Que grande remessa recebi via Fire Wheels (confira um panorama dela
aqui). E tudo dentro de uma sensacional promoção feita pela loja, que "queimou" uma parte de seu estoque de raridades na forma de loose. Confesso que só assim, com um preço altamente convidativo, uma grande parte deles se tornaram acessíveis, pois alguns definitivamente não fazem parte do meu estilo preferido. Porém, valem à pena pela antiguidade e, consequentemente, pela raridade. Vamos aos primeiros dez?
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'57 Chevy 2000 Hot Wheels #105 Nada melhor do que começar a postagem com este clássico projetado por Larry Wood, lançado em 1977 e desde então presente tanto na mainline como em séries especiais. O curioso é que, a quando de seu lançamento, não tinha o motor rasgando o capô, variação que apareceu em 1984. Mais curioso ainda é que as duas versões coexistem até hoje. Enfim, ele reproduz a segunda geração do Bel Air, lançada em 1955 e que, devido ao seu desenho "limpo" junto com os cromados bem ao gosto da época, ganhou dos seus fãs o apelido de "hot one". Foi justamente essa geração que teve pela primeira vez como opcional um motor V8 de 4,3 litros que em sua versão básica, com carburação simples, tinha 162 hp. Em 1957, ele surgiu a opção do motor "Super Fire Turbo V8" que, com capacidade aumentada para 4,6 litros e injeção mecânica de combustível, tinha potência de 283 hp. Conhecidos como "fuelie", esses são os Bel Air mais raros, já que a grande maioria dos carros produzidos era equipada com carburador. |
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'65 Mustang Convertible 1996 Hot Wheels #455 Outro clássico projetado por Larry Wood, foi lançado em 1984 e desde então está presente tanto na mainline com em séries especiais. Idealizado como um carro esportivo com preço acessível (custava apenas 2.368 dólares) pela equipe de engenheiros liderada por Lee Iacocca, o Mustang foi um sucesso imediato. Depois de uma agressiva campanha publicitária que incluiu uma participação do carro no filme "007 Contra Goldfinger" (Goldfinger, 1964) e ser o pace car das 500 Milhas de Indianápolis de 1964, os Estados Unidos foram varridos por uma espécie de "Mustang mania". Um dos casos mais curiosos e engraçados aconteceu quando 15 pessoas iniciaram uma espécie de leilão por um Mustang numa concessionária na cidade de Garland, no Texas. O vencedor dormiu dentro do carro para garantir que ele não fosse vendido até seu cheque ser compensado no dia seguinte. O sucesso pegou até a Ford de surpresa: das 100.000 unidades que esperava vender em um ano, a montadora comercializou 417,000! |
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Oldsmobile Aurora 1999 Hot Wheels #1047 Carrinho lançado em 1993 dentro da série especial do filme "O Demolidor" (Demolition Man, 1993), filme que já foi tema de postagem aqui no blog. Teve vida curta na mainline, onde apareceu apenas seis vezes (1994, 1997, 1999, 2001 e 2002), com destaque para 1997 quando teve duas variações, uma com cores da polícia (eu tenho essa) e outra como T-Hunt. Depois disso, só mesmo 5-packs (1997 por duas vezes, 1998, 1999, 2000, 2002 e 2003) e em pistas (1999, 2002 e 2005). Ele reproduz a primeira geração do sedan produzido entre 1995 e 1999 que tinha como característica estar equipado com os mais recentes recursos tecnológicos da época que incluíam computador de bordo, controle climático, airbags e assentos com regulagem elétrica. Tinha como motorização básica o L47, um V8 de 4 litros e 250 hp equipado com transmissão automática de quatro velocidades. Reconhecido como sendo um carro bem construído e de excelente dirigibilidade, as vendas do Aurora foram promissoras no ano de seu lançamento, chegando a mais de 45.000 unidades. |
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'70 Plymouth Barracuda 1999 Hot Wheels #1063 Projetado por Dave Weise, foi lançado em 1997 e desde então só ficou de fora da mainline ou das séries especiais em 2001. O interessante é que, lançado originalmente como conversível, a partir de 2000 passou a dividir seu nome com um coupe, que já em 2003 teve uma variação T-Hunt. Ele reproduz a terceira geração do Barracuda, lançada em 1970 e que dividia a mesma plataforma com o recém-lançado Challenger. O carro tinha à disposição uma grande quantidade de motorizações, que iam desde as equipadas com motores "slant" de seis cilindros, com V8s small blocks, ou seja, com baixa cilindrada, e os big blocks, os grandes V8 que deram uma nova denominação ao carro, no caso "'Cuda". Apesar do carrinho acima ter seu nome completo, o que poderia se subentender estar equipado com um "small block", pela numeração na traseira ele na verdade estaria equipado com um motor 426 Sreet Hemi, um V8 de 7 litros e 350 hp com transmissão manual. |
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'95 Camaro Convertible 1995 Model Series #08 Projetado por Larry Wood, o carrinho acima foi a primeira variação desse modelo lançado em 1995. Frequentou regularmente tanto a mainline como as séries especiais até 2004, quando desapareceu da linha. Retornou em 2010 em 20-Pack comemorativo à Team Hot Wheels, sendo que já vi a mesma variação am alguns 3-pack recentes. Reproduz o modelo conversível da quarta geração do Camaro e que tinha um novo V6 como sua maior novidade. A preparação deste motor foi conduzida pelos engenheiros da divisão GM Powertrain, que tomaram como base o motor transversal 3800 Series II de 3,4 litros que equipavam os sedans da montadora. No Camaro, ele foi montado longitudinalmente, mudança que, aliada ao aumento de sua cilindrada para 3,8 litros, resultou em 200 hp de potência (um aumento de 40 hp em relação ao motor original), mais economia e baixos níveis de emissão de poluentes. Mesmo assim, respeitando a tradição do modelo, a GM oferecia um motor V8 opcional. |
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