
Nova remessa de mainlines que se inicia estabelece definitivamente a certeza de que 2013 se iniciou com "novidades" de 2012. Vários são os fatores para isso: a demora na chegada dos novos lotes em Belém, o excesso de trabalho que um professor tem no final do ano, a licença paternidade de duas semanas e os problemas com a internet foram os principais. Uma das consequências disso será a presença de duas variações do de um carrinho juntas na mesma foto. Agora não adianta reclamar, por isso vamos aos destaques dessa postagem: primeiro, a Ferrari 599XX "normal" achada depois da Superized. Por falar em Superized, temos ainda o '69 Camaro encontrado em uma Lojas Americanas despintada no centro de Belém. Por fim o bonito New Beetle e o Chevelle Treasure Hunt. Aproveitem:
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Ferrari 599XX 2012 All Stars #5 Lançada na série Speed Machines em 2010, a 599XX fez este ano sua estréia na mainline sendo, como escrevi acima, um dos Superized, os modelos exclusivos com pneus de borracha e pintura Spectraflame que substituíram os Super T-Hunts. A história desse carro começa em 2009, quando a Ferrari, tal como a havia feito quando lançou a FXX derivada da Enzo, apresentou a 599XX como a versão de pista da 599 GTB Fiorano. Ambas dividem o mesmo motor V12 de 6 litros, mas que no caso do modelo acima teve seus sistemas de admissão, escapamento e câmaras de combustão melhorados, o que elevou sua potência para 700 hp contra 620 da Fiorano. O carro teve ainda seus sistemas eletrônicos otimizados, cujo desempenho pode ser acompanhado através de uma tela no centro do painel. A aerodinâmica também passou por uma revisão a fim de garantir o máximo possível de downforce com destaque para um sistema de ventilação localizado sob o porta-malas que, conforme o lado em que o carro faz a curva, joga o ar para os difusores traseiros. Tanta potência precisa ser parada, por isso foram instalados discos de freio e pastilhas em cerâmica. As rodas são de 19 polegadas e estão equipadas com pneus slick. Lógico, afinal de contas a 599XX não foi feita para andar nas ruas. |
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1970 Chevelle SS 2012 HW Racing #2 Essas são as duas variações deste carrinho para 2012 que se juntam as várias - confesso que já perdi a conta de quantas tenho em minha coleção - já estacionadas na garagem. Projetado por Phil Rhielman, o 1970 Chevelle SS foi lançado em 1999 dentro da série First Editions e desde então acumula inúmeras variações tanto na mainline (onde foi um dos Treasure Hunts de 2000) como em séries especiais com destaque para Editors Choice (2000), Hot Wheels Whips (2004), Classics (2005) e Ultra Hots (2007), linda variação que abria o capô (veja ela aqui). Ele reproduz o Super Sport, modelo esportivo da segunda geração do Chevelle (1968-1970) no qual a Chevrolet colocou o novo motor V8 454 de 7,4 litros e 360 hp, indo de encontro à determinação da GM de não equipar mais modelos médios com motores com capacidade maior do que 6,6 litros. Esse novo motor tinha ainda a versão LS6 que, equipado com carburador quádruplo, coletor de admissão e pistões em alumínio, maior taxa de compressão, comando de válvulas em aço forjado, tinha potência estimada de 450 hp (segundo algumas fontes a potência podia ser até maior). O Chevelle SS equipado com esse pacote de desempenho fazia de 0-100 km/h em 6,1 segundos e percorria o 1/4 de milha em 13, segundos a uma velocidade de 166 km/h. |
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Honda Civic Si 2012 Heat Fleet #10 Não consegui encontrar o projetista deste carrinho, mas aposto em Jun Imai, o grande defensor dos carros japoneses junto à Mattel. O interessante é que ele é o segundo Hot Wheels a ter o nome Civic Si, sendo o primeiro lançado em 2001 e projetado por Alec Tam (veja ele aqui). Já o modelo acima foi lançado em 2006 e tem mais quatro participações na mainline além de 2012 (2007, 2008, 2009 e 2011) além de um pack em 2010 chamado Hot Tunerz, um dos piores que já vi, mas que eu comprei (veja ele aqui) e algumas séries especiais como a Modern Classics (2008) e a Boulevard (2012). Ele reproduz uma versão tunada da oitava geração (2008-2011) do Civic Si, uma versão esportiva com apenas a opção hatch (a sedan só apareceria em 2007) que vinham equipados com motor de quatro cilindros K20Z3 i-VETC de 2 litros e 197 hp, transmissão manual de seis velocidades e diferencial LSD. O desempenho deste carro era bem interessante: 0-100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. Entre os equipamentos padrão Si estavam o teto solar, um sistema de som composto por sete alto-falantes (que podem ser vistos através do vidro traseiro do carrinho), rodas de 17 polegadas e porta-malas com acionamento elétrico. Este carrinho é bonito, mas bem que poderia ter vindo com uma cor de vidro menos espalhafatosa. |
