Friday, September 13, 2013

Intensivão 2013, ZAMAC #1

A postagem de hoje traz três modelos de uma série exclusiva das lojas Walmart, a ZAMAC Series. O que se percebe imediatamente ao olhar as fotos abaixo é que eles não tem pintura, estando os adesivos sobre o metal cru. Na verdade, não é metal e sim ZAMAC, uma liga composta de zinco, alumínio, magnésio e cobre, cujas iniciais formam o seu nome. Antigamente as bases dos Hot Wheels eram feitas dessa liga (hoje a grande maioria é de plástico), não sendo muito normal ver Hot Wheels assim, mas em 1998 cerca de 20 integrantes da mainline vieram sem pintura, bem como em 2004, quando metade dos First Editions (série que na época correspondia aos lançamentos) integraram uma sub-série chamada Zamac Limited Ed. Já a série integrada pelos modelos abaixo é uma exclusividade das lojas Walmart que eu consegui na Fire Wheels. Confira:  

'69 Mercury Cougar Eliminator 2013 HW Showroom - Performance ZAMAC 001
Lindo projeto de Rob Matthes lançado em três variações (sendo uma exclusiva para a Walmart) em 2009. Todas as suas outras variações até agora foram na linha básica (2010, com nova variação para a Walmart, 2012, desta vez para a Kmart, e 2013). Participou ainda do 5-pack Holiday Hot Rods, exclusividade da Target, e da Super Speeders (2013). Ele reproduz o modelo Eliminator, lançado em 1969 com a dura missão de fazer frente ao Camaro e aos Mustangs Mach 1 e Boss 302. Para tal ele tinha uma ampla gama de motores a sua disposição, sendo o mais potente o V8 Cobra Jet de 7 litros e 410 hp. Para aumentar ainda mais o desempenho, os Cougars equipados com este motor tinham como opcional o sistema ram air (única forma desses carros terem scoop no capô) e uma relação de marchas mais curtas. Elementos externos característicos desses carros eram os spoilers dianteiro e traseiro que reforçavam o seu visual de muscle car.
'55 Chevy Nomad 2013 HW Showroom - Heat Fleet ZAMAC 002
Linda variação deste clássico projetado originalmente por Ira Gilford e lançado como retool em 1991, mas que somente em 1995, já como T-Hunt, estreou na mainline, onde tem mais seis participações (1996, 2000, 2002, 2009, 2010 e 2013). Em séries especiais destaca-se suas variações na Classics (2005), na Since '68 (2007) e na The Hot Ones (2011) sendo, contudo, seu variação mais importante a do RLC Rewards de 2009, da qual foram produzidos apenas 5972 unidades (veja ela aqui). Sobre ela já li muita gente reclamar em fóruns e comentários em blogs. "Sem graça", "comum", "nada a ver" foram algumas coisas que li. O que esse pessoal não sabe é que ela não reproduz uma simples SW do Bel Air e sim um carro em que foram aplicadas algumas características de um carro-conceito apresentado em 1954 como uma SW baseada no Corvette, chamado Nomad (veja essa beleza aqui). Além do nome, o modelo acima herdou a disposição das janelas traseiras estilo "cabine de avião" e as duas portas, uma inovação total numa época em que se acreditava que SWs deveriam ter quatro.
'71 Hemi Cuda 2013 HW Showroom - Muscle Mania ZAMAC 003
Lançado na mainline do ano passado, este modelo voltou em 2013 com duas variações, sendo uma na linha básica e essa acima. A versão do coupe médio Barracuda (integrante da 3ª geração do modelo, produzida entre 1970 e 1974) equipada com o motor Hemi de 7 litros e 475 hp nominais de potência entrou para a história tanto por ser considerado por ser um dos mais perfeitos exemplos do que seria um muscle car como também pelo fato de ser um carro raro. Explico: em 1970, ano de seu lançamento, foram produzidos apenas 652 coupes e 14 conversíveis; no ano seguinte, do qual o modelo acima reproduz, foram produzidos apenas 108. Não é à toa que, recentemente, um conversível de 1971 foi vendido por 2,5 milhões de dólares. Independente disso, o desempenho do carro era sensacional, chegando a percorrer o 1/4 de milha em 13,4 segundos a uma velocidade de 174 km/h!  

0 comments:

Post a Comment