Friday, June 7, 2013

Coleção 2013, Especial #1

Primeira postagem da seção Especial em 2013 que, como você sabe, é voltada a modelos raros e que tornam a coleção especial.  O lote abaixo consegui com o amigo Jean e é composto principalmente por modelos que integravam a saudosa série Classics. Além disso, há também séries especiais e promocionais, além de raridades que integravam 5-packs antigos. Vale a pena dar uma conferida neles:

Custom '56 Ford Truck 2009 Hot Wheels Classics #6
Sensacional variação desse modelo lançado em 2006 dentro da série Ultra Hots. Um detalhe: as duas variações que integravam essa série tinham o capô basculante (veja uma delas aqui), detalhe que infelizmente desapareceu nas variações posteriores. Depois disso, foram só participações em séries especiais: Connect Cars (2009), Classics (2009), Garage (2010), HWC Holiday Car (2011) e Boulevard (2012). A Custom '56 Ford Truck, que este ano finalmente estreou na mainline, é uma versão "envenenada" da pacata pickup lançada pela Ford em 1956, trazendo nas portas a logomarca da montadora de pistões e molas Angry Bob's, fornecedora exclusiva da Hot Wheels.
Tail Dragger 2002 Fred Meyer
Hot rod clássico projetado por Phil Riehlman com inspiração no Ford Coupe 1941. Lançado na mainline em 1998, a variação acima era exclusiva da rede de supermercados Fred Meyer. Essa não foi a única variação promocional do Tail Dragger já que, entre outras, houveram exclusivas para a rede de troca de óleo Jiffy Lube (1999), a fábrica de impressoras Lexmark (1999) e a NASCAR (2001).
'29 Ford Pickup 2009 Hot Wheels Classics #18
Meus sites de referência não apontam o projetista desse modelo, mas aposto em Larry Wood. Foi lançado em 2009 justamente na série Classics e, partir de então, só tem variações em séries especiais: Larry Wood 40 Years of Design (2009, com apenas 7500 unidades produzidas), Slick Rides (2010), Nostalgia (2011) e The Hot Ones (2011). Reproduz uma das pickups derivadas do lendário Ford Modelo A, no caso a de cabine fechada, que vinha equipada com motor quatro cilindros de 3,2 litros e 40 hp e transmissão de três velocidades.
'32 Ford Delivery 2007 Hot Wheels Classics #12
Mais um lindo modelo criado por Larry Wood, que integrava a série Classics. Ele ainda é mais bonito devido às hoje raras rodas WL7SP. Lançado em 1989, possui nada menos do que mais onze participações na mainline (1990, 1991, 1993, 1995, 1996, 1999 quando foi um dos T-Hunts, 2000, 2002, 2004, 2005 e 2008), além de inúmeras séries especiais e variações promocionais. Reproduz a versão furgão do famoso Modelo B, veículo produzido entre 1932 e 1934 e que estava equipado com um motor de quatro cilindros de 3,3 litros e 50 hp. Foi esse modelo que trouxe pela primeira vez à linha dos carros da Ford um motor V8 de 3,6 litros e 75 hp como opcional.
'56 Flashsider 2000 Hot Wheels Editors Choice #16 - Target Exclusive
Clássico recente da Hot Wheels, foi projetado por Larry Wood e lançado em 1992. Possui mais sete participações na mainline (1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2003 e 2005, quando foi um dos T-Hunts). Além disso, tem um grande número de participações em séries promocionais e especiais como essa acima, exclusiva das lojas Target. O que a torna ainda mais bonita são as também raras rodas PC5. A Flashsider é uma versão customizada da pickup Chevrolet Task Force, produzida entre 1955 e 1959.
Tail Dragger 2001 Monster Series #2
Variação de 2001 do Tail Dragger na mainline, com destaque para a pintura monstruosa. Essa é uma das sete variações que já apareceram na linha básica (1998, 1999, 2000, 2002 quando foi um dos T-Hunts, 2005, 2007 e 2011). Ele possui ainda várias em séries especiais que incluem a Cop Rods (1999), Hot Wheels Racing (2001), Preferred (2003), Classics (2007) e, mais recentemente (2012), o Tail Dragger foi um dos HWC Real Riders, com apenas 4000 unidades produzidas.
'57 T-Bird 2006 Hot Wheels Classics #11
Acredito que esse modelo comprova plenamente o lugar comum de que os modelos projetados por Larry Wood que estão nesta postagem, seja pela beleza seja por sua trajetória, cravam a importância desse projetista para a história da Hot Wheels. Lançado em 1978, o '57 T-Bird tem um histórico de muitas variações em todas as séries, porém, está fora da mainline desde 2004. Uma injustiça, ainda mais se considerarmos a quantidade de tranqueira que está sendo lançada a cada ano. Assim, mais recentemente, o T-Bird tem aparecido em variações em séries especiais como a Mystery Car (2008), Connect Cars (2009), Cars of the Decades (2011) e Flying Customs (2013).
Steel Flame 2006 Hot Trucks 5-Pk
Pickup criada por David Martis e lançada na mainline de 2003. Apesar da beleza, possui poucas variações: apenas mais duas na mainline (2004 e 2005), três em 5-packs (além da variação acima, outras apareceram em 2008 e 2010) e algumas séries especiais como Affinity (2004), Mystery Car (2007) e Mardi Gras (2012). Sua história é interessante: ela reproduz uma pickup Sonoma de um funcionário da Mattel que, junto com Martis, a customizou com a intenção de um dia vê-la em formato diecast. Seu nome é uma referência a um detalhe de sua pintura, no caso chamas pintadas em um tom metalizado (veja a verdadeira Steel Flame aqui).
Purple Passion 2007 Hot Wheels Classics #18
Esse é um daqueles Hot Wheels que se aparecem vinte variações em um ano, as vinte vem para a garagem! Clássico projetado por Larry Wood inspirado no Mercury Eight (veja esse carro aqui), o Purple Passion é um modelo histórico para a marca, pois provavelmente pela primeira vez um modelo foi criado pensando nos colecionadores adultos. A variação acima fazia parte de sua segunda participação na série Classics, tendo a primeira sido em 2005. Mais uma vez o destaque vai para as rodas WL5SP.
'56 Flashsider 2001 Truck Stoppers 5-Pk
Mais uma variação da Flashsider, deste vez integrante de um fantástico 5-pack (veja ele aqui e confira como eram bons os 5-packs de antigamente) Ao longo de sua história, esse carrinho integraria ainda mais quatro desses conjuntos (1996, 1997, 1998 e 1999). A nota triste desse modelo é que, a partir de 2010 ela passou a ser produzida em uma nova versão de chassis, que a transformou em um horrível bigfoot. A Task Force original de 1956 tinha três opções de  motorização, sendo a mais potente um motor V8 de 4,6 litros e 162 hp. 

0 comments:

Post a Comment