Segunda parte do primeiro lote da série Flying Customs incorporada à coleção. A origem dos modelos é a mesma: uma grande loja de departamentos em Belém que, milagrosamente, oferecia todo o lote. E que lote! Os destaques vão para um modelo próximo ao Chevette "hatch" brasileiro, o lindo (lindo mesmo!) Skyline e a Texas Drive 'Em com duas motos na caçamba. Os outros modelos também são bonitos. Confira todos e divirta-se!
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'81 Ford Fairmont 2013 Flying Customs Series Esse modelo é o retool lançado com exclusividade na Flying Customs do Front Runnin' Fairmont, projetado por Larry Wood e lançado em 1982 (veja ele aqui). De vida curta, esse modelo teve vida curta, pois sua última variação veio à tona em 1985, integrando o set Gas Station Sto & Go. Ele reproduz, na visão do projetista, como seria a versão stock-car da segunda geração da segunda e última geração do sedã médio Fairmont, lançada exatamente em 1981. Tendo disponível uma ampla quantidade de opções de motorização, que ia de um quatro cilindros de 2,3 litros e 68 hp até ao V8 302 de 5 litros e 210 hp, capaz de fazer de 0-100 km/h em 12,6 segundos e alcançar uma velocidade final de 170 km/h. Alguns Fairmont equipados com motor de 2,3 litros com supercharger que equipavam os Mustang na época foram testados pela California Highway Patrol. |
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1976 Chevy Chevette 2013 Flying Customs Series A alegria dos colecionadores brasileiros foi imensa ao saberem do lançamento desse modelo inédito, pois ele seria mais um Hot Wheels que reproduz um carro "nacional". Ledo engano pois, apesar do Chevette ter siso lançado primeiramente no Brasil em 1973, ele reproduz na verdade uma versão para provas de arrancada do modelo do mercado norte-americano, o mesmo que substituiu o Vega no segmento dos subcompactos (veja ele aqui) e que era oferecido apenas na versão hatchback. Ele podia ser equipado com motores de 1,4 e 1,6 litros (57 e 63 hp, respectivamente) a gasolina e um 1,8 a diesel (51 hp). Como escrevi anteriormente, ele reproduz uma versão para provas de arrancada da qual na internet há pencas de exemplos. Escolhi então esse aqui, por se aproximar mais do casting acima. Equipado com motor V8 355 de 5,9 litros e estimados 580 hp movido a etanol, ele é capaz de percorrer o 1/4 de milha em 9,8 segundos a uma velocidade de 220 km/h. |
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Jeep CJ-7 2013 Flying Customs Series Há uma certa confusão sobre esse modelo nos sites que costumo consultar para escrever as descrições. No South Texas Diecast, ele aparece como o retool lançado em 1991 do Jeep CJ-7, também chamado de Roll Patrol, projetado por Larry Wood e produzido entre 1982 e 1990. Já o Hot Wheels Wikia afirma que esse modelo, lançado com o nome de Trailbuster, tem pequenas diferenças com relação ao Roll Patrol, o que o faz ser um novo modelo e não um retool. Como não tenho um Roll Patrol original para comparar e saber se efetivamente isso procede, vou me deter nas informações do modelo no qual ele se inspirou, no caso a versão civil (daí a sigla CJ, de "Civilian Jeep") do veículo que foi um fatores da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Aqui ele aparece em sua sétima geração (1976-1986), cerca de 25 cm mais longa que a antecessora. Outra característica desse modelo foi o fato dela ter três opções de acabamento, das quais mediante as óbvias referências no modelo acima seria a Golden Eagle, que vinha equipada com um motor V8 de 5 litros e 125 hp. As outras eram a Renegade e a Laredo. |
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Nissan Skyline H/T 2000 2013 Flying Customs Series Ainda não vi todos os modelos da Flying Customs, mas esse Skyline de antemão tem lugar entre os mais bonitos. Uma das estrelas da mainline de 2011, esse modelo foi o que inaugurou a parceria entre o projetista Jun Imai com o Japanese Nostalgic Cars, site voltado aos modelos clássicos japoneses. Ele reproduz a quarta geração do Skyline (1972-1977), mais conhecida como C110 e que vinha disponível em três opções de carroceria: a sedã quatro portas, a coupé hardtop (reproduzida pelo modelo acima em sua versão esportiva, a GT-R) e a station wagon. Produzida apenas em curto período de menos de um ano, o GT-R era vendido apenas nas lojas da Nismo (a preparadora oficial da Nissan) e vinha equipado com um motor de 2 litros e 160 hp. O modelo sofreu com a crise do petróleo no início da década de 1970, o que levou seus possíveis compradores a preferir modelos mais econômicos. Com isso apenas 197 Kenmeri foram comercializados. Kenmeri??? No Japão esses carros eram chamados assim em virtude de um comercial de TV mostrar um casal chamado Ken e Mary curtindo a vida em um C110. O comercial fez tanto sucesso que alguns especialistas acreditam que ele tenha sido um dos motivos do sucesso de vendas do Skyline! |
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Texas Drive 'Em 2013 Flying Customs Series Modelo espetacular lançado na série Classics em 2009 e que, até o momento, só tem tem variações em séries especiais: Holiday Rods (2009), Fourth of July (2010) e HWC Real Riders (2012), da qual apenas 4000 unidades foram produzidas. Ela é a versão 4x4 da pick-up F-250 da quinta geração da chamada Série F (1967-1972), que marcou época pelo desenho mais "limpo", pela cabine mais espaçosa e pela caçamba com mais capacidade do que a geração anterior. Outro destaque desse modelo era o grande número de opções de motorização, que ia do básico seis cilindros em linha de 3,9 litros e 150 hp a um V8 Windsor de 4,9 litros e 205 hp. Esse modelo marcou época também no Brasil, onde foi produzida com a denominação F1000 entre os anos de 1971 e 1992. |
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