Monday, May 7, 2012

Fire Wheels #5 - parte 2

Segue a segunda parte da postagem.

'93 Camaro 1993 Hot Wheels
Para mim, uma das estrelas da remessa mas que, num primeiro momento, não consegui descobrir quem o projetou. Além desta ter sido uma das primeiras variações desse modelo, está equipado com as rodas UH, presentes na linha de 1984 a 1995. Como curiosidades, ele tem retrovisores - algo raro nos Hot Wheels - e já recebeu pelo menos mais duas denominações, além de '93 Camaro: Camaro Race Car e Camaro Racer. Foi descontinuado em 1999 ao aparecer na série Final Run, na qual os moldes dos carrinhos eram posteriormente inutilizados. Foi meio difícil saber qual versão do Camaro que ele reproduz, porém, ao ver as telas de proteção nas janelas, típicas de carros de competição norte-americanos, lembrei do Camaro da equipe American Equipment Racing (AER), patrocinado pela Hot Wheels e pilotado por Jack Baldwin, que venceu o campeonato da Sports Car Club of America (SCCA) em 1992. Como este carro pertence à coleção particular de Larry Wood (confira ele aqui), acredito ter sido ele seu projetista.
Chaparral 2 2001 Hot Wheels #178
Projetado por Mark Jones, foi lançado na mainline em 1998, onde sua trajetória parece ter acabado em 2001. Depois disso, apareceu em dois 5-pack (2001 e 2002) e, mais recentemente, na série Holiday Rods e em um 3-pack, ambos em 2009. Ele reproduz o revolucionário carro de corridas que começou a nascer quando os proprietários da Chaparral, Jim Hall e Hap Sharp, decidiram que seu novo carro teria motor central e chassis monocoque. Como não tinham experiência nesse tipo de trabalho, eles contrataram um engenheiro aeronáutico que o construiu em alumínio, coisa que somente um gênio do quilate de Colin Chapman (1928-1982) havia tentado e conseguido antes. Pronto no final de 1963, o Chaparral 2 teve seu design inicial descartado e atualizado para um roadster. Equipado com um motor V8 da Chevrolet, o carro, após serem resolvidos alguns problemas técnicos, se destacou nas temporadas de 1964 e 1965 do United States Road Racing Championship, onde se sagrou campeão nas mãos de vários pilotos, entre eles Roger Penske. 
'35 Classic Caddy 1996 Hot Wheels
Como quase todo clássico da Hot Wheels, foi projetado por Larry Wood. Lançado em 1982, participou esporadicamente de séries especiais e frequentou regularmente a mainline até 2005 quando, a partir de então, só esteve presente em variações para a Target e Walmart, além de uma linda variação da série Car of the Decades (2012). Reproduz o Cadillac 370-D, equipado com um motor V12 de 3,6 litros e 150 hp que, preparado para proporcionar um rodar o mais suave possível, vinha com transmissão automática de três velocidades e dupla embreagem. Sua carroceria ainda seguiu o processo de construção típico do início do século XX, no qual as montadoras entregavam a parte mecânica dos carros pronta a oficinas tradicionais que construíam carrocerias customizadas ao gosto dos seus ricos compradores (o 370-D custava cerca de 7000 dólares). No caso dos carros da Cadillac, incluindo o 370-D, grande parte de suas carrocerias foram produzidas pela oficina Fleetwood que, após ser integrada à General Motors em 1931, passou a ter seu nome designando vários modelos da marca.
Corvette Coupe 1996 Hot Wheels #499
Como deu trabalho encontrar a história desse carrinho! Conhecido também como 80's Corvette (o mesmo nome de outro modelo da Hot Wheels), ele na verdade é um molde da Corgi, fábrica de brinquedos adquirida pela Mattel em 1971. Só teve oito participações na linha Hot Wheels: duas na mainline (1996 e 1997) e em seis séries especiais que incluíram variações para o McDonald's e o Chuck E. Cheese, ambas em 1997. Equipado com retrovirsores, ele reproduz a quarta geração do Corvette, produzida entre 1984 e 1996, o primeiro totalmente novo desde 1963. Sua produção era para ter sido iniciada em 1983, mas devido ao atraso nas linhas de peças, o carro só foi lançando no ano seguinte. Esse Corvette vinha equipado com a versão Crossfire do motor L83, um V8 de 5,7 litros e 210 hp (cinco a mais do que a versão original). Os novos chassis utilizavam bastante alumínio a fim de reduzir o peso e no interior, entre outras inovações, o painel tinha mostradores de cristal líquido    
'68 Mercury Cougar 2002 First Editions #17
No primeiro Cougar que postei no blog (veja aqui), não lembrei que o modelo acima, projetado por Phil Riehlman, é na verdade a segunda versão desse carro na linha Hot Wheels. A primeira foi o Custom Cougar, projetado por Harry Bradley e integrante dos chamados Sweet Sixteen, ou seja, os 16 carrinhos originais lançados em 1968 (veja esse carrinho aqui). Ambas as versões se basearam no modelo da Mercury lançado em 1967, produzido apenas como coupe e com apenas duas versões opcionais: a básica XR-7, com interior mais luxuoso e com motor V8 de 195 hp, e a GT, mais esportiva, equipada com um V8 de 335 hp. Em 1968, a Mercury se preocupou mais com a esportividade e lançou, além da versão GT-E, equipada com o motor 428 de 390 hp, a XR-7G, uma homenagem ao piloto Dan Gurney, então competindo na categoria Trans Am com um Cougar (esse carro saiu na série Vintage Racing). Acredito ser essa a versão reproduzida pelo carrinho acima, pois o original trazia scoop no capô e teto solar. Essa versão é a mais rara, pois muito poucas foram produzidas.

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