) além, é óbvio, das duas variações de 2012. Ele reproduz o modelo derivado do GT, modelo lançado para celebrar o centenário da Ford e os 40 anos da vitória arrasadora do GT40 nas 24 Horas de Le Mans em 1966. A idéia para criar uma versão roadster deste super-carro partiu do engenheiro Kip Ewing, por sua vez inspirado no GTX1, um GT40 roadster que venceu as 12 Horas de Sebring em 1966 (veja esse carro aqui). Depois de conseguir a aprovação da Ford, Ewing procurou Mark Gerisch, projetista da Genaddi Design Group, empresa especializada em modificar super-carros, para tornar o projeto realidade. O protótipo foi apresentado no SEMA Show de 2005 com a premissa de que aos interessados "bastava" comprar um GT  - que custava cerca de 100 mil dólares - e enviá-lo à Genaddi para ser "cortado" por mais 70 mil dólares. Devido ao alto custo, mesmo sendo um carro exclusivo e mais potente que o GT, uma vez que a Genaddi o equipava com um motor modificado, das 500 unidades previstas para serem fabricadas do GTX-1 apenas 50 foram realmente produzidas.
BMW 2002 2012 New Models #21
Segunda variação desta boa novidade da mainline de 2012, mesmo sofrendo com a falta de detalhamento. E a boa notícia que ele retornará à mainline em 2013. Ele reproduz um modelo de competição do BMW 2002tii, uma versão de "envenenada" do modelo 1600, produzido entre 1968 e 1976 e considerado um dos mais importantes modelos da história da montadora alemã. Esse carro teve sua origem quando o importador da marca para os Estados Unidos, Max Hoffman (1904-1981), sugeriu à matriz que se instalasse um motor de 2 litros no coupe 1600-2 a fim de melhorar seu desempenho. Diante da recusa do departamento de engenharia da BMW em instalar o novo motor alegando que ele não caberia no cofre do 1600, Hoffman ameaçou contratar um mecânico e fazer ele mesmo a instalação. A fábrica cedeu e assim surgiu o modelo 2002, designação dada a partir da capacidade de seu novo motor, que gerava 130 hp e levava o carro de 0-100 km/h em 9,8 segundos e a uma velocidade final de 190 km/h. A insistência de Hoffman acabou por lançar um novo segmento de carros, os sedans esportivos compactos, que provou ser um sucesso tanto nas vendas como nas competições.
'10 Ford Shelby GT500 Super Snake 2012 Faster Than Ever #5
Lançado ano passado, este carrinho retornou em 2012 dentro da sub-série Faster Than Ever com duas variações, sendo esta acima a segunda. O carrinho é bacana, as cores estão legais e até mesmo as criticadas FTE2 ficaram boas nele... O único problema são esses chassis cor de laranja (que na primeira variação é vermelho, que disfarça um pouco melhor). Ele reproduz um modelo GT500 equipado com o pacote Super Snake, que melhorou a dirigibilidade, estilo e o desempenho deste carro. Neste último item, o motor passou de 630 para 725 hp com a possibilidade de ser equipado por supercharger da Ford Racing ou da preparadora Kenne Bell. Além disso, foram instalados novos escapamentos, transmissão de seis velocidades, sistema de suspensão modificado que incluíram novas molas, amortecedores, barras estabilizadoras, tudo preparado pela Ford Racing. Para manter o carro no chão, pneus de 20 polegadas com rodas Alcoa e freios redimensionados. O pacote Super Snake incluía ainda um capô exclusivo feito em fibra de vidro, pintura exclusiva no tradicional azul da Shelby e faixas, adesivos e emblemas também exclusivos. Apenas 500 pacotes Super Snake foram disponibilizados em 2012.
