Monday, August 26, 2013

Intensivão 2013, Mainline #15

Mais um pequeno lote de mainliners chegando na área, mas que tem que ser dividido porque a plataforma Blogger não aceita mais do que 200 caracteres nos marcadores. Mas não estamos aqui para escrever sobre isso certo? Assim os destaques dessa postagem vão para a segunda variação do Gasser (ainda falta aparecer a terceira), para a volta do Impala à linha básica, para a primeira variação do GT500 que finalmente consegui graças ao amigo Wyll, o Falcon que está virando "figurinha carimbada" e ao monstruoso Chevelle SS, para mim um dos melhores mainliners de 2013. Vamos aos modelos? Epa! E o Lincoln? Ia me esquecendo dele... Obviamente se ele não um destaque positivo ele é negativo certo? Ainda mais com essa pintura carnavalesca e os pneus roxos. Não penso dessa forma, pois vejamos a coisa por um outro prisma: ele é um modelo bonito que, um dia, pretendo customizá-lo com rodas Orange City. A mesma coisa vale para o Bonneville e o Camaro que já apareceram aqui. Agora sim vamos aos modelos:

'55 Chevy Bel Air Gasser 2013 HW Showroom - American Turbo
Segunda variação desta excelente novidade da mainline de 2013 projetada por Brendon Vetuskey. Muita gente estranhou a dianteira elevada, mas esse detalhe - e mais o motorzão - é que caracterizam um gasser, um tipo de modificação que simplesmente foi a primeira a se tornar uma categoria de provas de arrancadas nos Estados Unidos ainda na década de 1950. Os participantes utilizavam modelos do dia-a-dia, principalmente por conta de sua disponibilidade causada por serem pouco atraentes do ponto de vista estético (leia o artigo que pesquisei em inglês aqui), que logo se tornaram tão famosos que conseguiram atrair as montadoras e fábricas de autopeças a se tornarem suas parceiras, o que definitivamente popularizou as corridas. Os gassers podem ser facilmente reconhecidos pela curta distância entre-eixos, o que provocava um centro de gravidade mais alto que ajudava na transferência de peso, e pelo grande motor equipado com supercharger.
'59 Chevy Bel Air 2013 HW Showroom - Heat Fleet
Projetado por Larry Wood, foi lançado na mainline de 2003 e agora, depois de 10 anos, ele retorna a linha básica com a variação acima. Antes de relatarmos suas outras variações, esse carro é praticamente igual a um outro Hot Wheels, o '59 Chevy Impala (confira ele aqui) o que me levou a uma pequena confusão num primeiro momento. Depois de tirar a dúvida no South Texas Diecast, fui pesquisar a respeito do carro real e descobri que, em 1959, o Impala era ainda uma versão luxuosa da quarta geração do Bel Air (1959-1960) e se diferenciava dele apenas por não ter o pilar B, detalhe que Wood obviamente incorporou na versão Hot Wheels. Enfim, este é um modelo com poucas variações, sendo mais uma em sets (2003) e quatro em séries especiais: Hot Wheels Whips (2004), na Shaman King (2004), Real Riders (2005) e na Military e Fire Rods (2009, exclusividades de Walmart e Toys 'R Us, respectivamente).
'64 Lincoln Continental Convertible 2013 HW City - Graffiti Rides
Lindo modelo projetado por Michael Kollins e lançado na mainline de 2000. Tem mais quatro participações na linha básica (2001, 2003, 2004 e 2006), uma em 5-packs (2005) e nas seguintes séries especiais: Hall of Fame (2003), Hot Wheels Whips (2004), nos conjuntos Batman vs. Penguin (2004), Mardi Grass (2011) e na Fourth of July (2012). Ele reproduz a quarta geração (1961-1969) de um carro que se tornou um clássico da década de 1960 graças ao fato de ter sido totalmente remodelado em relação à geração anterior com algumas inovações que entraram para a história do automóvel como, por exemplo, as portas suicidas. Em 1964, ano do modelo reproduzido acima, ele ainda teve um aumento na distância entre-eixos, o painel remodelado e algumas pequenas, mas significativas mudanças como a tampa do tanque de gasolina e da grade dianteira que passou a ser plana. O esquema de cores da variação acima, bem como detalhes espalhafatosos como o pára-brisas e os pneus roxos lhe renderam nos comentários do T-Hunted! o divertido apelido de "carnavalesco" ou então "carro do Joãosinho Trinta". O interessante é que nem a sua variação na Mardi Gras, série em homenagem ao famoso "carnaval" da cidade de Nova Orleans, tem a pintura assim tão "cheguei" (confira ele aqui).
'68 Shelby GT500 2013 HW Showroom - Performance
Primeira e linda variação desta boa novidade da mainline de 2013, cuja segunda variação já apareceu por aqui (procure a tag). O desinteressante desse modelo é que não vi nem a sua cor em Belém. Trágico! Enfim, ele reproduz um dos mais impressionantes muscle cars de todos os tempos, cuja origem encontra-se quando o mítico Carroll Shelby ofereceu à Ford uma forma de bater os até então os imbatíveis Corvettes: equipar o Mustang com o mesmo motor do Cobra, ou seja, o V8 de 4,7 litros. Nascia assim o GT350 cuja versão mais potente, a GT500, vinha equipada com um motor V8 de 7 litros e 335 hp (segundo alguns especialistas, essa era apenas a sua potência nominal, pois ele deveria gerar perto de 400 hp!), o GT500 alcançava de 0-100 km/h em 6,2 segundos e uma velocidade máxima de 207 km/h.
'70 Chevelle SS 2013 HW Showroom - Performance
Conforme escrevi acima, acho este lançamento um dos melhores mainliners de 2013. Não encontrei nada acerca de um modelo de Chevelle de corrida como esse acima, ainda mais com as cores da petrolífera Gulf. O que se pode ver nele é a tradicional gaiola de proteção ao piloto, os spoilers dianteiro e traseiro e as saias laterais típicas dos carros da Trans Am na década de 1970. Como o Chevelle nunca competiu nessa categoria, eu acredito que esse modelo seja a versão da Hot Wheels para o Chevelle Trans Am. Ele é a prova de que os projetistas da Hot Wheels são capazes de criar novos e bonitos modelos sem se basear em tubarões-martelo, arraias, ratos ou dinossauros.
'73 Ford Falcon XB 2013 HW Showroom - Garage
Alguém realmente parece gostar na Mattel deste modelo projetado por Rob Matthes lançado na mainline de 2010, pois desde então ele nunca deixou de ter variações tanto na linha básica como em séries especiais. Com relação à primeira, ele tem mais duas participações em 2012 e 2013, ambas com variações Superized (eu não consegui nenhuma das duas...); com relação às segundas, ele tem apenas duas participações, na Garage em 2011 e na Mystery Models em 2012. Modelo exclusivo do mercado australiano, ele tem entre seus admiradores confessos (além de todos os milhares de fãs da versão do filme Mad Max) o ator australiano Eric Bana, que gerou até um documentário em 2009 sobre a sua relação com esse carro (leia a reportagem em português aqui). Piloto nas horas de folga, Bana fez uma grande preparação no seu lindo Falcon vermelho para uma competição na Tasmânia. Vou procurar assistir esse documentário. 

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