Saturday, August 10, 2013

Intensivão 2013, Classics #1

Pequeno grupo de Classics chegado recentemente via Fire Wheels e que, não sei porque motivo, estava esquecido dentro do computador. Bem, nada como um Intensivão para mostrá-los não? Enfim, a Classics foi uma série adulta produzida entre 2005 e 2009 cuja proposta era trazer Hot Wheels tradicionais com a famosa pintura Spectraflame, que remetia aos primeiros modelos lançados em 1968. Outras características da série eram a grande quantidade de variações de cores (também tal como os primeiros Hot Wheels), a base em metal e as poucas variações de rodas (a preferência era a RL5SP, uma referência às RL, que equipavam os modelos de 1968). Vamos a eles:

'47 Chevy Fleetline 2009 Hot Wheels Classics #9
Lindíssimo projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2004, o Fleetline só tem mais três participações na linha básica (2005, 2006 e 2012). Em compensação, em séries especiais, a coisa muda de figura já que ele integrou a Affinity (2004), Fright Cars (2006), Holiday Hot Rods (2008), Cars of the Decades (2011) e a recente Juke Box (2013), que em breve aparecerá por aqui. A variação acima é mais do que especial já que é um Chase Car, versão exclusiva com pneus de borracha produzida em pequena quantidade. Esse modelo reproduz o Chevrolet Fleetline Aerosedan 1947, um sucesso de vendas em seu segmento desde seu lançamento em 1942 graças principalmente ao seu estilo fastback e ao motor seis cilindros em linha de 3,8 litros e 90 hp que garantia um bom desempenho. Após o fim da II Guerra Mundial, este carro, mesmo sendo um dos modelos mais caros da Chevrolet, teve quase 160 mil unidades comercializadas em 1947.
Combat Medic 2009 Hot Wheels Classics #25
Linda variação de um dos meus modelos preferidos, um projeto de Larry Wood lançado em 1977. Teve uma infinidade de nomes ao longo de sua longa trajetória na linha Hot Wheels (clique na tag Combat Medic para vê-las na variação da mainline de 2012), que incluem participações tanto na linha básica como em séries especiais. No caso dessas últimas, os destaques vão para as recentes Sweet Rides (2009), Holiday Rods (2009), Slick Rides (2010), The Hot Ones (2011) e Mardi Gras (2011). Aqui venho ratificar uma informação (graças ao excelente blog Minis em Foco, do amigo Doalcey Rocha) que foi dada justamente na variação de 2012, quando afirmei que a Combat Medic não tinha relação com nenhum modelo real, ou seja, era "genérica". Ela, na verdade, parece ter sido inspirada na Step Van, modelo utilitário produzido pela GM entre as décadas de 1970 e 1990 (veja aqui uma versão usada pelo corpo de bombeiros de Potters, na Pensilvânia). Com capacidade para meia e duas toneladas, as Step Van podiam ser equipadas com motores a gasolina ou a diesel e ficaram conhecidas por serem os modelos padrão de grandes empresas como FedEx e UPS e por terem uma grande quantidade de versões que incluíam trailers.
Ford Thunderbolt 2006 Hot Wheels Classics #10
Finalmente! Caraca, como foi difícil conseguir essa variação da Classics... Enfim, mais um lindo projeto de Phil Riehlman, o Thunderbolt foi lançado na mainline de 2001. Tem seis participações na linha básica (2002 já como T-Hunt, 2003, 2005, 2007, 2010 e 2012), inclusive com variações exclusivas para as lojas Kmart e Walmart, além de séries especiais como a Preferred (2003), as exclusivas Military (Walmart), Fire (Toys 'R Us) e Cop Rods (Target) todas de 2009 e a Drag Strip Demons (2009 e 2010). O Thunderbolt foi um modelo experimental tendo como base o sedan Fairlane produzido apenas com um objetivo: participar de provas de arrancada. Para tal ele foi equipado com o grande V8 427 de 7 litros usado pelos Galaxie da NASCAR que, devidamente preparado, chegava a mais de 600 hp! O problema é que o motor não cabia no cofre, o que fez a Ford modificar exaustivamente o carro, incluindo transferir a bateria para o porta-malas. Apenas 100 unidades do Thunderbolt foram produzidas, inclusive algumas para uso nas ruas equipada com transmissão automática.
'70 Plymouth Road Runner 2005 Hot Wheels Classics #9 
Clássico criado por Phil Riehlman lançado na mainline de 1998, linha na qual tem mais dez participações (1999, 2001, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 quando foi um dos T-Hunts, 2009, 2010 e 2012). A quantidade de participações em séries promocionais e especiais do Roadrunner também é grande, das quais se destacam as variações da JC Whitney (1999), Editor’s Choice (2000), HWC Neo-Classics (2004), Since ’68 (2008) e Garage (2009 e 2010). Ele reproduz a primeira geração (1968-1970) de um dos primeiros muscle cars que, em 1970, trazia algumas modificações com relação ao modelo original que incluíam uma nova grade, bancos em couro, novas partes na carroceria que incluía um capo com sistema ram air acionado por um botão no painel e novos freios a disco. Com relação a mecânica, os opções de motorização continuavam as mesmas da época do lançamento, ou seja, do V8 383 de 6,3 litros e 335 hp passando pelo Hemi de 7 litros e 425 hp até o 440 de 7,2 litros e 390 hp.
Studebaker Avanti 2009 Hot Wheels Classics #3
Uma das variações de lançamento do Avanti, ocorrido justamente na Classics de 2009. Projetado por Larry Wood, só tem mais duas variações como T-Hunts em 2011, cuja variação "normal" já apareceu no blog (veja a tag). Já a Super, hoje vendida por até R$100,00 no Mercado Livre, a Meca dos atravessadores, eu não vi nem a cor. Ele reproduz o Avanti, modelo criado, segundo propaganda de 1962, o ano de seu lançamento, como o "único carro para quatro passageiros de alto desempenho" então disponível no mercado. O carro foi projetado em tempo recorde por ninguém menos do que Raymond Löewy, o projetista da moderna garrafa de Coca-Cola, da logomarca da Shell e de outros projetos icônicos. O Avanti tinha carroceria em fibra de vidro e vinha equipado com motor V8 de 4,7 litros e 280 hp que, segundo a fábrica, lhe fazia alcançar 224 km/h de velocidade final. Avançado para a época por oferecer freios à disco dianteiros de série, o Avanti foi produzido apenas até 1963, ano de encerramento das atividades da Studebaker.   

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