Tuesday, August 13, 2013

Intensivão 2013, Ferrari 5-pack

Esse provavelmente deva ser o melhor 5-pack é de 2013. Na verdade, os packs da Ferrari vem sendo os melhores do ano pelo menos desde 2007, quando passaram a ter periodicidade anual. A origem dos packs exclusivos com modelos da Scuderia começa quando, em 1994, foi lançada sua primeira e espetacular edição, conhecida informalmente como All Red (veja ele aqui. E pensar que vi esse pack para vender na TWheels e não comprei!). Depois vieram edições em 1995, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, sendo as dos últimos seis anos sempre disputadas quase à tapa Os destaques vão para a primeira variação em packs da FF e a segunda da 512M. Por fim, enquanto a FXX está se tornando habitual nos conjuntos, a P4 já chega a três. Além disso, das quatro variações existentes até hoje da 612, duas integraram packs. Bem, mas Ferrari é Ferrari, por isso todas as que aparecerem virão para a garagem. Confira:

Ferrari 512M 2013 Ferrari 5-Pack
Este é um dos modelos onde Mark Jones mostra toda a sua categoria. Lançado na mainline de 2006 em nada menos do que nove variações (três de cor e seis de rodas que incluíam as saudosas FTE 1), a 512M tem mais duas participações na linha básica (2007 e 2009), além de mais um 5-pack (2008) e, incompreensivelmente, apenas uma em séries especiais, mais precisamente na Garage de 2011, variação  que eu não vi nem a cor em Belém. Ela reproduz a 512M, uma das maiores Ferraris de todos os tempos, da qual foram produzidas apenas 25 unidades exclusivamente para competições ao longo de 1970. Na verdade este carro era designado 512S mas, devido a concorrência de outro ícone da história do automobilismo, o Porsche 917, ela passou por modificações e passou a ser designada de 512M, de modificata. Esta versão estava equipada com um motor V12 de 5 litros e estimados 550 hp.
Ferrari FF 2013 Ferrari 5-Pack
Uma das grandes estrelas da mainline de 2011 aparece aqui em sua terceira variação. Ele reproduz o revolucionário - e criticado - modelo apresentado no Geneva Auto Show de 2011. A FF se enquadra na nova filosofia da marca, que procurou criar novos modelos mais modernos e identificados com os dias atuais (essa filosofia acabou gerando também a Italia, a California e, mais recentemente, a F12 Berlinetta), o que desagradou aos puristas. Com carroceria estilo grand tourer (que os puristas criticaram chamando-o de shooting-brake, uma espécie de station wagon com duas portas, devido à traseira curta), a FF tem capacidade para quatro passageiros e tração integral, além de estar equipada com o motor de maior capacidade já produzido pela Ferrari: um V12 de 6,3 litros e 651 hp que é capaz de levar esse carrão de quase cinco metros de comprimento e 1880 kg de peso de 0-100 km/h em 3,7 segundos e a uma velocidade máxima de 335 km/h.
Ferrari FXX 2013 Ferrari 5-Pack
Projeto de Phil Riehlman que reproduz um modelo derivado da Enzo e produzido em número reduzido (30 unidades) apenas para clientes mais do que selecionados (a FXX custava 1,8 milhões de dólares), já que não podiam rodar nas ruas, apenas em circuitos e depois de fazerem um curso com instrutores e funcionários da Ferrari. Seu motor é o mesmo V12 da Enzo, porém com capacidade aumentada de 6 para 6,3 litros, o que elevou sua potência de 651 para 789 hp. Esse motor garante ao carro um desempenho impressionante: 0-100 km/h em menos de 3 segundos e velocidade máxima estimada em 390 km/h! A versão Hot Wheels da FXX foi lançada na mainline de 2008 e, por enquanto, ela só tem mais duas variações além dessa acima: uma na série especial Ferrari Racer (2009) e outra no 5-pack da Ferrari de 2012.
Ferrari P4 2013 Ferrari 5-Pack
Mais um verdadeiro clássico criado por Mark Jones, a P4 foi lançada na mainline de 2002. Tal como a 512M, apesar da grande beleza também tem poucas variações que incluem apenas mais uma na linha básica (2010), mais três 5-packs (2005, 2007 e 2012) e apenas quatro em séries especiais, no caso a HWC Super Chromes (2003), a linda Hall of Fame (2004), a Ferrari Racer (2009) e Garage (2011). Esse modelo reproduz também uma Ferrari histórica, a P4, fruto de uma linhagem de carros construídos para participar das famosas provas de endurance na década de 1960. Lançada em 1967, apenas três exemplares foram produzidos, todos equipados com motor V12 de 4 litros e 450 hp capaz de levá-la a 340 km/h. Esse carro enfrentou - e venceu - o Ford GT40 na mais tradicional corrida de endurance dos Estados Unidos, as 24 Horas de Daytona de 1967. O final dessa corrida foi emblemática, com três P4 chegando praticamente juntas e ocupando as três primeiras posições. Reza a lenda que o sempre mal-humorado commendatore Enzo Ferrari ficou tão feliz com essa vitória que tinha uma foto da chegada das P4 em seu gabinete de trabalho.
Ferrari 612 Scaglietti 2013 Ferrari 5-Pack
Lançada na série Ferrari Racer em 2009, a 612 só tem mais duas variações além dessa acima: no 5-pack Ferrari 5 de 2010 e uma linda na Speed Machines de de 2010 (veja ela aqui). Esse modelo reproduz a grand tourer lançado em 2004 para substituir a 456M que, marcou época por ser a segunda Ferrari com carroceria em alumínio (a primeira foi a Modena). Equipada com motor V12 de 5,7 litros e 532 hp, ela alcançava de 0-100 km/h em apenas 4,4 segundos e um velocidade final de 320 km/h. Seu nome presta homenagem ao projetista Sergio Scaglietti (1920-2011), colaborador de longa data da Scuderia e criador de importantes carros da marca como, por exemplo, a 250 Testa Rossa (veja esse carro aqui). Sua empresa, a Carrozzeria Scaglietti fundada no final da década de 1950, foi incorporada ao grupo Ferrari e foi a responsável pela construção da carroceria da F430 e da própria 612 a partir de um projeto de Pininfarina.

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