Monday, October 15, 2012

Coleção 2012, Mainline #11

Esta última postagem com a grande leva de mainlines traz como grandes destaques os primeiros Superizeds que consegui desde o início do ano. Como se sabe, a especulação em torno dos Super Treasure Hunts (TH) - aqueles com pneus de borracha, pintura brilhante e cartela com a tarja lateral verde - chegou a um ponto que nem a Mattel, que normalmente faz "ouvidos de mercador" às reclamações dos colecionadores, aguentou. Facilmente identificáveis justamente pela (mal)dita tarja verde, os ratos de gôndolas catavam todos os THs que podiam e os revendiam a preços exorbitantes. Para tentar solucionar o problema, a Mattel "camuflou" esses carrinhos especiais como variações de modelos da mainline e os chamou de Superized. O interessante é que, apesar de ter perdido a marcação característica (a sub-série Treasure Hunts continua, só que apenas nas variações "normais") eles vem decorados com a mesma pintura em Spectraflame e com logotipos "TH" espalhados pela carroceria. Valeu a tentativa, mas ela não deu muito certo pois a especulação continua à toda! Vamos logo aos carrinhos:

Ford GTX-1 2012 Faster Than Ever #8
Figura carimbada na linha Hot Wheels, o GTX-1 aparece em 2012 equipado com as questionadas rodas FTE2. Em alguns modelos eu até acho que elas ficam bonitas, mas na grandes rodas traseiras desse carrinho elas ficaram no mínimo estranhas. Projetado pelo pouco conhecido Bryan Benedict, o GTX-1 foi lançado em 2007 e desde então sempre apareceu na linha Hot Wheels: quatro vezes na mainline (2007, 2008, 2010 quando foi um dos Treasure Hunts e em 2012) e em séries especiais que incluem Mystery (2009), Speed Machines (2010) e Boulevard (2012). Ele reproduz um modelo idealizado pelo engenheiro da SVT (Special Vehicle Team, a divisão de desempenho da Ford) Kip Ewing, que desejava criar um Ford GT conversível. Embora a Ford tenha aprovado o ousado projeto, ela não apoiou financeiramente, o que fez Ewing procurar a Gennadi Design, empresa especializada em modificar supercarros. O projeto inicial era fazer 500 carros, mas o alto custo fez com que apenas 100 fossem produzidos. Além das mudanças na carroceria, o GTX-1 trazia ainda modificações no motor original do GT, que fizeram a potência pular de 500 para incríveis 700 hp. 
'61 Impala 2012 New Models #37
Novidade de 2012 que aparece aqui em sua primeira variação. Não consegui encontrar quem o projetou, então eu aposto em Phil Riehlman devido à qualidade do trabalho. Ele reproduz a terceira geração do Impala (1961-1964), modelo full-size da Chevrolet que na década de 1960 se tornou um dos carros mais vendidos dos Estados Unidos junto com os concorrentes Ford Galaxie e Plymouth Fury. Pelo "409" no pára-lamas dianteiro esta seria a versão SS, justamente a responsável por introduzir nos carros Chevrolet o lendário motor V8 big block de 6,7 litros de 360 hp conhecido como Turbo Thrust. Com pistões de alumínio, comando de válvulas maior e uma maior taxa de compressão, ele fazia este carrão percorrer 400 menos em pouco menos do que 15 segundos. O pacote SS incluía ainda acabamento interno exclusivo com de painel de instrumentos no mesmo estilo do Corvette e equipado um tacômetro que marcava 7000 rpm. Em 1961 foram construídos quase 500 mil Impalas, mas só 453 com o pacote SS e desses apenas 142 foram equipados com o Turbo Thrust, o que fizeram essas variações serem bastante raras hoje em dia.
'67 Ford Mustang GT 2012 Muscle Mania - Ford #6
Lançado em 2011 dentro da série Garage, ele aparece aqui em sua primeira variação para a mainline. Ele reproduz uma versão customizada da segunda geração do Mustang (1967-1968), cuja principal característica era a capacidade de receber motores V8 big block, ou seja, de grande capacidade. Isso foi conseguido porque o carro teve suas dimensões, tanto altura como largura, aumentadas. Outras mudanças na carroceria foram as lanternas traseiras côncavas, scoop lateral, cromados e novos espelhos retrovisores quadrados. A motorização também foi modificada, sendo introduzido o motor V8 FE de 6,4 litros e 320 hp equipado com carburador de corpo quádruplo. Em testes, um Mustang com esse motor e equipado com transmissão manual de quatro velocidades percorreu 400 metros em aproximadamente 13 segundos a uma velocidade de 169 km/h. Em 1968, a Ford disponibilizou uma versão "drag racer" equipada com motor Cobra Jet de 7 litros que tinha nominalmente 335 hp.
'67 Ford Mustang GT 2012 Muscle Mania - Ford #6
