Monday, December 16, 2013

Coleção 2013, Flying Customs #1 (parte 1)

Enquanto o que eu acredito que seja o último lote de mainliners do ano está sendo preparado para ser postado, especialmente nesta segunda-feira iremos mostrar o primeiro lote com modelos dessa série especial que substitui a The Hot Ones em 2013. A Flying Customs mantém a mesma proposta de sua antecessora, ou seja, trazer de volta os elementos que caracterizaram a série original, produzida entre 1974 e 1981, como o estilo da pintura e os tipos de rodas usadas na época (não conheço a Flying Customs original, mas na nova todos os modelos tem base de metal). Essa ideia retrô inclui inclusive alguns dos modelos, retools de castings lançados pela no passado. Para mim, tal como a The Hot Ones, a nova Flying Customs é uma oportunidade para aqueles que não podem comprar os modelos originais. E o que é melhor: ainda vão aparecer por aqui muitas novidades dessa série! Confira:

'69 Camaro 2013 Flying Customs Series
Projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2008 já como Super T-Hunt, esse Camaro chega com um bonito esquema sem cores, ou seja, em ZAMAC, a liga metálica do qual são feitas as carroceiras dos Hot Wheels. Esse é mais uma das figurinhas carimbadas, já que desde seu lançamento frequentou por mais duas vezes a mainline (2009 e 2011) além de séries especiais como a Classics (2008), Garage (2009 e 2010), sELECTIONs (2010), Vintage Racing (2011) e Boulevard (2012). Ele reproduz a primeira geração do Camaro (1967-1969), mais precisamente um modelo equipado com o pacote Rally Sport, cuja principal característica incluía os faróis "escondidos" por trás da grade. Completavam o conjunto um conjunto de detalhes que incluíam saias laterais e acabamento exclusivo. Sua opção mais potente de motorização era o V8 427 de 7 litros e 425 hp, capaz de fazer 0-100 km/h em 6,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 230 km/h.
'69 COPO Corvette 2013 Flying Customs Series
Projetado por Alec Tam, foi lançado na mainline de 2011 com uma variação exclusiva para a Walmart. Depois disso teve três variações em 2012: duas em packs e uma na Racing. Ele reproduz um dos mais impressionantes Corvettes já produzidos, L88, que só podia ser adquirido através do sistema COPO (sigla para Central Office Production Order), na qual o cliente interessado o solicitava diretamente à sede da GM. O L88 foi criado como um carro de corridas, contudo foram produzidas 116 unidades para uso nas ruas a fim de conseguir homologação para competir na categoria GT (seu maior feito foi vencer as tradicionais 12 Horas de Sebring em 1967). Equipado com um motor V8 427 de 7 litros e 560 hp especialmente preparado, seu desempenho era impressionante: percorria o 1/4 de milha em 13,5 segundos e alcançava a velocidade máxima de 274 km/h!
'73 Ford Torino Stocker 2013 Flying Customs Series
Este é um retool do clássico projetado por Larry Wood que estreou na série Flying Colors de 1975, que por sua vez foi lançado na The Hot Ones no ano passado. É um modelo original da Hot Wheels no qual Wood mostrou como seria um Torino da terceira geração (1972-1976) como um stock car. O destaque do casting vai para o interior espartano típico de um stock car, o scoop no capô e as descargas laterais.
'74 Chevy Vega Pro Stock 2013 Flying Customs Series 
Variação com pintura escandalosa desse modelo lançado em 2011 na série Vintage Racing e com apenas mais uma variação, na sub-série NHRA Championship Drag Racing da Hot Wheels Racing de 2012. Ele reproduz um modelo que tem sua origem em 1972, quando a National Hot Rod Association (NHRA) alterou seu regulamento e permitiu que carros com motores small block pudessem competir montados em carros de rua de tamanho pequeno. Foi então que o lendário Bill Jenkins (1930-2012) equipou um modesto Vega com um V8 de 5,4 litros, inovando ao dotar o carro com os primeiros chassis tubulares da categoria. O carro foi um sucesso, vencendo o primeiro evento que participou percorrendo o 1/4 de milha com um tempo abaixo de 9,6 segundos. Em 1974, ele criou uma nova versão do Vega (reproduzida pelo modelo acima), igualmente vencedor e inovador, pois foi o primeiro a ser equipado com sistema de sucção de óleo a seco e com suspensão dianteira do tipo McPherson.
'76 Chevy Monza 2013 Flying Customs Series
Lançado em 2012 na série The Hot Ones (essa variação já apareceu por aqui. Para vê-la basta clicar na tag do modelo), esse Monza nada tem a ver com os dois outros modelos com quem divide o nome na linha da Hot Wheels, no caso o compacto '76 Chevy Monza criado por Larry Wood e Bob Rosas lançado em 1975 e o '75 Chevy Monza presente na série Dragstrip Demons de 2010. Ele reproduz o modelo que competiu na IMSA GT entre os anos de 1976 e 1981. Equipado com motores de Corvette e com chassis fabricados pela Dekon Engineering, os Monza foram imbatíveis por três anos seguidos (1977, 1978 e 1979), até à chegada do Porsche 935. O sucesso nas pistas norte-americanas se repetiu nas australianas, mais precisamente na Australian Sports Sedan Championship (ASSC), quando Allan Moffat venceu a temporada inaugural em 1976 ao volante de um Monza. Mais tarde, na temporada de 1982, o Monza pilotado por Peter Brock conseguiu fazer frente ao 935 pilotado pelo campeão de Formula 1 Alan Jones.

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