Thursday, December 20, 2012

Coleção 2012, The Hot Ones #2

Não estranhe, caro leitor, a pequena quantidade de carrinhos dessa série que, a partir desta postagem, aparecerão por aqui. Isso acontece pois novidades da The Hot Ones aparecem em Belém na base do conta-gotas. Quando coisas boas surgem eu não perco tempo e cato logo para já fazer as fotografias para não demorar muito a postar no blog, pois ainda tem muita coisa aguardando a sua vez. Como já escrevi anteriormente, a The Hot Ones reedita uma série do mesmo nome lançada na década de 1980, inclusive com relação aos modelos originais (sendo alguns novos e exclusivos da série) e também às pinturas e às rodas. Aproveitem e em breve tem mais:

Hot Bird 2012 The Hot Ones Series
Um dos maiores clássicos da Hot Wheels de todos os tempos, o Hot Bird foi projetado por Larry Wood e lançado na série Flying Customs em 1978. Tem várias participações tanto na mainline (onde foi um dos Treasure Hunts de 2008) como em séries especiais, com destaque para a The Heroes (1979) quando foi batizado de Captain America (veja essa linda variação aqui), Classics (2006), Since '68 (2008), Connect Cars (2009) e Garage (2011). Segundo o Hot Wheels Wiki, ele passou por uma modificação no seu molde em 2006 e, ao que tudo indica, passou por outra para integrar a The Hot Ones pois é o primeiro Hot Bird que eu vejo que abre o capô. Esse detalhe, aliada as rodas BW, faz desse Hot Bird uma das mais bonitas e importantes variações de minha coleção. Esse carrinho reproduz a segunda geração do Pontiac Firebird (1970-1981), especificadamente a versão que passou por mudanças nos faróis em 1977. Pela águia no capô, ele seria o modelo Trans-Am, que se tomarmos como base o ano de 1978, quando o carrinho foi lançado, tinha como os motores V8 403 de 6,6 litros e 185 hp da Oldsmobile e o 400 também de 6,6 litros de 220 hp. A aparição no filme "Agarra-me se Puderes" (horroso nome brasileiro para Smokey & Bandit, 1977), consolidou a imagem do Firebird como o carro de alto desempenho do final de década de 1970 e as vendas decolaram, chegando a 187.285 unidades em 1978, destas 93.341 foram do modelo Trans-Am.
'76 Chevy Monza 2012 The Hot Ones Series
Existem três modelos diferentes dentro da Hot Wheels com o nome Monza. O primeiro foi projetado por Larry Wood e lançado em 1975 (veja ele aqui) tendo como base o compacto produzido pela Chevrolet entre 1975 e 1980 para competir com coupes esportivos como o Mustang II (veja esse carro aqui). Sua trajetória foi curta, pois saiu de linha em 1987. Depois disso, em 2010 apareceu o '75-'76 Chevy Monza F/C, um funny car que integrava a série Drag Strip Demons (veja ele aqui). Já o modelo acima é inédito e até agora exclusivo da The Hot Ones e reproduz os Monzas que participaram da IMSA GT na segunda metade da década de 1970 (veja um desses carros aqui) competindo na categoria AAGT (All American Grand Touring), criada em 1975 e que reunia os grandes carros GT da época tal o Porsche 911. Foi neste mesmo ano que o piloto Al Hobert (1946-1988) solicitou a construção um novo carro à preparadora Dekon Engineering que a partir do Monza construiu um espetacular carro de corridas equipado com motor V8 de 5,7 litros e cerca de 575 hp herdado do Corvette que dominou a categoria entre 1976 e 1977. Essas foram justamente as últimas vitórias de um carro norte-americano na IMSA GT pois a partir de 1978, o novo Porsche 935 passou a dominar a categoria.

0 comments:

Post a Comment