
Mas o que escrever que já não foi escrito sobre um dos mais espetaculares carros de todos os tempos e que habita o imaginário de qualquer um que goste de automóveis, mas que simplesmente não existe na vida real? Para quem não sabe, o Batman surgiu em maio de 1939 na revista Detective Comics #27, mas sem um meio de locomoção que não fosse os tradicionais cabos e arpões. Já o primeiro Batmóvel só apareceria cerca de dois anos depois, mais precisamente na revista Batman #5, enquanto sua primeira aparição na capa de uma revista aconteceu em 1943, na revista Batman #20.
Devido às diferentes interpretações que diferentes artistas deram ao Batmóvel, ao longo do tempo ele mudou de tamanho, forma e equipamentos com bastante frequência. Para se ter idéia disso, basta lembrar o processo de transposição do Batmóvel dos quadrinhos para a televisão e o cinema, o que fizeram com que ele adquirisse formas estéticas e práticas mais elaboradas. Isso começou mais precisamente na década de 1960, quando o primeiro Batmóvel totalmente funcional foi construído para a famosa série de TV. Alguns anos depois, o carro sofreu modificações drásticas com a estréia do desenho animado "Superamigos" (Superfriends, 1973-1986), levando-se em consideração apenas a necessidade de ser facilmente desenhado para a animação. No final da década de 1980, novo impulso foi dado com o filme Batman (1989) e com o desenho Batman: The Animated Series, que trouxe uma nova perspectiva do universo do Homem-Morcego. Todo esse processo é a natural evolução de mais de 60 anos, levando em conta principalmente novas tecnologias. Vamos então aos meus batmóveis:
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'66 Batmobile 2007 New Models #15 Para mim o mais impressionte e mais bonito dos batmóveis teve sua versão Hot Wheels criada por Larry Wood e reproduz o modelo que foi criado para a série televisiva Batman (1966-1968). Correndo contra o tempo para viabilizar a estréia, o produtor Dean Jeffries não tinha como construir o carro, por isso repassou o trabalho para o já lendário customizador George Barris. Com apenas três semanas para terminar o trabalho, Barris decidiu poupar tempo utilizando-se de um carro-conceito abandonado da Ford chamado Lincoln Futura (veja ele aqui). Usando alguns elementos já presentes neste carro como as barbatanas - que as extendeu e deu a forma de asas de morcego - e os cockpits em bolha, o customizador basicamente retirou a cobertura sobre as rodas e acrescentou uma espécie de máscara na dianteira. Após o fim dos trabalhos na carroceria, o carro foi pintado em preto brilhante e detalhado com frisos vermelhos, que acentuaram ainda mais suas linhas. |
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'66 Batmobile 2010 Mexico Convention Sem dúvida um dos itens mais importantes da minha coleção é este Batmóvel da convenção mexicana de 2010, do qual apenas 3000 foram produzidos. Todos vinham numerados, sendo o meu o 1843º. Ele já apareceu no blog anteriormente (veja aqui). Não tive coragem de tirá-lo do blister e nem sei se algum dia eu vou ter. Enfim, com o fim da série 1968, o Batmóvel sofreu uma série de modificações que de certa forma o descaracterizaram: a pintura brilhante foi substituída por uma em preto fosco que cobriu o logotipo nas portas; uma série de equipamentos foram aleatoriamente sendo acrescentados como antenas, espelhos e novos volante e rodas. Atualmente, inclusive com a ajuda da Mattel através da marca Hot Wheels, o carro foi totalmente restaurado ao padrão original - inclusive os equipamentos - e participa regularmente de eventos e exposições. |
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Batmobile 2011 Hot Wheels Color Shifters Só mesmo uma apaixonado pelo Batmóvel como eu para comprar essa versão da Color Shifters... Fiz até um teste com ele e postei no blog (veja aqui). Em termos de equipamentos, o modelo de 1989 era relativamente simples, afinal de contas, buscava-se uma aproximação maior com a realidade. Como armamentos básicos, o carro tinha bombas esféricas que saíam do cubo das rodas e um par de metralhadoras .50 nas laterais, além de lançadores de óleo e fumaça para despistar perseguidores. Para manobras rápidas, contava com ganchos e uma espécie de base que o fazia girar a 180º. Mas sem dúvida o equipamento mais sensacional era uma espécie de armadura ou escudo acionado por voz que cobria o carro todo quando estava parado. Depois de Batman (1989), esse carro ainda esteve presente em mais uma aventura cinematográfica do Homem-Morcego, Batman Returns (1992). |
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Batmobile 2004 First Editions #1 Há problemas para identificar o projetista deste Batmóvel. Enquanto o South Texas Diecast diz que foi Harald Belker, o Hot Wheels Wikia afirma que foi Dave Martis. Seja como for, esse modelo original da Hot Wheels segue a tendência do modelo de 1989 de aparecer pouco na mainline (2004 e 2006) e mais em conjuntos (2004 em várias versões e 2005) e packs (2004). Esse carrinho foi uma adaptação para a linha Hot Wheels do Batmóvel que integrava uma linha de bonecos (action figures) do Batman lançados em 2010 pela Mattel (veja ele aqui). O interessante é que seus cockpits eram abertos, mas na versão Hot Wheels foram transformados em bolha, quem sabe numa referência ao modelo clássico de 1966. |
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Batmobile 2006 Hot Wheels #207 A última aparição deste Batmóvel na linha Hot Wheels foi justamente sua segunda variação da mainline. Ele claramente é um retorno ao espírito original do carro, uma vez que veio pintado de preto fosco, apesar dos detalhes em dourado. Segundo o Hot Wheels Wikia, as diferentes pinturas das variações anteriores foram "para dar um toque de cor" ao modelo, uma clara heresia quando se trata do universo sombrio do Batman. Seja como for é um carrinho bonito. Há ainda dentro da mainline uma variação que é raríssima e lindíssima, pois vem sem pintura, ou seja, em zamac, a liga de metal da qual são feitos os carrinhos que nunca consegui e que já vai para a lista dos procurados (veja ela aqui). |
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