Monday, January 28, 2013

Coleção 2012, Mainline #19

Esta era a segunda parte de uma remessa de mainlines que, tal como a primeira, eu ainda continuva correndo para deixar o menor número de novidades possível para 2013. Coisa que não consegui, obviamente. Já não basta o que acontece todo o ano, quando os últimos lotes do ano (pelo menos em Belém) chegam até mais ou menos março do ano seguinte. Justamente por conta desses atrasos, irão aparecer duas variações de um carrinho em uma mesma foto. Bom, então mãos à obra! Os destaques da postagem são, sem dúvida o '65 Corvette da polícia (um dos mais bonitos carrinhos, junto com o GTO que aparecerá em uma nova postagem, com essa temática nos últimos anos), o novo Mercury Cyclone e o Mazda Furai que, mesmo com as rodas FTE2, achei bonito por conta da incrível cobertura de cor âmbar. Divirtam-se:

Custom Volkswagen Beetle 2012 HW Racing #6
Projetado por Larry Wood, esse carrinho foi lançado na série Ultra Hots em 2007 com duas variações (eu tenho essa). Infelizmente, as variações posteriores a essas não trazem um detalhe muito bacana que uma espécie de aerofólio traseiro que podia ser colocado nas posições fechado e aberto. Depois disso, este Beetle ainda participou da Since '68 (2007) antes de estrear na mainline em 2009. Nessa série ele tem apenas mais uma participação, tirando as variações acima (ainda tem mais uma, exclusiva das lojas Walmart), que foi em 2011. Ele participou ainda da série especial Garage (2010). Tomando como base o Fusca produzido do pós-II Guerra Mundial até 1957, facilmente reconhecido pela janela traseira dividida, e o transformou em um street rod. Existem inúmeros exemplos desses carros na internet (veja aqui, aqui e aqui). Resumindo, esse carrinho é muito lindo e querido também, pois ele não para nas gôndolas.
'65 Corvette 2012 HW Main Street #6
Para mim um dos mais bonitos Hot Wheels de 2012 junto com o Pontiac GTO da mesma série e que em breve estará aqui no blog. Projetado por Mark Jones, foi lançado em 2000 e tem mais quatro participações na mainline (2001, 2002, 2005 e 2006), com destaque para 2001, quando uma de suas duas variações foi um dos mais bonitos Treasure Hunt de todos os tempos e que tenho o privilégio de ter (veja ele aqui). Ele participou ainda de várias séries especiais como sELECTIONs dos quais apenas 7832 foram produzidos (2005), Classics (2006), Egg-Clusives (2007) e Connect Cars (2009). Ele reproduz com grande fidelidade, uma das marcas do trabalho de Jones, o Corvette Sting Ray de 1965, que trazia pequenas modificações na carroceria - que continuava feita em fibra de vidro - com relação ao modelo anterior que incluíam um novo capô, três saídas de ar laterais totalmente funcionais e novas calotas. Na parte mecânica este Corvette inovou por trazer como equipamento padrão freios à disco nas quatro rodas e por trazer como opcional um novo motor V8 conhecido como Turbo Jet, um big block com 6,5 litros e altamente modificado com taxa de compressão aumentada, pistões mais leves e um grande carburador que fizeram sua potência alcançar 425 hp. O Corvette 1965 equipado com este motor percorria o 1/4 de milha em menos de 14 segundos e a uma velocidade de 165 km/h. Com mais estrada para correr, em testes o carro chegou facilmente aos 225 km/h de velocidade final!
