No grande lote de looses que comprei na Fire Wheels, além dos Garage, vieram alguns dos hoje raros Ultra Hots. O interessante dessa série produzida entre 2006 e 2007 é que ela tem o mesmo nome de uma outra, presente na linha básica entre os anos de 1984 e 1986 e que tinha como premissa o lançamento de um pequeno número de modelos que, equipados com as novas rodas UH (ultra hots), prometiam ser os mais rápidos Hot Wheels já produzidos até então. Como se pode perceber pelos modelos abaixo, a coisa mudou muito, pois a nova Ultra Hots trazia modelos consagrados com pinturas especiais, pneus de borracha e detalhes como os capôs basculantes que escondiam motores bem detalhados. Curtam os modelos:
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'57 Chevy Bel Air 2007 Ultra Hots Series #3 Projetado por Larry Wood, ele, tal como o GTO, também foi lançado na série Affinity de 2004 e também abria o capô. A partir de então, no tocante as séries especiais, mais recentemente, ele integrou a Holiday Rods (2006), Garage (2009 e 2010) e Boulevard (2012). Já na linha básica, ele participou em apenas três ocasiões (2006, 2008 e 2010) e apenas nas duas primeiras ele manteve o detalhe de abrir o capô. Ele reproduz um dos mais importantes carros da história, pois definiu o estilo que os automóveis norte-americanos teriam na década seguinte. Conhecido como “The Hot One”, o Bel Air marcou época por ser espaçoso, eficiente, potente (pela primeira vez a Chevrolet oferecia como opção um motor V8) com bom acabamento e pelo estilo, onde se destacavam as famosas “rabos de peixe”. |
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'64 Pontiac GTO 2007 Ultra Hots Series #4 Vou apostar em Larry Wood como projetista deste modelo lançado em 2006 em três variações na série Ultra Hots (esta variação azul é a segunda). Este é um Hot Wheels bem raro já que, depois da Ultra Hots, ele só participou da série Clover Cars (2009), da mainline em 2011 quando foi um dos T-Hunts, e da Boulevard (2012). Veja o histórico deste carro na variação abaixo. |
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Custom Plymouth Barracuda 2007 Ultra Hots Series #16 Existem dois modelos com a denominação Custom Barracuda: o primeiro é o clássico projetado por Harry Bradley como parte dos Sweet Sixteen, conjunto de Hot Wheels originais lançados em 1968 (veja ele aqui). Bem, a trajetoria do segundo casting começa em 2004, quando foi apresentado como retool ao ser lançado como modelo exclusivo do Red Line Club. Ele so tem mais três variações: duas na Ultra Hots, sendo esta acima a primeira, e uma na sELECTIONs (2008). Outra coisa interessante é que ele é praticamente o mesmo modelo do que o King ‘Kuda, retool de 2002 do clássico homônimo projetado por Ira Gilford e lançado em 2002. Basicamente, o Custom Plymouth Barracuda é um King ‘Kuda com capô (veja o King ‘Kuda aqui). |
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1937 Ford Woodie 2006 Ultra Hots Não encontrei seu projetista, mas estou apostando em Phil Riehlman. Foi lançado em 2006 justamente na série Ultra Hots, onde tem mais duas variações. Ainda em 2006 foi modelo exclusivo de convenção e depois teve variações na mainline (2009, quando foi um dos T-Hunts, e 2010) e nas séries especiais Sweet Rides (2009) e Cars of the Decades (2011). Confesso que as versões da mainline desse modelo nunca atraíram minha atenção, por isso a variação acima é a primeira a ser incorporada a coleção. Ele reproduz uma versão do Ford 1937 (mais conhecido no Brasil como “Fordinho”) chamada de woody, ou seja, com a parte de trás da carroceria construída em madeira. Utilizado primeiramente em pickups e station wagons, o estilo apareceu nos Estados Unidos na década de 1930 e fez grande sucesso, tanto que foi depois aplicado em outros modelos de carroceria. Usadas tanto em modelos de luxo como básicos, as carrocerias woody podiam ser feitas tanto pelas grandes montadoras como também por empresas especializadas ou carpinteiros ao gosto do cliente. A partir das décadas de 1950 e 1960, as carrocerias de madeira foram sendo abandonadas em favor das de metal em razão de durabilidade, custos e resistência mas não significou o fim do estilo, já que nas décadas seguintes (1970-1980) ainda foram produzidos carros com apliques nas laterais imitando madeira. |
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'65 Pontiac GTO 2006 Ultra Hots Series Projetado por Larry Wood, o ’65 Pontiac GTO foi lançado em 2004 na série Affinity e tinha como diferencial o fato de abrir o capô. Depois disso, só vieram praticamente séries especiais: Classics (2005), Ultra Hots (2006, com mais duas variações além dessa acima), Holiday Rods (2006), Connect Cars (2009), Happy Birthday (2010) e Mystery Models (2012). Já na linha básica foram apenas duas participações, em 2008 e 2011. Ele reproduz a primeira geração do GTO (1964-1967) que, em 1965, trazia algumas modificações com relação ao ano anterior: aumento da distancia entre-eixos, do peso (45 kg), suspensão mais firme, novo mostradores internos e potência dos motores básicos aumentada graças a mudanças na carburação: no caso do V8 389 de 6,4 litros, ele passou de 325 para 335 hp; já o Tri-Power, de 6,6 litros, passou de 348 para 360 hp. Em testes, o GTO equipado com este último motor, fez de 0-100 km/h em 5,8 segundos, percorreu o ¼ de milha em 14,5 segundos a uma velocidade de 160 km/h e alcançou uma velocidade final de 182 km/h. |
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Shelby Cobra 427 S/C 2006 Ultra Hots Series Um dos maiores clássicos da história do automóvel teria de ter uma versão Hot Wheels a altura. Então foi assim nasceu o chamado Classic Cobra pelas mãos de Larry Wood em 1983 na série Hot Ones. Ficaria cansativo descriminar aqui os anos em que este modelo participou da mainline, por isso segue apenas o total: foram dezessete vezes. Em séries promocionais e especiais foram várias também, por isso vamos destacar apenas as mais recentes: Classics (2006), Ultra Hots (2006 e 2007), HWC Neo-Classics (2008) e Garage (2011). Esse modelo é tão bonito e importante para a Hot Wheels que foi o único a participar da linha básica que não sofreu com a crise que assola a Mattel e assim permanece com o capo basculante, detalhe que outros clássicos como ’56 Ford Truck, Anglia Panel, ’69 Charger já perderam... A variação acima integrava o primeiro ano de existência da Ultra Hots junto com a versão em vermelho (veja ela aqui). |
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'64 Pontiac GTO 2006 Ultra Hots Series O '64 Pontiac GTO retornou a Ultra Hots em 2007 com essa variação acima. Ele reproduz o primeiro GTO, que era um pacote opcional do Pontiac Tempest que, entre outras coisas, incluía motor V8 de 6,5 litros e 325 hp, carburador de corpo quádruplo, duplo escapamento, tampas de válvulas e filtro de ar cromados, ventoinha de sete pás, transmissão manual de três velocidades com alavanca Hurst em forma de T no chão do carro, barra de torção, rodas de 14 polegadas, etc. Havia ainda a opção Tri-Power, na qual o motor vinha equipado com três carburadores duplos e chegava a 348 hp. Em testes, este modelo equipado com transmissao manual de quarto velocidades fez de 0-100 km/h em 6,6 segundos, percorreu o ¼ de milha em 14,8 segundos a uma velocidade de 159 km/h. |
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