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Baja Breaker 2012 HW Performance #3 Clássico projetado por Larry Wood e lançado em 1978 com rodas BW e capô basculante (veja essa variação aqui), ele já teve vários nomes dentro da linha Hot Wheels: Motocross Team (1979), Circus Cats (1981), Simpson's Family Camper (1990, veja essa maravilhosa variação aqui) e Open Wide (1993). Além da variação de 2012, o Baja Breaker tem mais oito variações na mainline (1980, 1983, 1984, 1989, 1990, 1997, 2006 e 2009) e várias séries especiais no currículo, com destaque para a linda HWC Real Riders da qual apenas 10000 unidades foram produzidas (2004, veja ele aqui), Classics (2005), Flying Customs (2006), Since '68 (2008), The Hot Ones (2011) e Nostalgia (2012). Larry Wood buscou inspiração nos utilitários da terceira geração (1975-1991) dos Fords série E, conhecidos como Econoline. Essa geração foi marcada por mudanças na carroceria, nos chassis e também no interior, onde o motorista passou a ter controles mais ergonômicos para o motorista. A Econoline era oferecida em duas opções de carroceria: van de passageiros Club Wagon e a base para utilitários conhecido como Cutway Van da qual se originou o modelo Chateau, que tem grande semelhanças com o Baja Breaker, inclusive por conta das "escotilhas" traseiras (veja aqui). |
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'70 Chevelle SS Wagon 2012 HW City Works #12 Mais um Chevelle e mais um projeto de Phil Riehlman. Foi lançado em 2009 em quatro variações, sendo um exclusiva da Walmart, dentro da série New Models. Enquanto só apareceu novamente na mainline com as variações acima (uma delas é Superized), teve várias participações em séries especiais: duas vezes na Garage (2009 e 2010) e três vezes na Nostalgia (duas em 2011 e 2012), além de um pack especial de Páscoa (2010). Este carrinho reproduz, tal como as versões coupe e conversível acima descritas, com bastante fidelidade a Chevelle Station Wagon que, tal como as demais versões do carro, passou por mudanças na carroceria como, por exemplo, novas laternas traseiras, faróis, grade dianteira, painel interno, pára-lamas, capô, barras de proteção nas portas e um novo sistema de abertura do porta-malas, que poderia ser utilizado da forma tradicional ou então abrindo para o lado esquerdo como uma porta. A SW vinha em três opções de acabamento interno: Nomad (básica), Greenbrier (padrão Chevelle) e Concours (padrão Malibu, que ainda tinha a versão de luxo Estate) e tinha como opções de motorização o seis cilindros em linha padrão de 3,8 litros e 155 hp, outro seis cilindros de 4,1 litros e 200 hp (o mesmo motor que o Opala usaria anos mais tarde), e quatro opções de V8, sendo o mais potente o 402 de 6,6 litros e 300 hp. Em mais uma mancada da Mattel, o padrão SS tal como descrito nos Chevelles acima não estava disponível para as SW. |
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2012 Volkswagen Beetle 2012 New Models #24 Lindo carrinho que espero ser integrante da tendência dos novos modelos da Hot Wheels virem com espelhos retrovisores. Ele reproduz de forma bastante fiel a novo geração do New Beetle, lançado há exatamente 12 anos atrás. Menos arredondado, o Beetle (o New saiu do nome) chega com ares mais esportivos com destaque para os faróis maiores e que podem ser equipados com iluminação xenon e LED, teto reto que termina na curva do vidro traseiro - tal como no Fusca original -, que por sua vez termina em novas lanternas em formas de U invertido ao invés das anteriores redondas. O interior também ganhou esportividade, que pode ser percebida no formato do volante e nos relógios no console central. O carro terá três opções de acabamento (Beetle, Design e Sport) e novos opcionais como sistema de partida sem chave, GPS, teto solar panorâmico, controle de estabilidade (ESP) e seis airbags. O carro terá também várias opções de motorização: o 1,2 TSI de 105 hp, o 1,4 TSI de 160 hp e o 2,0 TSI de 200 hp, todos movidos à gasolina, dois motores a diesel com 105 e 140 hp e um exclusivo para o mercado norte-americano de cinco cilindros de 2,5 litros e 170 hp. Depois de ser apresentado em setembro deste ano no Salão de Frankfurt, o Beetle passou a ser comercializado na Europa e espera-se que chegue ao Brasil em 2013. |
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BMW Z4 M 2012 New Models #18 Sem dúvidas um dos carrinhos mais bonitos de 2012, tanto em sua primeira variação branca como a segunda acima. Ele reproduz o modelo que representou a BMW Motorsports nas 24 Horas de Nürburgring deste ano e que foi produzido pela montadora seguindo as regras da categoria GT3 tomando como base o Z4 M, coupe esportivo equipado com um motor seis cilindros em linha de 3,2 litros e 343 hp. A primeira providência para adequá-lo às pistas foi justamente mexer no motor, que passou a ser oito cilindros de 4,4 litros e 515 hp com cabeçote de alumínio e equipado com eletrônica moderna, uma nova transmissão de seis velocidades com o sistema Quick Shift, freios ABS, limitador de velocidade para os pitstops, controle de tração, barras estabilizadoras, célula de sobrevivência para o piloto e partes da carroceria como teto, capô e asa traseira feitos em fibra de carbono que ajudaram a diminuir o peso do carro até 1200 quilos, o necessário para que fosse homologado na GT3. Em 2012, o Z4 passou por mudanças em seu kit aerodinâmico, escapamento, recebeu um novo diferencial, um novo e maior tanque de combustível e a asa traseira passou a ter geometria variável, além de um conjunto de pedaleira que permite ajustes mais rápidos em relação ao tamanho dos pilotos. A intenção da BMW é manter o Z4 como o seu carro de competição na categoria GT pelo menos até 2015. |