Custom '69 Chevy Pickup 2012 HW City Works #10
Projetada por Phil Riehlman, essa pickup foi lançada na mainline em 2002, onde tem mais quatro participações (2003, 2006, 2007 quando foi um dos Treasure Hunts, e 2008), tirando as variações acima (há mais uma, exclusiva para as lojas Walmart) decoradas com as cores da companhia de eletricidade da Hot Wheels. Em 2013 ela integrará a mainline novamente. Já em séries especiais, esse carrinho participou, entre outras, da Affinity (2004), sELECTIONs (2007) e Garage (2011). O projetista se inspirou na segunda geração (1976-1972) da Chevrolet C/K, linha de pick-ups produzida de 1960 até 1999, para criar essa versão tunada (a mais próxima ao carrinho que encontrei foi essa aqui, equipada com motor V8 de 5,7 litros). Essa geração era completamente diferente da anterior foi chamado de Action Line e trazia uma grande quantidade de itens de conforto e dirigibilidade que incluíam nova suspensão, várias opções de transmissão e de motorização, que ia do seis cilindros em linha de 4,1 litros e 171 hp (esse é o famoso 4.1 que equipava os Opala) ao V8 283 de 4,6 litros e 185 hp. No ano seguinte, esse último motor deixou de equipar as pick-ups que passaram a ter duas novas opções de V8, o 307 de 5 litros e o famoso 396 de 6,5 litros e 325 hp. Finalmente, em 1969, além de mais um novo V8 (o 350 de 5,7 litros) foram feitas várias modificações na pick-up que incluíram a cabine como, por exemplo, a adoção de um novo volante.
'69 Mercury Cyclone 2012 New Models #50
Bonita novidade de 2012, esse carrinho reproduz o modelo Spoiler II, produzido apenas nas primeiras semanas de 1969 para alcançar o número exigido pela NASCAR a fim de conseguir a homologação necessária para competir (nesse ano eram necessários 500 unidades). Disponível em apenas duas opções de acabamento conhecidas como Cale Yarborough (branco com interior e detalhes externos em vermelho) e Dan Gurney (branco com interior e detalhes externos em azul), batizadas assim em homenagem aos pilotos da Mercury, o Spoiler II foi baseado no modelo Sportsroof (o nome utilizado pela Ford para designar seus fastbacks) e trazia modificações inportantes como uma dianteira mais aerodinâmica, painéis laterias mais próximos ao solo a fim de conseguir mais aderência e eram equipados com motores V8 351 Windsor de 5,8 litros e 290 hp com transmissão automática com alavanca localizada no volante. Para a NASCAR, a motorização inicialmente se constituiu do tradicional 427 de 7 litros que depois foi trocado pelo Boss 429 de 7 litros e mais de 500 hp de potência. Este carro teve bastante sucesso nas pistas, vencendo nada menos do que 8 corridas ao longo da temporada 1969. Hoje, devido ao número reduzido de exemplares existentes, o Cyclone Spoiler II é um dos mais raros muscle cars, sendo considerado uma espécie de carro de corridas de exposição.
'68 Dodge Dart 2012 Muscle Mania - Mopar #1
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2004 diretamente em uma série especial, no caso a Affinity. É justamente nas séries especiais que estão o maior número de variações do Dart: Classics (2005), Holiday Rods (2006), Flying Customs (2007), Connect Cars (2009), e HWC Real Riders e Vintage Racing (ambas de 2011).  Enquanto isso, slém das três variações de 2012 (essa acima é a terceira), ele só possui apenas mais variação na mainline (2006). Ele reproduz a quarta geração (1967-1976) do Dart, mais especificadamente o modelo S/S, que vinha equipado com o motor Hemi 426 de 7 litros e 425 hp conforme denuncia o adesivo no pára-lamas dianteiro do carrinho. Este carro, segundo propaganda da época, era uma versão mais leve e rápida do Dart GTS, o top de linha do modelo na época. Para alcançar esse objetivo, o motor teve sua taxa de compressão aumentada e foi equipado com um par de carburadores; o carro passou por um processo de redução de peso com o uso de pára-lamas e capô com scoop equipado com sistema Ram Air feitos em fibra de vidro e portas e vidros laterais mais leves; tudo o que foi considerado supérfulo foi retirado do interior, que passou a ser equipado apenas com bancos dianteiros em concha. Para domar o carro, foram instalados freios a disco na dianteira e utilizados pneus de 15 polegadas. Apenas 60 desses carros foram produzidos e eram capazes de ir de 0-100 km/h em 5,2 segundos e percorrer o 1/4 de milha em menos de 11 segundos a uma velocidade de 209 km/h.
