Monday, August 20, 2012

Batmóveis HW #1

E começa a Semana do Batmóvel do Carro Gitinho, aproveitando o estrondoso sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises, 2012), o último filme da trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan, que eu ainda não assisti... Assim, resolvi tirar meus batmóveis da garagem e postá-los aqui no blog. Devido à certa quantidade, eles serão divididos em duas postagens e seguirão a ordem cronológica dos filmes, seriados ou desenhos animados do herói e não a de seu lançamento dentro da linha Hot Wheels. Como haverão várias variações do mesmo modelo, aí sim manterei a ordem de lançamento dentro da Hot Wheels.
Mas o que escrever que já não foi escrito sobre um dos mais espetaculares carros de todos os tempos e que habita o imaginário de qualquer um que goste de automóveis, mas que simplesmente não existe na vida real? Para quem não sabe, o Batman surgiu em maio de 1939 na revista Detective Comics #27, mas sem um meio de locomoção que não fosse os tradicionais cabos e arpões. Já o primeiro Batmóvel só apareceria cerca de dois anos depois, mais precisamente na revista Batman #5, enquanto sua primeira aparição na capa de uma revista aconteceu em 1943, na revista Batman #20.
Devido às diferentes interpretações que diferentes artistas deram ao Batmóvel, ao longo do tempo ele mudou de tamanho, forma e equipamentos com bastante frequência. Para se ter idéia disso, basta lembrar o processo de transposição do Batmóvel dos quadrinhos para a televisão e o cinema, o que fizeram com que ele adquirisse formas estéticas e práticas mais elaboradas. Isso começou mais precisamente na década de 1960, quando o primeiro Batmóvel totalmente funcional foi construído para a famosa série de TV. Alguns anos depois, o carro sofreu modificações drásticas com a estréia do desenho animado "Superamigos" (Superfriends, 1973-1986), levando-se em consideração apenas a necessidade de ser facilmente desenhado para a animação. No final da década de 1980, novo impulso foi dado com o filme Batman (1989) e com o desenho Batman: The Animated Series, que trouxe uma nova perspectiva do universo do Homem-Morcego. Todo esse processo é a natural evolução de mais de 60 anos, levando em conta principalmente novas tecnologias. Vamos então aos meus batmóveis:

