Monday, April 16, 2012

Coleção 2012, Mainline #5 - parte 1

E tome mainline! Apesar do atraso costumeiro (desde que comecei a colecionar em 2005 isso acontece), as novidades estão chegando a Belém. Os lotes chegam em lombo de jegue, mas chegam. Tanto que, tal como no post anterior, algumas "novidades" são do ano passado. Mas chega de chôrôrô e vamos à postagem, cujo destaque é a mais nova variação do '64 Lincoln. Eis aos carrinhos:

'68 Mercury Cougar 2012 Muscle Mania - Ford #09
Figurinha carimbada da Hot Wheels, foi projetado por Phil Riehlman e, desde 2002, o ano de seu lançamento, marca presença tanto na mainline como em séries especiais. Reproduz com bastante fidelidade o coupe lançado em 1967 e que por muitos anos foi o carro-símbolo da Mercury. Mesmo com distância entre eixos um pouco maior, o Cougar dividia a mesma plataforma do Mustang e tinha entre suas características mais marcantes faróis que ficavam "escondidos" por trás da grade, efeito também empregado na placa traseira. A idéia básica que envolveu seu projeto foi o de dar ao carro uma aparência mais "européia", o que aos olhos do consumidor norte-americano da época significava muito luxo. Assim, a versão XR-7 reproduzida acima, tinha volante e painel em imitação de madeira, relógios de competição, botões em estilo chave elétrica e bancos em vinil ou couro.
'68 El Camino 2011 Muscle Mania #04
Projetado por Phil Riehlman, esse carrinho tem uma história muito interessante dentro da Hot Wheels. Em 2000, foi lançado um '68 El Camino - também prohetado por Riehlman - equipado com um blower atrás da cabine e com uma grande asa traseira. Já a variação acima, às vezes divide com esse modelo o mesmo nome sendo, porém, algumas de suas variações chamadas de '69 El Camino. Enfim, essa versão mais "real" foi lançada em 2007 como um dos modelos do Hot Wheels Club e estreou na mainline em 2009, tendo também frequentado algumas séries especiais. Reproduz a terceira geração da El Camino lançada em 1968, baseada na plataforma do Chevelle station wagon e no padrão decorativo e de interior do Malibu. A versão reproduzida acima era a Super Sport (SS) 396, equipada com motor Turbo Jet 396, cuja opção mais potente tinha 350 hp.   
Lamborghini Estoque 2011 New Models #48
Foi, sem dúvida, uma das estrelas da mainline de 2011. Reproduz o grand tourer (sedan de quatro portas que hoje é uma tendência, como comprovam a Ferrari FF, o Aston Martin Rapide e o Porsche Panamera) apresentado no Paris Motor Show de 2008. Primeiro carro com motor dianteiro da marca deste o utilitário LM002, produzido entre 1986 e 1993, estava equipado com o motor V10 do Gallardo LP 560-4 e tinha tração integral. Diferente de seus "irmãos", seu nome não é de um touro famoso, mas sim de uma espécie de espada utilizada pelos matadores nas corridas, referência já usada no Espada, também um grand tourer produzido entre 1968 e 1978. Medindo 5,15 metros de comprimento, o Estoque, ao mesmo tempo que mantém o espírito da marca com as tomadas de ar inferiores e seu pequenos faróis, tem um estilo mais conservador a fim de abrigar os passageiros no banco de trás. Apesar do sucesso do carro, a Audi, controladora da Lamborghini, afirmou que não há planos para produzi-lo em série.
Ferrari FF 2011 New Models #45
Outra das estrelas de 2011, faz parte do mesmo segmento do Estoque, ou seja, é um grand tourer com tração integral (foi o primeiro carro da marca a ter esse tipo de recurso). Lançado no Salão de Genebra de 2011, a FF trouxe uma série de inovações: primeiro, ao unir o desempenho e versatilidade de um GT a um projeto inovador que, de certa forma, rompeu com o passado e lançou a marca em direção ao futuro; por fim, devido ao seu motor V12 que, apesar de seus 660hp garantirem um desempenho excepcional (0-100 km/h em 3,7 segundos e velocidade final de 335 km/h), é altamente ecônomico (cerca de 7 km/l) e emite poucos poluentes graças ao sistema HELE (High Emotions - Low Emissions). A FF é mesmo a estrela da vez, tanto que Fernando Alonso, depois de vencer de forma improvável o GP da Malásia deste ano, recebeu uma de presente do chefão Luca di Montezemolo como forma de gratidão por ter afrouxado um pouco a corda do pescoço da Ferrari. 
1969 Pontiac Firebird T/A 2011 HW Racing #07
Projetado por David Weise, foi lançado em 2005 e desde então é um assíduo frequentador da mainline, tendo aparecido em poucas mas importantes séries especiais como, por exemplo, quando foi escolhido pelos sócios do Hot Wheels Club para integrar a sELECTION's de 2008. Reproduz o pacote Trans Am (daí o T/A de seu nome), oferecido pela Pontiac por 725 dólares, que tinha como motorização básica o motor Firebird 400, V8 de 335 hp, além de câmbio de três velocidades, suspensão esportiva, penus mais largos e direção mais firme. Todos os 705 Firebirds T/A (697 coupês e apenas 8 conversíveis) foram produzidos na exclusiva cor branco polar com faixas esportivas azuis e com capô com sistema ram air, ou seja, com scoops que podiam ser abertos ou fechados pelo motorista a fim de melhorar o desempenho do motor. O interior era o mesmo que os demais Firebirds, da mesma forma que o seu desempenho. A diferença estava na dirigibilidade, o que, segundo uma revista especializada, fez o T/A ser melhor que o famoso que o GTO. 

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