Monday, January 14, 2013

Coleção 2012, Mainline #17 - parte 1

Os problemas com a internet continuam e por conta disso, a postagem especial sobre o aniversário de Belém (ocorrido no dia 12) foi para o beleléu. Como postá-la agora perderia o sentido, vou guardá-la para o ano que vem. Mas como a vida continua, vou continuar atualizando o blog, mesmo tendo de depender de outros computadores para tal. Ainda mais porque tem muita coisa de 2012 nos rascunhos, sendo mais esse lote de mainlines uma delas. Na época, estava lutando contra o tempo, pois estava chegando no final do ano e ainda tinha muita coisa da mainline esperando, bem como de séris especiais como a Nostalgia. Assim, pelo menos nos primeiros meses de 2013 o blog ainda apresentará as "novidades" de 2012. Esta postagem está recheada de novos modelos que incluem a linda 458 Spider e o sinistro Corvette Z06, bem como o Malibu que, surpreendentemente, tem carroceria e chassis em metal, algo muito raro nos Hot Wheels atuais. Um dos poucos que tinham esse detalhe era o Tail Dragger, mas a tão falada crise da Mattel acabou com ele. Tem também "caras" conhecidas como o Cougar e o Camaro, além de um lindo Nissan. Para terminar, as duas maiores aquisições do segundo semestre: a Ferrari 599XX Superized, a qual encontrei duas na mesma gôndola (!) e o DW-1. Confira:

DW-1 2012 New Models #42 Dan Wheldon Special Commemorative Edition
Nascido em 1978, a trajetória de Dan Wheldon antes de chegar a IndyCar foi praticamente a mesma de muitos jovens ingleses que se aventuraram no mundo da velocidade: primeiro correu e venceu vários títulos no kart e em categorias menores européias (onde teve Jenson Button como um de seus adversários) antes de tentar a sorte nos Estados Unidos em 1999. Depois de passar pelas desconhecidas U.S. F2000 Championship e Toyota Atlantic Championship, chegou a Indy Lights onde faturou o vice-campeonato de 2001. Wheldon chegou à IndyCar no ano seguinte e depois de duas temporadas apagado, em 2004 chegou a uma equipe de ponta (Andretti Racing) e começou a se destacar vencendo sua primeira corrida e levando o vice-campeonato. Em 2005, veio a consagração: venceu o campeonato e, de quebra, também as 500 Milhas de Indianápolis, sendo o primeiro inglês a fazê-lo depois de Graham Hill em 1966. Depois de temporadas razoáveis e ruins (foi quarto em 2007 e 2008), Wheldon não tinha equipe para a temporada 2011, recebendo apenas um convite da equipe Bryan Hertha Autosport para participar das 500 Milhas de Indianápolis, que acabou vencendo mão beijada devido a uma barbeiragem do líder da prova na última curva (leia postagem sobre a prova aqui). E só participou da última prova em Las Vegas devido a uma promoção que daria um prêmio milionário a um piloto de fora da categoria que porventura vencesse a prova. Largando em último lugar, Wheldon vinha rapidamente ganhando posições quando ocorreu um acidente à sua frente. Vindo rápido e sem ter como desviar da batida que envolvia cerca de 15 carros, Wheldon acabou se chocando e se tornando a única vítima fatal do fatídico acidente. Uma parte da renda obtida com a venda de seus carrinhos foi destinada pela Mattel à família do piloto.   
'69 Camaro Convertible 2012 Muscle Mania - GM #8
Lançado em 2006, foi provavelmente projetado por Phil Riehlman, responsável pela versão coupe lançada no ano seguinte. Fora a variação acima e a de seu lançamento, esse carrinho apareceu mais duas vezes na mainline (2007 e 2008), além de algumas séries especiais como Classics (2007), Connect Cars (2009) e Garage (2011). Em 1969, o Camaro passou por um grande processo de reestilização com relação à versão de lançamento em 1967, o que alavancou definitivamente as vendas desse pony car. O interessante é que essa nova versão foi produzida apenas neste ano, já que a segunda geração do carro foi lançada em 1970. A versão mais popular foi a Super Sport (SS), equipada com motor básico V8 350 de 5,7 litros 300 hp e com uma série de inovações mecânicas que incluíam suspensão esportiva, penus de 14 polegadas, freios a disco dianteiros e o capô com scoops falsos que, por mais 79 dólares, poderia ser trocado por um com entradas de ar voltadas para trás, desta vez funcionais, como é o caso do carrinho acima. A versão mais popular era a equipada com o V8 396, de 7 litros e que tinha três preparações, sendo a mais potente a L89, com cabeçote de alumínio e 375 hp, capaz de fazer 0-100 km/h em 6,8 segundos e percorrer 1/4 de milha em 14,7 segundos a uma velocidade de 159 km/h.  
'12 Corvette Z06 2012 New Models #23
A Hot Wheels no seu melhor naquele que é um dos modelos mais bonitos de 2012! Ele talvez tenha sido uma homenagem às mudanças acontecidas no modelo no tocante ao seu desempenho. A primeira delas foi a redução de peso tanto da carroceria, que passou a ter partes como os pára-lamas em fibra de carbono, como dos chassis, que passou a ser feito de alumínio. Essas medidas fizeram o Z06 pesar apenas 1.451 quilos, o que o fez o Corvette mais leve e equilibrado da linha. Depois disso, obviamente vem o motor: um V8 de 7 litros e 505 hp equipado unicamente com transmissão manual de seis velocidades, o que eleva o torque do motor e permite a existência de uma bomba que envia fluido da transmissão para o radiador dianteiro para resfriamento e, no seu retorno, resfrie o diferencial antes de retornar à transmissão. A mecânica do carro ainda tem uma poderosa embreagem que transmite o torque ao eixo traseiro e um diferencial maior. Tudo isso garante ao maior e mais rápido Corvette aspirado (ele só perde em desempenho para o ZR1, equipado com supercharger) um desempenho excepcional: ele faz 0-100 km/h em 3,7 segundos, percorre o 1/4 de milha em 11,7 segundos a 201 km/h e alcança uma velocidade final de 319 km/h.  
'70 Dodge Hemi Challenger 2012 HW Racing #4
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2006 e enquanto acumula apenas mais duas participações na mainline (2008 e 2012), em séries especiais ele já apareceu na Ultra Hots (2007 e 2008), Classics (2009), Mystery Car (2010), Garage e Vintage Racing (ambas de 2011). Ele reproduz um dos maiores muscle cars de todos os tempos, lançado em 1970 baseado na mesma plataforma que o Barracuda, porém "esticado" em cerca de 5 centímetros para melhorar o espaço interno. Estavam disponíveis as versões hardtop e conversível e várias de motorização. A versão esportiva era a R/T, que tinha como motor básico o V8 383 de 6,2 litros e 335 hp e como opcionais o 440 Magnum de 7 litros e 375 hp e o Six Pack (equipado com três carburadores) também de 7 litros e 390 hp. Se mesmo assim o cliente não ficasse satisfeito, bastava desenbolsar 1228 dólares e comprar o 426 Hemi (versão reproduzida pelo carrinho acima) de 7 litros e 425hp. Para rodar com esse último motor, o carro precisava de vários equipamentos como transmissão automática, suspensão mais dura e pneus de 15 polegadas. Característica marcante desse modelo era o duplo scoop no capô, mas que não injetavam ar diretamente no coletor. Esse carro percorria o 1/4 de milha em 14,1 segundos a uma velocidade de 166 km/h e alcançava uma velocidade final de 235 km/h. 
458 Spider 2012 New Models #25
Mais uma bonita novidade de 2012, este carrinho reproduz a versão conversível da Italia, apresentada ao público no Frankfurt Motor Show de 2011. Obviamente, a característica mais marcante desse carro é o teto retrátil feito em alumínio que, segundo a Ferrari, pesa cerca 25 quilos a menos que o feito de lona e se recolhe em apenas 14 segundos. Com previsão para serem produzidas entre 1500 e 2000 unidades por ano, a Spider vem com o mesmo motor da hardtop, ou seja, o V8 de 4,5 litros e 570 hp equipado com injeção direta de combustível e também com a mesma transmissão de sete velocidades e dupla embreagem integrada com controle de tração herdada da Formula 1 e os freios ABS. Contudo, algumas modificações tiveram de ser feitas para que a Spider entrasse em produção como, por exemplo, o barulho do motor é mais alto que o da hardtop para que os ocupantes possam escutá-lo com o teto retirado, os chassis foram reforçados para garantir o mesmo nível torcional da carroceria encontrado na hardtop, difusor de ar interno a fim de reduzir a turbulência interna quando o teto estiver retirado e o capô do motor que acompanha o compartimento do teto. O desempenho da Spider é tão impressionante quanto o de seu irmã "com teto": 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos e velocidade máxima de 320 km/h. 
2012 Mustang Boss 302 Laguna Seca 2012 New Models #8
Última das três variações deste bom modelo de 2012, ainda mais porque ele traz retrovisores, quem sabe uma tendência entre os novos modelos da Hot Wheels daqui para frente. Ele reproduz uma versão do já impressionante Boss 302 que, segundo o presidente da Ford à época de seu lançamento, não era "para pessoas que simplesmente queriam dirigir algo divertido no dia-a-dia. [Já que O Laguna Seca] é uma espécie de carro de corridas de fábrica". Para alcançar esse objetivo, a Ford promoveu inúmeras modificações, que começaram no motor que, apesar de ser o mesmo V8 de 5 litros e 550 hp que equipa o Boss, foi calibrado especificamente para competição. Isso aliado ao fato dos engenheiros da montadora terem ainda descoberto uma forma de transmitir toda essa potência de forma mais eficiente aos pneus através de um novo diferencial. O interior também mostra a vocação de corridas do carro: os bancos traseiros foram eliminados (os dianteiros foram desenhados em parceria pela Ford SVT e pela Recaro) e em seu lugar foi instalada uma barra estabilizadora que ajuda a melhorar em 10% o desempenho da suspensão traseira. O conjunto é completado por novas rodas e pneus de 19 polegadas e por um novo conjunto aerodiâmico composto por novos splitter dianteiro e spoiler traseiro, que trabalham em conjunto para gerar downforce.

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