Tuesday, August 6, 2013

Intensivão 2013, Hot Rod 5-pack

O Intensivão continua com este 5-pack lançado em 2011, mas que só recentemente foi incorporado à coleção. Esse atraso foi causado pelo fato de, na época de seu lançamento, a grana estar curta junto ao velho pensamento furado que diz: "ah, tem muitos ainda. Depois eu volto para pegar". Quem coleciona sabe o quanto isso é furado pois, invariavelmente, quando voltamos para pegar o que deixamos para depois, não tem mais. Foi assim mesmo com esse pack. A sorte é que em uma loja daqui, que não renova o estoque de Hot Wheels há um bom tempo, ainda havia um desses packs sobrando. Eu o queria mais ainda porque ele é um dos casos raros onde quase todos os modelos, um pouco menos o Mid Mill, são legais. Confira:

'52 Chevy Truck 2011 HW Hot Rods 5-Pack
Sem dúvida a grande estrela do pack, essa pickup foi projetada por Larry Wood e lançada na série Classics em 2007. Depois praticamente só teve variações em séries especiais: como modelo promocional da rede de farmácias Walgreens (2007), Mardi Gras (2008), Holiday Rods (2008), Connect Cars (2009) e recentemente na Pop Culture (2013). Ano passado fez sua estreia na mainline como um dos T-Hunts, variação da qual não vi nem a cor. Ela reproduz uma versão customizada da Chevrolet Advance Design, pickup lançada em 1947 e produzida até 1955. Campeã de vendas ao longo dos anos em que foi produzida, ela ficou conhecida pela sua boa capacidade de carga, robustez e projeto inovador, sendo produzida em três versões em 1952: a KP (com capacidade para meia tonelada), a KR (para 750 quilos) e a KS (com capacidade para uma tonelada). A Advance Desing podia ser equipada com três tipos de motor, todos seis cilindros em linha, mas com capacidade de 3,5 (85 hp), 3,9 (123 hp) e 4,3 litros (140 hp).
Deuce Roadster 2011 HW Hot Rods 5-Pack
Apesar da escolha da cor de seu interior e das rodas ter sido um pouco infeliz, esse modelo é um dos meus Hot Wheels preferidos além de ter uma grande quantidade de variações na coleção. Interessante é que essa é só a primeira que aparece no blog. Além disso, foi para ele que escrevi um comentário em setembro de 2009 na Fire Wheels, uma espécie de ensaio do que viria a ser o blog (veja aqui). Criado por Greg Padginton, o Deuce Roadster foi lançado na mainline de 2000 e reproduz um hot rod criado a partir do Ford Modelo B. Ele tem mais nove variações na linha básica (2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), além de mais um 5-pack (2001) e algumas séries especiais como a Editor's Choice (2000), Hall of Fame (2003), Cars of the Decades (2012) e Sunburnerz, exclusiva das lojas Kroger (2013).
Mid Mill 2011 HW Hot Rods 5-Pack
Projeto de Fraser Campbell, o Mid Mill foi lançado na mainline de 2010 (tenho apenas a primeira das duas variações) e só tem mais uma variação além dessa acima, mais precisamente em um 10-pack de 2010. Usando como base um Ford Model B (do qual preservou a dianteira), Campbell criou um super dragster com um enorme motor central. O destaque vai para as rodas dianteiras SK5 (Skinny Wheels), típicas de carros de arrancada.
Nash Metropolitan 2011 HW Hot Rods 5-Pack
Mais um projeto de Larry Wood, desta vez lançado na mainline de 2000. Algumas variações trazem o nome Metrorail, que eu não consegui descobri o significado. Tem apenas mais quatro variações na linha básica (2001, 2002, 2003 e 2004), mais uma em 5-packs (2005) e em séries especiais de peso como a Originals (2002), Holiday Rods (2008), Garage (2009) e Boulevard (2012). Ele reproduz uma customização radical feita com base naquele que pode ter sido o primeiro carro subcompacto da história, o Nash Metropolitan de 1950 (veja ele aqui). Apresentado ao público em 1949, o carro foi projetado por Pininfarina (!) tendo como base os chassis do Fiat 500. Equipado com motor Austin de quatro cilindros de 1,2 litros e 42 hp preparado para rodar inclusive com gasolina ruim, o carrinho fazia de 0-100 km/h em 30 segundos (!!). Produzido na fábrica da Austin na Inglaterra, o Metropolitan chegou aos Estados Unidos em 1954 não como um carro econômico, mas como um modelo premium tal como o Mini e o Fiat 500, ideal para ser o segundo carro da família. A ideia de um carro com dimensões europeias não deu certo, ainda mais porque os Estados Unidos ainda estavam vivendo a fase do "quanto maior, melhor". Produzido em duas versões (coupe e conversível), o Metropolitan foi fabricado até 1959.
So Fine 2011 HW Hot Rods 5-Pack
Bonita variação desse projeto de Gary Saffer lançado também na mainline de 2000, tal como o Deuce Roadster e o Nash Metropolitan. Tem quatro variações na linha básica (2001, 2002, 2007 e 2008), duas em 5-packs (2003 e 2010) e algumas séries especiais como a Garage (2009) e a Cars of the Decades (2012). Infelizmente, não sei quem foi que disse ao artista gráfico que decora os So Fine de que somente essas linhas na carroceria - presentes nas variações de 2007, 2010 e 2012, por exemplo - ficam bonitas. Enfim, ele reproduz uma versão customizada da quinta geração (1949-1953) do Buick 1951, também conhecido como Roadmaster, facilmente reconhecida pelas VentiPorts nas laterais. Esse carro poderia ser equipado com dois tipos de motor: o oito cilindros em linha Fireball de 4,3 litros e 168 hp e com o famoso motor V8 Nailhead de 5,3 litros e 164 hp.  

0 comments:

Post a Comment