'66 Batmobile 2007 New Models #15
Para mim o mais impressionte e mais bonito dos batmóveis teve sua versão Hot Wheels criada por Larry Wood e reproduz o modelo que foi criado para a série televisiva Batman (1966-1968). Correndo contra o tempo para viabilizar a estréia, o produtor Dean Jeffries não tinha como construir o carro, por isso repassou o trabalho para o já lendário customizador George Barris. Com apenas três semanas para terminar o trabalho, Barris decidiu poupar tempo utilizando-se de um carro-conceito abandonado da Ford chamado Lincoln Futura (veja ele aqui). Usando alguns elementos já presentes neste carro como as barbatanas - que as extendeu e deu a forma de asas de morcego - e os cockpits em bolha, o customizador basicamente retirou a cobertura sobre as rodas e acrescentou uma espécie de máscara na dianteira. Após o fim dos trabalhos na carroceria, o carro foi pintado em preto brilhante e detalhado com frisos vermelhos, que acentuaram ainda mais suas linhas.
'66 Batmobile 2009 Faster Than Ever #7
Segunda variação do Batmóvel clássico, desta vez equipado com as criticadas rodas FTE. Para mim pouco importa, diante da beleza desse carrinho. Enfim, George Barris construiu três modelos para a série em sua oficina: um totalmente funcional e dois estáticos. Além do design, o carro marcou época principalmente por causa de seus equipamentos, já que era movido por uma "turbina atômica" (na verdade era por um V8 da Ford que não conseguia dar velocidade ao carro devido ao seu peso. Por isso que toda vez que o Batman estava no carro as cenas eram aceleradas), lâmina para romper correntes, laser, foguetes, telefone, radar, monitores, computador de bordo, pára-quedas de frenagem, lançador de fumaça para despistar perseguidores e tachas para furar pneus. Outros equipamentos foram acrescentados no decorrer das temporadas seguintes como diferentes chapas de licenciamento (como se isso fosse realmente disfarçar um carro com esse!), câmeras e até mesmo um aríete.
'66 Batmobile 2010 Mexico Convention
Sem dúvida um dos itens mais importantes da minha coleção é este Batmóvel da convenção mexicana de 2010, do qual apenas 3000 foram produzidos. Todos vinham numerados, sendo o meu o 1843º. Ele já apareceu no blog anteriormente (veja aqui). Não tive coragem de tirá-lo do blister e nem sei se algum dia eu vou ter. Enfim, com o fim da série 1968, o Batmóvel sofreu uma série de modificações que de certa forma o descaracterizaram: a pintura brilhante foi substituída por uma em preto fosco que cobriu o logotipo nas portas; uma série de equipamentos foram aleatoriamente sendo acrescentados como antenas, espelhos e novos volante e rodas. Atualmente, inclusive com a ajuda da Mattel através da marca Hot Wheels, o carro foi totalmente restaurado ao padrão original - inclusive os equipamentos - e participa regularmente de eventos e exposições.
Batmobile 2004 First Editions #31
Para mim o segundo Batmóvel mais bonito de todos os tempos. A versão Hot Wheels foi projetada por Harald Belker e lançada na mainline em 2004. A partir daí só apareceu em conjuntos (2004, 2005 e 2010), packs (2004) e uma variação para a série infantil Color Shifters (2011). Sua origem encontra-se em 1989, quando pela primeira vez desde 1966, o Cavaleiro das Trevas voltaria a aparecer nas telas dos cinemas. Como a Warner Brothers queria se afastar do clima cômico da série e se aproximar do clima sombrio dos quadrinhos criado por artistas como Frank Miller, o estúdio contratou o diretor Tim Burton. Este deu ao produtor Anton Furst a tarefa de criar os cenários de Gotham e o Batmóvel, cuja premissa básica seria de que o novo carro deveria ser diferente de qualquer coisa através de uma combinação de força bruta e um desenho clássico. Para começar a construí-lo, foram unidos dois chassis de Impala movidos por um V8 da Chevrolet que rodavam sobre penus de corrida Mickey Thompson.
Batmobile 2004 Batman 5-Pk
Essa variação integrava o 5-pack de 2004 e foge completamente ao padrão do Batmóvel por ser azul e com chamas. Mas o que importa, já que é o Batmóvel de 1989!? Enfim, Anton Furst procurou capturar a essência do Batmóvel através de novos elementos, por isso a máscara dianteira foi retirada e em seu lugar foi colocado o longo compartimento do motor a jato, flanqueado por dois painéis que formam uma espécie de mandíbula. Enquanto as entradas de ar para o motor foram deslocadas para as laterais, a traseira foi feita curta e redonda, uma clara influência dos carros da década de 1930 e adornada por duas curtas barbatanas. Seu cockpit tinha capacidade para dois lugares e era equipado com instrumentação inspirada na dos aviões e incluía monitores, computador, gravador de CD (uma inovação e tanto para a época, já que esse tipo de mídia ainda engatinhava) e sistema de reconhecimento e controle remoto por voz. 
Batmobile 2011 Hot Wheels Color Shifters
Só mesmo uma apaixonado pelo Batmóvel como eu para comprar essa versão da Color Shifters... Fiz até um teste com ele e postei no blog (veja aqui). Em termos de equipamentos, o modelo de 1989 era relativamente simples, afinal de contas, buscava-se uma aproximação maior com a realidade. Como armamentos básicos, o carro tinha bombas esféricas que saíam do cubo das rodas e um par de metralhadoras .50 nas laterais, além de lançadores de óleo e fumaça para despistar perseguidores. Para manobras rápidas, contava com ganchos e uma espécie de base que o fazia girar a 180º. Mas sem dúvida o equipamento mais sensacional era uma espécie de armadura ou escudo acionado por voz que cobria o carro todo quando estava parado. Depois de Batman (1989), esse carro ainda esteve presente em mais uma aventura cinematográfica do Homem-Morcego, Batman Returns (1992).
Batmobile 2004 First Editions #1
Há problemas para identificar o projetista deste Batmóvel. Enquanto o South Texas Diecast diz que foi Harald Belker, o Hot Wheels Wikia afirma que foi Dave Martis. Seja como for, esse modelo original da Hot Wheels segue a tendência do modelo de 1989 de aparecer pouco na mainline (2004 e 2006) e mais em conjuntos (2004 em várias versões e 2005) e packs (2004). Esse carrinho foi uma adaptação para a linha Hot Wheels do Batmóvel que integrava uma linha de bonecos (action figures) do Batman lançados em 2010 pela Mattel (veja ele aqui). O interessante é que seus cockpits eram abertos, mas na versão Hot Wheels foram transformados em bolha, quem sabe numa referência ao modelo clássico de 1966.
Batmobile 2004 Batman vs. Killer Croc
A variação acima integrava um conjunto junto uma pick-up Steel Flame com as cores do Crocodilo (Killer Croc), um dos muitos arqui-inimigos do Batman nos quadrinhos. Como escrevi anteriormente, esse carrinho é uma adatação de um modelo da linha de action figures da Mattel, cujas principais características eram uma espécie de arpão que disparava para frente, a asa central destacável que se acoplava na cintura dos bonecos transformando-se numa espécie de asa delta motorizada e o local onde se sentava o Robin (sim, nesse universo das action figures, ele infelizmente existia) se destacava e virava uma moto, conceito mais tarde utilizado no Tumbler.
Batmobile 2006 Hot Wheels #207
A última aparição deste Batmóvel na linha Hot Wheels foi justamente sua segunda variação da mainline. Ele claramente é um retorno ao espírito original do carro, uma vez que veio pintado de preto fosco, apesar dos detalhes em dourado. Segundo o Hot Wheels Wikia, as diferentes pinturas das variações anteriores foram "para dar um toque de cor" ao modelo, uma clara heresia quando se trata do universo sombrio do Batman. Seja como for é um carrinho bonito. Há ainda dentro da mainline uma variação que é raríssima e lindíssima, pois vem sem pintura, ou seja, em zamac, a liga de metal da qual são feitos os carrinhos que nunca consegui e que já vai para a lista dos procurados (veja ela aqui). 
Batmobile (Crooze) 2004 First Editions #69
Segundo o Hot Wheels Wikia, a linha Crooze foi projetada por Jack Chen. Quem? Pelo astro (?) dos filmes de kung-fu? Essa informação, obviamente, é altamente questionável. Enfim, a linha Crooze, que só apareceu na mainline em 2004, era caracterizada por carrinhos com a frente curta e a traseira alongada. Olhando bem, ele lembra os batmóveis postados acima.

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