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'69 Camaro 2012 Muscle Mania - GM #8 Em mais um golpe de sorte consegui este Superized em uma Lojas Americanas completamente despintada no centro de Belém. Provavelmente projetado por Phil Riehlman (já que projetou também a versão hardtop lançada em 2008), este bonito carrinho foi lançado em 2006 em nada menos do que seis variações - quatro de cor e três de rodas - e desde então já apareceu mais duas vezes na mainline (2007 e 2008), tirando a variação acima. Também já apareceu em séries especiais como a Classics (2007), Connect Cars (2009) e Garage (2011). O número 302 gravado no capô "denuncia" que ele seria um Z28, uma vez que o motor V8 de 5 litros (302 cu in) era exclusividade desse modelo. A questão é que não havia Z28 conversível em 1969! Diante dessa mancada da Mattel, continuaremos com o Z28, cujo motor era equipado com carburador de corpo quádruplo, coletor de admissão e sistema de exaustão modificados e scoop funcional no capô, o que fazia sua potência chegar a 400 hp. Outros equipamentos eram suspensão esportiva, transmissão Hurst com relação das marchas mais curtas, pneus de baixo perfil, faixas laterais, direção mais precisa e freios à disco dianteiros, sendo os traseiros opcionais. O Z28 era capaz de percorrer o 1/4 de milha em 14,8 segundos a uma velocidade de 162 km/h. Todo esse desempenho foi aproveitado na categoria Trans Am, onde os Z28 ganharam os títulos de 1968 e 1969. |
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Dodge Challenger Concept 2012 Heat Fleet #3 Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2007 e só tinha mais uma variação na mainline em 2009 antes dessa acima, que tem duas variações exclusivas para as lojas Kmart e Walmart. Nesse intervalo, apareceu em vários tipos de pack (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) e na série especial Modern Classics (2008). Ele reproduz o modelo que, cerca de 32 anos depois, fez ressurgir o nome Challenger, que dessa vez foi construído tendo como base a chamada plataforma LX, a mesma utilizada pelo Chrysler 300 e pelos Dodges Magnum e Charger. Apresentado no Detroit Auto Show de 2006, a inspiração para o conceito foi o Challenger 1970 de quem herdou os quatro faróis dianteiros redondos e recuados dentro da grade e os escapamentos retangulares. De moderno, o carro tinha laternas em neon e faixas pretas no capô que não eram pintadas e sim recortes que mostram a fibra de carbono da qual era feita a peça. Outra característica única do conceito eram as enormes rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira (para se ter uma idéia, o Challenger de 1970 rodavam com pneus de apenas 15 polegadas). O interior também prestava homenagem ao modelo original com volante de três raios e painel com quatro mostradores. Debaixo do capô estava umV8 Hemi de 6,1 litros e 425 hp equipado com transmissão manual de seis velocidades. O Challenger voltou a ser produzido em 2008. |
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'70 Chevy Chevelle Convertible 2012 Treasure Hunt #15 Mais um projeto de Phil Riehlman, esse carrinho foi lançado na série Classics em 2006. A partir daí só apareceu mais duas vezes na mainline antes da variação acima (2007 e 2010) enquanto teve variações em séries especiais tais como modelo exclusivo da Comic Con (2006), na Super Chromes (2007) e na Summer Racin' Series (2009), além de ter integrado um 5-pack (2010). Este carrinho tem como pontos positivos o fato de ser bem fiel ao verdadeiro, porém o esquema de cores estrano e o fato da pintura ter partes descascadas são os pontos negativos. Ele reproduz a segunda geração do Chevelle conversível (1968-1972), no caso o modelo SS que tinha motorização básica composta pelo V8 402 de 6,6 litros e 350 hp, suspensão esportiva, pneus de 14 polegadas e capô especial que, por 147 dólares a mais poderia ser equipado com abertura funcional próximo ao pára-brisas que se abria para melhorar a entrada de ar para o motor toda a vez que o condutor pisava fundo no acelerador. Havia ainda como opcional o famoso pacote LS6, composto pelo famoso motor 454 de 7,4 litros e 450 hp. Outros itens de série do SS incluíam duplo escapamento, grade frontal preta, freios a disco dianteiro além de duas possibilidades de transmissão, manual de quatro velocidades e automática de três. Já entre os opcionais haviam direção servo-assistida, vidros elétricos, ar condicionado e rádio AM/FM. Apenas 7,511 Chevelles conversíveis foram construídos em 1970. |
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