
Em 2007, foi lançada a série Mystery Cars, composta por modelos padrão mainline (pintura comum e pneus de plástico) que vinham em blisters pretos que impediam o comprador de ver o modelo que estava levando. Esse era o divertido mistério. Contudo, a série foi produzida apenas até 2010, uma vez que os compradores, interessados nos modelos mais legais (a série trazia estrombólicos também), abriam as cartelas para ver o que tinha dentro. Se fosse o que ele queria tudo bem, senão ele simplesmente largava a cartela aberta na gôndola. Logo a série, que só era vendida nos Estados Unidos, foi cancelada. Dessa vez o "jeitinho brasileiro" é inocente. Enfim, os "carros misteriosos" não demoraram muito a voltar a ser produzidos, desta vez com o nome de Mystery Models e, em lugar dos modelos virem nos blister escuros, eles vem em pacotes chamados de
foil packs (veja um
aqui). Esta série, exclusiva das lojas Walmart e composta por 24 modelos, eu consegui completa graças a loja Fire Wheels. Como você, fiel leitor, poderá observar a partir de hoje, tem muita coisa boa, mas também tem alguns "estrombólicos". Vamos lá:
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'65 Pontiac GTO 2012 Hot Wheels Mystery Models #1 Projetado por Larry Wood, foi lançado em 2004 na série Affinity. Teve variações em cinco séries especiais (Classics em 2005, Ultra Hots e Holiday Rods em 2006, Flying Customs e Super Chromes em 2007) antes de estrear na mainline de 2008 com quatro variações (sendo uma exclusiva para a Kmart) que eu achei muito sem graça (veja uma delas aqui). O interessante sobre a variação acima, e que se aplica a todos os modelos que compõem essa série, é que ela tem o mesmo esquema de faixas das que foram lançadas na linha básica em 2011 (veja aqui) e que aparecerá na variação que equipará os 3 e 10-packs deste ano. Ele reproduz a versão Hardtop (reconhecida por não ter pilares B) do GTO, que em 1965 ainda era um pacote opcional do Le Mans. Pelo número 389 gravado no capô e nos para-lamas dianteiros, ele estava equipado com o motor V8 de 6,4 litros e 335 hp que, em testes, levava o carro de 0-100 km/h em 6,1 segundos e a percorrer o 1/4 de milha em 14,7 segundos a uma velocidade de 160 km/h. |
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'69 Corvette ZL-1 2012 Hot Wheels Mystery Models #2 Lançado na mainline de 2006 com quatro variações (sendo uma exclusiva para a Kmart), o ZL1 foi projetado por Phil Riehlman e tem mais quatro participações na linha básica (2009, 2011 e 2012, quando foi um dos T-Hunts, e 2013) e cinco em séries especiais (sem contar a Mystery Models). São elas: Classics (2007), Mystery Car (2008), Holiday Hot Rods (2008), Valentine's Car (2010) e Cars of the Decades (2012). Ele reproduz um dos mais raros, e mais impressionantes, Corvettes de todos os tempos, que vinha equipado com o motor ZL1, um V8 de 7 litros e mais de 500 hp todo feito em alumínio (mais tarde, modelos de competição foram equipados com variações deste motor com mais de 750 hp!). Disponível como opcional na linha do Corvette C3 (1968-1982), a ZL1 foi encomendada pouquíssimas vezes devido ao alto custo de confecção do motor, que acrescentava mais de 3000 dólares ao preço final do carro "comum", equipado com o motor L88. |
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'68 COPO Camaro 2012 Hot Wheels Mystery Models #3 Talvez um dos mais bonitos integrantes dessa série, esse Camaro foi lançado na mainline de 2011, linha onde tem apenas mais uma participação em 2012 (com uma variação exclusiva para a Walmart). Depois disso, ele terá uma bonita variação que integrará os 3 e 10-packs deste ano, bem como será um dos modelos exclusivos do RLC. Se o ZL1 foi a mais impressionante versão do Corvette no final da decada de 1960, a COPO foi a mais impressionante do Camaro. Veja porque: equipado com motor V8 427 de litros e 450 hp, este carro foi criado pelo preparador e dono de revenda da Chevrolet Don Yenko (1927-1987) que, cansado de vender os carros que preparava com garantias limitadas devido às modificações que fazia, conseguiu convencer a montadora a produzir o modelo em pequena quantidade. Externamente o carro era igual ao comum, com apenas rodas de 15 polegadas, frente estilizada e um velocímetro marcando 225 km/h. Obviamente as diferenças apareciam no desempenho, já que o COPO fazia de 0-100 km/h em 5,4 segundos e percorria o 1/4 de milha em 13,5 segundos a uma velocidade de 169 km/h. |