Lamborghini Estoque 2012 All Stars #8
Este Estoque é mais uma prova de como um esquema de cores ruim prejudica um carrinho, e admito que só o comprei por se tratar de um Lamboghini. Foi lançado em 2011 e retornou à mainline com três variações, sendo um exclusiva das lojas Kmart e outra da Walmart. Possui ainda uma variação em séries especiais, no caso na Mystery Models (2012) que em breve estará chegando para a garagem. Ops! Acabei de revelar uma das novidades de 2013. Ele reproduz o carro-conceito apresentado no Paris Motor Show de 2008 como uma proposta para um inédito modelo no segmento dos grandes sedans de luxo. Primeiro Lamborghini a ter o motor dianteiro desde o utilitário LM002 produzido entre 1986 e 1993, estava equipado com um motor V12 de 6,5 litros e 640 hp com transmissão manual de seis velocidades. Segundo a fábrica, o Estoque seria capaz de alcançar a velocidade máxima de 340 km/h. Entre os equipamentos básicos do carro estavam oito airbags, sensores de estacionamento, faróis de neblina, controle de tração, sistema de controle de freagem, ABS, entre outros. Recentemente a Lamborghini anunciou que irá produzir o Estoque (pelo menos na motorização, muito modificado com relação ao conceito pois vem equipado com um V10) apenas para o mercado europeu e do Oriente Médio e que já estava aceitando encomendas para 2013 a um preço girando em torno de 200 mil Euros (algo em torno de 500 mil Reais, valor que, com os impostos de praxe, irá dobrar).
'66 Ford 427 Fairlane 2012 Muscle Mania - Ford #2
Espero que esse seja realmente o último Fairlane do ano que eu posto! Se minhas contas não estiverem enganadas, acho que esta é a quinta variação de 2012 que aparece no blog. Enfim, projetado por Phil Riehlman, foi lançado na mainline em 2009, onde logo de cara ganhou uma variação exclusiva para as lojas Walmart. Depois vieram mais uma participação na mainline (2010) e duas variações na série Garage (2011), que já apareceram aqui no blog. As variações de 2012 foram quatro, sendo uma exclusiva para a Walmart e uma Superized que também já apareceu aqui. Esse carrinho reproduz um modelo da quinta geração do Fairlane (1966-1967), remodelada com relação à anterior e que ganhou vários pacotes de desempenho (XL, GT e GTA) além de uma nova opção de carroceria, a conversível, que se junto ao sedan, hardtop (coupe de duas portas na nomenclatura da Ford) e station wagon. A motorização básica do modelo esportivo, o GT, consistia no V8 390 de 6,4 litros e 335 hp equipado com carburador de corpo quádruplo. Em 1966, a fim de conseguir a homologação para competir na NASCAR, a Ford produziu cerca de 500 unidades do modelo 500, equipado com o poderoso motor 427 de 7 litros e 425 hp e transmissão manual de quatro velocidades. Esse carro, que é facilmente reconhecido pelo proeminente scoop no capô, é um dos mais raros e valorizados muscle cars por colecionadores.