Surf Crate 2012 Treasure Hunts #13
Carrinho que eu gosto muito lançado em 2000 e projetado por Greg Padginton. Possui, além das variações de seu lançamento e da acima, mais seis na mainline (2001, 2002, 2003, 2004, 2008 e 2011). Tem também algumas séries especiais de peso no currículo como, por exemplo, a HWC (2002), a Hot Wheels Halloween (2003) e Mystery Car (2010). Isso sem falar em packs e conjuntos especiais, com destaque para o Holiday Surf (2001) e o California Dreamin' (2005), exclusivo da Target. Sua presença entre os Treasure Hunts deste ano gerou uma saraivada de críticas entre os colecionadores brasileiros, causadas, acredito eu, pela frustração de ser o último ano dos T-H em suas tradicionais cartelas com tarja verde, e justamente por isso se imaginava "coisa melhor". Mas gosto deste estilo hot rod deste carrinho, especialmente por dois detalhes: o primeiro, e óbvio, é a prancha de surf na traseira; já o segundo, infelizmente não aparece nesta variação: o seu habitáculo em madeira, daí o nome "crate" (em português, caixa de madeira), presente em sua primeira variação (veja ela aqui), elemento inspirado dos carros dos surfistas norte-americanos da década de 1960.
2008 Dodge Challenger SRT8 2012 HW Racing #5
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado na mainline em 2008 com quatro variações, sendo uma exclusiva para as lojas Kmart. Depois disso, apareceu ainda mais duas vezes na mainline (2009 com uma variação exclusiva para a Walmart, e 2010) e em uma série especial, a Garage (2011). De todos elas, só não tenho a variação da Garage, mas isso está prestes a ser resolvido. Ele reproduz a terceira geração do Challenger, lançada em 2008 como um tentativa da Chrysler de dar uma segunda chance ao clássico pony car lançado em 1970 (veja ele aqui) e retirado de linha apenas quatro anos depois devido às restrições às emissões de poluentes, pelo aumento do preço dos seguros sobre automóveis de alto desempenho e, por fim, a crise do petróleo. O novo Challenger prestou uma justa homenagem ao clássico de 1970 através de elementos como os faróis duplos, a frente reta e as colunas traseiras largas. As homenagens continuaram sob o capô, já que o modelo original vinha equipado com o V8 426 Hemi (7 litros e 425 hp) carinhosamente apelidado de "o elefante" devido às suas grandes dimensões e peso. Já o modelo 2008 trazia um novo motor V8 Hemi de 6,1 litros e 425 hp, capaz de levá-lo de 0-100 km/h em pouco mais de 5 segundos.  
'70 Dodge Charger R/T 2012 Muscle Mania - Mopar #3
Projetado por Brendon Vetuskey, foi lançado no ano passado em duas variações, tendo a Mattel cometido o pecado, inclusive no carrinho acima, de fazer os chassis na cor do carro. Na época de seu lançamento, surgiu o boato de que, por conta do motorzão rasgando o capô, ele seria a versão Hot Wheels do Charger dirigido por Dom Toretto (veja ele aqui), personagem vivido pelo ator Vin Diesel no primeiro "Velozes & Furiosos" (The Fast and the Furious, 2001). Mesmo que tenho ocorrido isso mesmo, a Mattel utilizou como base o modelo lançado em 1970, o último da segunda geração do Charger (1968-1970), que trazia algumas mudanças na carroceria como molduras cromadas para os faróis, scoop reverso nas laterais, bancos em concha, teto solar elétrico opcional na versão SE e novas cores, sempre berrantes no melhor estilo Chrysler. A versão R/T (Road and Track) tinha como motorização básica o V8 440 de 7,2 litros e 375 hp, mas se o cliente quisesse ainda mais potência ele poderia, por 648 dólares a mais, comprar o motor 426 Hemi de 7 litros e 425 hp equipado com nada menos do que quatro carburadores! Contudo, tal como o Challenger, as vendas do Charger foram prejudicadas pela nova legislação norte-americana de emissão de poluentes e pelo aumento do preço nos seguros para esse segmento de carros. 

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