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1969 Pontiac T/A 2012 Hot Wheels Mystery Models #4 Lindo modelo criado por Dave Weise e lançado na mainline de 2005, inclusive com uma variação para a Kmart. Participou por mais três vezes da linha básica (2006, 2010 e 2011) e em séries especiais importantes como Classics (2007), sELECTIONs (2008), Connect Cars (2009) e este ano ele volta a integrar a Mystery Models. Ele reproduz o Firebird que, em 1969, passou por algumas mudanças estéticas a fim de se diferenciar do primo Camaro, entre elas os faróis dianteiros que passaram a ser separados pela grade. Mas segundo informa o nome desse modelo, ele reproduz o Firebird equipado com o pacote opcional Trans Am (nome em homenagem à tradicional categoria norte-americana na qual este carro nunca competiu) que consistia no scoop no capô, spoiler traseiro e entradas de ar laterais, além de uma pintura exclusiva em branco com faixas azuis. O comprador podia escolher a opção de motorização, que ia de um seis cilindros em linha de 3,8 litros e 175 hp até ao V8 de 6,6 litros e 335 hp. Equipado com este último, o Firebird fazia de 0-100 km/h em 6,5 segundos e percorria o 1/4 de milha em 14,3 segundos a uma velocidade de 162 km/h. |
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'70 Pontiac GTO 2012 Hot Wheels Mystery Models #5 Projetado por Jun Imai (pois é, o cara também faz carros americanos), ele foi lançado na mainline de 2008. Ainda tem poucas participações no currículo, mais precisamente duas na linha básica (2011 e 2012) e duas em séries especiais (Classics em 2009 e Mystery Car em 2010). Em 2013 ele terá uma variação exclusiva nos packs da Hot Wheels. Ele reproduz o modelo conversível da segunda geração do GTO (1968-1973), dos quais apenas 3783 foram produzidos, o que o tornou um modelo bastante raro hoje em dia. Pelo número 455 no capô é possível saber que esse modelo vinha equipado com a opção mais potente de motor, um V8 de incríveis 7,5 litros de capacidade e capaz de gerar 370 hp. Outras características marcantes dessa geração do GTO foram algumas mudanças estéticas que incluíram os quatro faróis dianteiros expostos e separados pela grade e pelo grande spoiler traseiro. |
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'73 Ford Falcon XB 2012 Hot Wheels Mystery Models #6 Alguém na Mattel parece gostar muito desse modelo já que desde seu lançamento na mainline de 2010 ele não passou um ano sem aparecer em uma das linhas da Hot Wheels. Depois de aparecer em duas variações na série Garage em 2011, no ano seguinte ele voltou à linha básica já com uma variação Superized, situação que se repetiu em 2013. Só para variar, não consegui encontrar nenhuma das versões Super. Mais conhecido por ter sido o carro utilizado por Mel Gibson no apocalíptico Mad Max (1979), o Falcon foi o primeiro modelo projetado pela Ford com exclusividade para o mercado australiano. Sua versão mais potente era a GT, justamente a reproduzida pela Hot Wheels, que vinha equipada com um motor V8 de 5,7 litros e 260 hp que o fazia acelerar de 0-100 km/h em 6,3 segundos e a alcançar uma velocidade final de 210 km/h. |
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'92 Ford Mustang 2012 Hot Wheels Mystery Models #7 Segundo o site Hot Wheels Wikia, este modelo foi projetado por Jun Imai e lançado na série Modern Classics de 2008 reproduzindo o carro de Alec Tam quando entrou para a equipe de projetistas da Hot Wheels. Depois de integrar a Mustang Mania (série comemorativa aos 45 anos do carro) em 2009, ele estreou na mainline em 2010 já com uma variação exclusiva para a Kmart. Ele tem mais duas participações na linha básica (2011 com variação exclusiva para a Walmart e 2012 com T-Hunt) e uma em séries especiais, no caso a Cars of the Decades (2012). Ele reproduz a terceira geração do Mustang (1979-1993), mais precisamente o primeiro modelo que trazia mudanças substanciais desde seu lançamento, inclusive no seu exterior que ganhou uma aparência próxima ao estilo "Aero", com novas lanternas, spoilers e saias laterais. Debaixo do capô, o opção mais potente de motorização continuava a ser o motor V8 302 de 4,9 litros que recebeu novos pistões e passou a gerar 205 hp ao invés dos 200 originais. Equipada com esse motor, a versão LX alcançava de 0-100 km/h em 6,2 segundos e percorria o 1/4 de milha em 14,8 segundos a uma velocidade de 153 km/h. |
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Astro Funk 2012 Hot Wheels Mystery Models #8 Os "estrombólicos" dessa série começam aqui... Lançado na mainline de 2011, este modelo só tem mais uma variação, justamente a acima. Por que será? Apesar de tudo, seu estilo representa um momento historicamente interessante da indústria automobilística norte-americana, ocorrido ao final da II Guerra Mundial quando os projetistas incorporaram diversos elementos dos aviões da época em suas criações, inclusive as capotas em bolha que equipavam caças clássicos como o P51 Mustang e o Supermarine Spitfire. Logo depois, com o advento da corrida espacial, as bolhas passaram a ser relacionadas com naves e foguetes. Restritas a modelos conceituais como o icônico Lincoln Futura (1955), as bolhas fizeram grande sucesso no mundo das customizações, especialmente as criadas por Darryl Starbird (leia uma reportagem em inglês acerca de um de seus maiores projetos, o Predicta, aqui). |
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