Segundo superized que consegui esse ano e o que é mais incrível, em uma gôndola da PB Kids, um dos locais mais visados pelos ratos de gôndola. Ele estava literalmente dando sopa lá, então foi muita sorte mesmo e é justamente assim que os T-H/Superized deveriam ser. Enfim, vamos continuar falando sobre o motor desse carro, já que haviam três versões do FE disponíveis em 1967, todas com 6,4 litros de capacidade: a básica com 265 hp; a que equipava a versão GT, reproduzida pelo carrinho acima, que tinha carburador quádruplo e 320 hp; por fim havia uma de alto desempenho com 375 hp, potência alcançada por uma série de modificações como, por exemplo, muitas peças em alumínio e a uma taxa de compressão maior. Com relação ao interior, a Ford deixou de lado a versão despojada da primeira geração do Mustang e investiu em um padrão mais luxuoso que incluía opcionais como painel com acabamento em madeira, controles do ar-condicionado integrados ao painel, novos relógios e luzes de alerta, além de cinto de segurança de três pontos.
Acura NSX 2012 Thrill Racers - Race Course #1
Mais uma figurinha carimbada da Hot Wheels que sempre está presente na linha Hot Wheels. Projetado por Kevin Cao, foi lançado em 2008 e desde então, tirando a variação acima, acumula mais três participações na mailine (2009, 2010 e 2011) além de uma série especial, a Speed Machines em 2010. Ele reproduz a versão do NSX que participava da JGTC (hoje rebatizado Super GT), o campeonato japonês de carros de turismo, e que pode ser facilmente identificada pela grande asa traseira e pelo proeminente scoop no teto. Esse carro, que tinha carroceria em fibra de carbono e estrutura tubular em alumínio, estava equipado com um motor V6 preparado pela Mugen (divisão esportiva da Honda) de 3,4 litros e cerca de 500 hp montado na posição longitudinal, diferente da transversal que equipava os carros "de rua". Por causa dessa mudança, a caixa de marchas foi instalada no túnel central debaixo do cockpit e conectada ao diferencial através por um eixo Cardan. Este NSX era capaz de alcançar uma velocidade final de mais de 300 km/h.
'71 Plymouth Road Runner 2012 New Models #6
Mais uma novidade de 2012, que agora aparece em sua segunda variação para 2012. Carrinho bonito mas que carece de acabamento do qual não consegui encontrar o projetista, mas aposto em Brendon Vetuskey. Ele reproduz a segunda geração do Road Runner (1971-1975), muscle car clássico da Plymouth lançado em 1968. Entre suas principais características estavam uma carroceria mais aerodinâmica em comparação à da geração anterior, o que melhorou em muito a estabilidade e a dirigibilidade do carro. Além disso, ele traz algumas "assinaturas" típicas da Chrysler (empresa da qual a Plymouth era subsidiária) como o pára-brisas bem inclinado, parte frontal do painel que encerra o pára-brisas escondida e grade e faróis dianteiros bem recuados. Haviam seis opções de motorização que começavam no V8 de 5,2 litros e terminavam no poderoso Hemi de 7,2 litros. Os Road Runners equipados com este último sofreram com taxas de seguro mais caras impostas aos carros de grande potência no início da década de 1970.   
Honda S2000 2012 HW Performance #1
Terceiro superized do ano, ele foi encontrado em uma loja de departamentos em Ananindeua, cidade na região metropolitana de Belém. Acho que os ratos de gôndolas ainda não a descobriram... Enfim, para mim  é um dos carrinhos mais bonitos dos últimos tempos e foi projetado por Ryu Asada e lançado em 2011 dentro da mainline com três variações. Em 2012 ele vem com duas variações, sendo uma a Superized acima que é tão mais bonita que a "normal" que acho que não irei comprar essa última. Ele reproduz o roadster lançado em 1999 em homenagem aos 50º aniversário da Honda. Sua denominação se deve aos 2 litros de seu motor básico, ou seja 2000 cilindradas. Segundo o Hot Wheels Wikia, a versão Hot Wheels é um modelo tunado do original que traz duplo escapamento, turbocharger e asa traseira. No verso de sua cartela em 2011, podia se ler o seguinte texto: "Mais leve que seu antecessor, com uma estrutura/suspensão modificadas, acabamento interior especial e teto de alumínio, este roadster está pronto para rodar".
'10 Ford Shelby GT500 Super Snake 2012 Faster Than Ever #5
Foi lançado em 2011 e agora retorna à mainline equipado com as criticadas rodas FTE2. Como característica marcante ele tem retrovisores, algo raro nos Hot Wheels. Ele reproduz um dos mais impressionantes projetos recentes da Shelby, justamente criado para quem se sentia desapontado (?) com a potência do Mustang original e até mesmo com a do GT500 da própria Shleby, algo em torno de 540 hp. O Super Snake podia ser adquirido em duas opções de motorização, com 630 e 725 hp. Com duas opções de carroceria, conversível (equipada apenas com o motor de 630 hp) e coupe, o Super Snake trazia uma extensa lista de inovações que incluíam novos escapamentos, turbocharger e suspensão que, para aguentar tanta potência, tinha amortecedores reguláveis, freios a disco especiais e rodas e pneus de 20 polegadas. Isso tudo com o agressivo kit da carroceria, que tinha partes em fibra de vidro para diminuir o peso do carro. Sendo assim, números de seu desempenho não poderiam deixar de ser impressionantes: 0-100 km/h em 4,1 segundos e 400 metros em 12 segundos a 194 km/h.  

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