Friday, August 16, 2013

Intensivão 2013, Especial #3

O maior site de informações sobre Hot Wheels do mundo, o T-Hunted!, recentemente abriu uma loja. A qualidade dos modelos disponibilizados é inegável, apesar do preço um pouco salgado às vezes. O lote abaixo foi o primeiro que adquiri por lá e é composto não só por raridades, mas também por modelos que simplesmente não consegui encontrar em Belém como, por exemplo, o lindo Chrysler Turbine da Boulevard. Aproveitem e não percam o segundo lote comprado na T-Hunted! Shop que aparecerá aqui amanhã.

'57 Chevy 2008 Fourth of July Cars 
Mais um dos grandes projetos de Larry Wood, o ’57 Chevy foi lançado em 1977 e desde então freqüenta a mainline, séries especiais e promocionais da Hot Wheels. O detalhe interessante é que, a quando de seu lançamento, ele não tinha o grande motor para fora do capo, detalhe que só veio a aparecer em 1984 mas que não impediu que as duas variações coexistissem até os dias de hoje. Reproduzindo livremente o Bel Air 1957 (ainda não havia o compromisso de fidelidade ao original presente nos dias de hoje), o ’57 Chevy acima integrava a Fouth of July Cars, série exclusiva da Walmart composta por modelos decorados com motivos alusivos ao feriado de 4 de julho, que marca o aniversário da independência dos Estados Unidos.
'62 Corvette 2009 Hot Wheels Classics #22 
Lindo e exclusivo modelo lançado em 2009 diretamente na série Classics (três variações, sendo uma integrante do Hot Wheels Classics Series 5 Set, exclusivo das lojas Walmart). Depois disso, só variações especiais: foi modelo exclusivo de convenção (2009), da promoção Kmart Main In (2010) e integrou a Cars of the Decades (2011). Este ano ele finalmente estreou na mainline e logo com uma variação Superized. Ele reproduz o ultimo modelo da primeira geração do Corvette (1953-1962), considerado um dos melhores de todos os tempos. O carro destaca-se, entre outras coisas, pelas mudanças no estilo que marcariam as gerações posteriores como, por exemplo, o fato de passar a ser oferecido também o modelo com capota rígida e não apenas conversível. Outra mudança foi o aumento da capacidade de seu motor, que passou de 4,6 litros para 5,3 litros, gerando então 250 hp. Como opcional havia a versão com injeção de combustível, que gerava 360 hp.
'65 Volkswagen Fastback 2011 Hot Wheels Garage VW Series #2 
Phil Riehlman mostra no projeto deste modelo a mesma categoria empregada para criar a 8 Crate, ou seja, transformar um modelo pacato em um monstro que esbanja potência e ousadia, já que sua carroceria se abre revelando o interior de um modelo pro stock. Inspirado no Volkswagen Type 3, modelo compacto produzido – inclusive no Brasil – entre 1961 e 1973, o Fastback foi lançado cercado por polêmicas na mainline de 2008 (em outra postagem explicaremos isso melhor) e hoje encontra-se restrito a séries especiais e promocionais: promoção Toys ‘R Us Main In (2009), Garage exclusivas das lojas Target (2010), modelo exclusivo da convenção brasileira e de um evento no Japão (2010), além de variações na Cars of the Decades (2011) e na Pop Culture (2013).
'67 Plymouth GTX 2011 Hot Wheels Garage Mopar Series #10 
Bonito modelo, mas com uma trajetória estranha: lançado em 2010 dentro do 5-pack Mopar Mania, ele só possui mais duas variações além dessa acima, presentes na mainline de 2012. Ele reproduz o primeiro modelo lançado com todos os equipamentos necessários para alto desempenho de série, além de ter interior luxuoso. Segundo uma propaganda da época, o GTX era “um muscle car para cavalheiros, oferecendo desempenho com estilo para compradores distintos” (acho que a frase funciona melhor em inglês...). Produzido em duas opções de carroceria (coupe duas portas e Hardtop duas portas), o GTX tinha como opção de motorização mais potente o V8 426 Hemi de 7 litros e 425 hp que o levava de 0-100 km/h em 4,8 segundos e a percorrer o ¼ de milha em 13,5 segundos a uma velocidade de 169 km/h.
'63 Chrysler Turbine 2012 Hot Wheels Boulevard - Concept Cars 
