Thursday, September 5, 2013

Intensivão 2013, Mystery Models #3

Era para o Intensivão terminar hoje, justamente com a última parte dos Mystery Models recentemente adquiridos na loja Fire Wheels. Mas vamos estender as "aulas" até sábado. Enfim, das três postagens essa é a que traz o maior número de protótipos e estrombólicos, apesar de ter a grande estrela da série, no caso a variação branca do Lamborghini Estoque. Também são destaques a El Camino "simplesinha mas bonitinha", o Jaded com uma pintura psicodélica e os protótipos Open Road-ster e Scorcher. Agora os três últimos... Bem, leia a descrição dos modelos e divirta-se.

Jaded 2012 Hot Wheels Mystery Models #17
Projetado por Mike Nuttall, o Jaded foi lançado na mainline de 2002. Ele tem mais quatro participações na linha básica (2004, 2007 como um dos T-Hunts, 2008 e 2012) e apenas duas boas séries especiais no currículo como a Military e a Fire Rods de 2009 e a Mystery Car de 2010. O restante de suas variações são em alguns 5-packs e conjuntos promocionais como, por exemplo, o World Wrestling Entertainment (2006). O Jaded (que em uma tradução literal significa gasto, usado) é uma versão hot rod do Kaizer-Frazer Henry J, carro de baixo custo lançado em 1949. O carro era o que chamamos hoje de "pé-de-boi", ou seja, não tinha nenhum luxo ou acessórios, além de um motor fraquinho que visava obviamente a economia de combustível. O problema é que, logo depois da II Guerra Mundial, o mercador consumidor norte-americano entrou na fase do "quanto maior, melhor" e logo a proposta do Henry J foi deixada de lado. Para saber mais, veja a postagem especial do Carro Gitinho sobre o esse modelo aqui.
Lamborghini Estoque 2012 Hot Wheels Mystery Models #18
Uma das estrelas da mainline de 2011 é também a estrela da Mystery Models. Até agora, e para mim inexplicavelmente, não tem nenhuma participação em séries especiais, apenas na linha básica, mais precisamente em 2012, com variações exclusivas para a Kmart e Walmart. Apresentado no Salão de Paris em 2008 como a proposta de ser um Lamboghini Grand Tourer (mesmo tipo de carroceria da Ferrari FF, do Porsche Panamera e do Maserati Quattroporte), o Estoque não tinha, na ocasião, a definição de qual o motor que usaria na produção, ficando como possibilidades o V10 do Gallardo LP560-4, o V8 do Gallardo e até mesmo um motor a diesel. Mesmo com o sucesso que fez no salão, a Lamborghini nunca sinalizou que produziria o primeiro modelo inédito da fábrica em muitos anos.
'68 El Camino 2012 Hot Wheels Mystery Models #19
Criado por Phil Riehlman, este modelo foi lançado na mainline de 2000 com um casting completamente diferente da variação acima, pois estava estranhamente equipada com um grande motor na caçamba e um enorme aerofólio (veja esse modelo aqui). Em 2007, na série HWC Neo-Classics (que já apareceu por aqui) saiu o retool tal como a variação acima com uma espécie de lona marítima na caçamba e sem dúvida bem melhor. Talvez para diferencia-la, algumas variações vem com a denominação '69 El Camino. Ela tem três participações na mainline (2009, 2011 e 2012) e apenas mais uma série especial no currículo além da Mystery Models, a Jukebox (2013). Esse modelo reproduz a terceira geração da El Camino (1968-1972), mais precisamente a versão SS equipada com o motor V8 396 Turbo-Jet (veja os adesivos no pára-lamas traseiro). Contudo, havia três opções deste motor, no caso a L35 com 325 hp, a L34 com 350 e a L78 com 375 hp. Em todos os casos, o carro vinha equipado com transmissão manual de quatro velocidades, com opcional automática de duas.
Open Road-ster 2012 Hot Wheels Mystery Models #20
Esse modelo é a prova de que Mark Jones se garante tanto em reproduzir clássicos como em criações originais. Os destaques são a cabine para dois lugares e os escapamentos do grande motor, que me parece ser um V8, nas laterais. Lançado na mainline de 2002, ele tem mais quatro participações na linha básica (2003, 2004, 2005 e 2012), duas em pistas (2003 e 2004), duas em 5-packs (2006 e 2011) e apenas um em séries especiais, na Happy Birthday (2009). Ele foi um dos motivos (junto com o Flight '03) pelos quais eu procurei Mark Jones afim de entrevistá-lo. Veja o que ele falou sobre ele aqui.
Scorcher 2012 Hot Wheels Mystery Models #21
Projetado por Dwayne Vance este bom protótipo foi lançado na mainline de 2010. Na linha básica ele tem mais duas participações (2011 e 2012) e, este ano, o Scorcher (que numa tradução literal seria "aquele que abusa da velocidade") estará com uma variação exclusiva nos 3 e 10-packs. Segundo o Hot Wheels Wikia, ele teria sido inspirado em um carro-conceito da Nissan. Contudo, revirei a internet atrás desses modelos e, sinceramente, não achei nenhum que apenas lembre esse modelo. Além do desenho interessante, seu maior destaque é o interior bem detalhado mas que perde metade da graça por ser prateado.
Formula Street 2012 Hot Wheels Mystery Models #22
Criado por Ryu Asada, este "estrombólico" foi lançado na mainline de 2010, linha onde tem mais duas participações (2011 e 2012). Olhando para ele, acho que a ideia do projetista foi criar um Formula 1 para uso no dia-a-dia como comprovam os pára-lamas e a cobertura do cockpit. Obviamente ele não conseguiu...
What 4-2 2012 Hot Wheels Mystery Models #23
Meu Deus! E olha quem criou isso foi o Phil Riehlman! E ele ainda é cheio de variações! Vamos a elas: lançado na mainline de 2004, ele tem mais quatro participações na linha básica (2005, 2006, 2008 e 2012), além um pack (2010), uma pista (2005), uma vez na Color Shifters (2009) e uma série especial, a Mystery Car (2007), da qual eu tenho uma variação (só porque Fire Wheels estava praticamente dando ele...). Enfim, seu nome é um trocadilho em inglês para a quantidade de seus motores, estranhamente cobertos por uma peça de acrílico que cobre também a capota. O interessante é que, justamente devido à essa denominação, eu acredito ser ele uma releitura de um Hot Wheels clássico e estranho, o What 4, lançado em 1971 (veja ele aqui).
Yur So Fast 2012 Hot Wheels Mystery Models #24
Projetado por Kevin Cao, foi lançado na mainline de 2010. Ele apareceu mais duas vezes na linha básica (2011 e 2012), além de mais uma na Mystery Models (2011) e uma em uma pista (2013). A única informação mais concreta que achei sobre ele foi no Hot Wheels Wikia, onde aparece que ele foi o primeiro Hot Wheels a ter o nome começando com a letra Y. Mas é daí? Segundo a cartela da variação de lançamento, ele tem motor V12 bi-turbinado equipado com um grande sistema de exaustão central para dar vazão à tanta potência. Mas e daí?

0 comments:

Post a Comment