'73 Ford Falcon XB 2012 Muscle Mania - Ford #10
Projetado por Rob Matthes e lançado na mainline em 2010, esse carrinho tem um respaldo imenso junto a quem monta a linha Hot Wheels. Explico: depois de duas variações na série Garage (2011), ele chegou em 2012 com três variações na mainline, sendo uma Superized (da qual não vi nem a cor), e uma na Mystery Cars. Em 2013, ele voltará em duas variações, incluindo uma Superized. Ele reproduz a terceira geração do coupe australiano (1972-1979) que trouxe pequenas mudanças de estilo com relação ao modelo anterior, no caso o XA, como, por exemplo, pára-choques da cor do carro e uma dianteira mais agressiva, efeito conseguido com nova grade com furos em formato de "caixa de ovo". Apontado por alguns especialistas como tendo sido inspirado no Mustang produzido entre 1971-1973 (veja esse carro aqui e tire suas conclusões), o Falcon GT, coupe de duas portas reproduzida pelo carrinho acima, tinha como motorização principal o motor V8 Cleveland 351 de 5,8 litros e 260 hp e tinha dois tipos de transmissão disponíveis, de quatro velocidades manual e de três automática. Este carro sofreu com as novas legislações sobre a emissão de poluentes por isso foi produzido em um número pequeno de unidades. A versão GT,  teve apenas 949 unidades produzidas, tornando-se assim um item raro e cobiçado por colecionadores.
'67 Pontiac Firebird 400 2012 Muscle Mania - GM #5
Projetado por Brendon Vetuskey, foi uma das estrelas da mainline de 2010 com quatro variações, sendo uma exclusiva das lojas Walmart. No ano seguinte, a mesma sequência de variações se repetiu e ainda houve sua primeira participação em séries especiais, no caso a Garage. Em 2012, essa acima será sua única variação na mainline, pois as outras duas serão exclusivas mais uma vez da Walmart, e ele aparecerá também na Boulevard, que está chegando para mim via Semaan. Ele reproduz a primeira geração (1967-1969) deste verdadeiro mito que inovou por trazer sua carroceria em formato de garrafa de Coca-Cola mas que foi uma espécie de prêmio de consolação dado a Pontiac pela GM, que barrou as pretensões da montadora de lançar um esportivo de dois lugares que poderia vir a concorrer com o Corvette. Este pony car tinha várias opções de motorização que começavam com um seis cilindros em linha de 3,8 litros e 165 hp e chegava até ao V8 400 de 6,6 litros e 325 hp, que "equipa" o carrinho acima. Esse motor levava o carro de 0-100 km/h em 6,2 segundos e a percorrer o 1/4 de milha em 14,7 segundos a uma velocidade de 157 km/h. Havia ainda a possibilidade de equipar o motor com o sistema Ram Air que gerava de 10 a 20 hp a mais no motor. O interessante é que foi só dois anos depois que surgiria um pacote Trans Am Performance and Appearence Package, ou simplesmente Trans Am, que tornaria este carro verdadeiramente famoso.
Mazda Furai 2012 Faster Than Ever #6
Projetado por Jun Imai, estreou na mainline em 2010 e só agora retorna a a linha Hot Wheels com a variação acima e uma outra exclusiva para packs na qual as rodas FTE2 são substituídas por outras iguaizinhas, apenas mudando o material e sendo chamadas de TRAP5. Ele reproduz aquele que foi, para mim, um dos mais bonitos carros-conceitos de todos os tempos, revelado ao público no North American International Auto Show de 2008 (veja ele aqui). Uma tentativa da Mazda de aproximar seus carros de corrida dos modelos de rua, o Furai (nome que significa som do vento) seguia a linhagem inaugurada pelo também conceito Nagare (veja ele aqui) inclusive nas linhas em formas de ondas e folhas da carroceria e era totalmente funcional. Com chassis baseados no Courage Compétition, protótipo utilizado pela Mazda para competir na American Le Mans Series (veja ele aqui), o Furai era equipado com um motor rotativo Wankel (uma das marcas registradas da montadora) movido a etanol e capaz de gerar 450 hp. Estava ainda equipado com transmissão de seis velocidades acionada por borboletas atrás do volante, grandes discos de freio Brembo, assento do motorista localizado no lado direito e portas que se abriam no estilo Lamborghini. Em homenagem ao histórico vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1991, o 787B (veja ele aqui), o Furai recebeu o mesmo número daquele protótipo, ou seja, 55.

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