Exclusividade da Boulevard, esse modelo reproduz um dos mais interessantes carros-conceito de todos os tempos, na verdade o único automóvel movido por uma turbina de gas testado para o mercado consumidor da História. Com carroceria produzida pelo tradicional estúdio italiano Ghia, o Turbine Car era equipado com uma turbina que podia operar praticamente com todo o tipo de combustível, desde diesesl, gasolina, querosene passando por combustível de avião e a até mesmo óleo vegetal. Ao que parece, em um teste, o presidente do México fez com que ele andasse com tequila. Capaz de gerar 130 hp, a turbina levava o carro de 0-100 km/h em 12 segundos. Foram produzidos apenas 55 unidades (5 protótipos e 50 carros), dos quais apenas 5 chegaram até aos dias de hoje, todos guardados em museus.
Hiway Hauler 2007 Hot Wheels Classics #2 
Levando-se em consideração o lançamento do Hiway Hauler 2 na mainline do ano passado, poder-se-ia pensar que o modelo acima pertenceria à primeira geração do Hiway Hauler. Ele na verdade pertence à segunda, já que a primeira, projetada por Larry Wood, foi lançada em 1980 (sua última variação apareceu em 1996). Seja como for, esse é um modelo muito disputado pelos colecionadores por vários motivos: primeiro, e indiscutivelmente, é também um lindo projeto de Wood; depois porque, mesmo com 21 anos de estrada (foi lançado em 1992), esta geração do Hauler não tem muitas participações na mainline (1994, 1995, 1996, 2002, 2003, 2006 e 2009); por fim, ele tem muitas variações em séries especiais como a Classics e principalmente promocionais.
Path Beater 2008 Easter Eggsclusives 
Lindo projeto de Larry Wood inspirado na Chevrolet S10 e lançado em 1983 com o nome de Beach Patrol. O nome tinha tudo a ver com o modelo, que vinha equipado com duas pranchas de surf na caçamba (veja aqui). O detalhe das pranchas desapareceu justamente quando o modelo passou a ser denominado Path Beater (veja ele aqui). O interessante é que, no chão da caçamba foram deixados alguns “equipamento” como pés-de-pato, snorkel e máscara de mergulho. O modelo ainda receberia uma terceira denominação a partir de 1991, no caso Surf Patrol. Os nomes se revezaram em cinco participações na mainline (1991, 1995, 2000, 2002 e 2003), dez em 5-packs (1992, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010) e algumas séries especiais como as recentes Eggclusives e Easter Speedsters (ambas de 2008), exclusividades das lojas Walmart e Target respectivamente.
Super Tuned 2007 HW Seasonal 
Projeto original de Eric Tshcerne cuja descrição no Hot Wheels Wikia é muito legal: “a Super Tuned é equipada com um motor V8 feito de magnésio-alumínio turbo e com sistema ram air de 640 hp conectado a uma transmissão de sete velocidades de curta relacao e a um diferecncial de duas vias. Esta pickup tem carroceria de fibra de carbono, chassis de alumínio e vidros de carbono. O grande spoiler traseiro serve para criar downforce. Por fim, esta pickup está equipada com rodas de 18 polegadas e discos de freio de 15 polegadas servo assistidos por quatro pistões”. Incrível não? A Super Tuned foi lançada na mainline de 2001 e tem apenas mais três participações na mainline (2002, 2003 e 2008) e uma em 5-packs (2010). Tem algum destaque em séries promocionais como a Auto Zone (2001) e a Wallgreens Battery (2005). A única série especial de destaque é justamente a variação acima, que integrava a Gift Cars, exclusiva da Walmart que trazia modelos com pinturas e rodas especiais (no caso acima as rodas são as lindas e raras 6SPBLINGS) em cartelas com desejos de feliz aniversário.
VW Bug 2011 Hot Wheels Garage - VW Series #1 
Um dia desses li nos comentários de uma postagem do T-Hunted! sobre a chegada de um Bug com as cores do Herbie de que esse modelo é feio e ultrapassado. Sei que gosto não se discute, mas acho impossível alguém não gostar desse modelo. Projetado por Larry Wood e lançado em 1989, o Bug (não uso Fusca, pois essa não é a terminologia da Hot Wheels) vem sempre tendo variações nas mais diversas linhas da Hot Wheels, principalmente das séries especiais, pois da mainline ele infelizmente anda longe desde 2008. A variação acima foi a primeira da Garage, sendo que a segunda já apareceu por aqui (para vê-la clique na tag VW Bug).

0 comments:

Post a Comment