Wednesday, August 14, 2013

Intensivão 2013, Boulevard #1

Primeira parte de um incrível lote da série Boulevard, que incluem modelos de 2012 e 2013. Eles tem dupla procedência: uma parte eu consegui nas lojas Semaan e outra, milagrosamente, em uma loja de brinquedos de Belém. E não percam a segunda parte, pois tem um modelo mais do que exclusivo! O legal desse lote é que ele é composto por modelos lançados com exclusividade na Boulevard como o '55 Corvette, o Amphicar e a Bluebird; por outros raros e que tiveram apenas sua segunda variação na série como o Chevelle e o CR-X; e, por fim, pelo Fiero, um modelo que que foi lançado na mainline em 1985 e, ao que parece, foi redescoberto e começou a fazer sucesso. Aproveitem:

'55 Corvette 2013 Hot Wheels Boulevard
Exclusividade da Boulevard, foi lançado em 2012 dentro da sub-série Ahead of it's Time, que reunia modelos avançados para a época em que foram lançados, reproduzindo o esquema de cores típico da primeira geração do Corvette (veja essa linda variação aqui). Essa variação branca está bonitinha, mas ficaria infinitamente melhor sem essas flames. Ele reproduz a primeira geração do Corvette, que começou a ser produzida em 1953. Construídos praticamente à mão, já que sua carroceria era feita em fibra de vidro, esses carros impressionaram bastante os consumidores por seu estilo, porém sofriam com problemas de acabamento e na motorização, composta por um fraco motor seis cilindros de 3,9 litros e 155 hp, o que fez com que as vendas não decolassem num primeiro momento. Esses problemas foram parcialmente resolvidos em 1954 com a linha de produção passando para a fábrica da GM em Saint Louis, o que garantiu a qualidade na montagem, e, em 1955, quando passou a ser oferecido o V8 small block de 4,3 litros e 195 hp equipado com transmissão manual de três velocidades.
'66 Chevelle 2013 Hot Wheels Boulevard
Lindo e exclusivíssimo modelo lançado em 2011 na série especial Vintage Racing, que homenageava carros de corridas norte-americanos clássicos. O Chevelle vinha com as cores de um carro preparado por Henry "Smokey" Yunick, uma das lendas ligadas à NASCAR, que fez história ao disputar as 500 Milhas de Daytona em 1967 (veja o carro original aqui e a versão Hot Wheels aqui). O interessante, segundo o que pesquisei sobre esse carro, é que Yunick preparou o Chevelle como participante independente, já que a Chevrolet havia se retirado das competições desde 1963. Assim, este carro fez frente aos Ford e Mopar de equipes de fábrica e cravou a pole em Daytona. Contudo, devido a problemas no motor, ele acabou por não completar a prova. Na prova seguinte, em Atlanta, ele acabou batendo e se perdeu totalmente. Yunick porém tinha um segundo carro que chegou a inscrever na NASCAR em 1968, mas mudanças de regulamento fizeram com que ele não pudesse competir. Depois de passar um tempo na garagem, Yunick o vendeu. Cerca de 20 anos depois, ele o achou e o restaurou antes de morrer em 2011. Cara, que passado! Esse modelo teve ainda outra variação na sub-série da Hot Wheels Racing NHRA (2012).
Amphicar 2012 Hot Wheels Boulevard - Underdogs
Que carro (?) muito louco! Lançado na Boulevard em 2012 (ele tem mais uma variação na Flying Customs de 2013), o modelo acima reproduz uma versão customizada do Amphicar, um dos mais estranhos veículos de todos os tempos, pois foi o primeiro carro anfíbio a ser produzido em série. Por que customizado? Porque ele originalmente não era equipado esse motorzão V8 da versão Hot Wheels e sim com um motor quatro cilindros Triumph de 1,2 litros e apenas 40 hp de potência. Obviamente seu desempenho era pífio: 7 nós na água (cerca de 13 km/h) e 70 km/h em terra. Isso gerou piadas entre seus proprietários como, por exemplo, de que "ele era o carro mais rápido na água e o barco mais rápido na estrada". Lançado em 1961, ele é um projeto alemão que obteve relativo sucesso no mercado norte-americano, onde começou a ser comercializado a partir de 1964. Foram produzidas 4000 unidades até 1965 e hoje o Amphicar se tornou uma relíquia para os colecionadores.
'71 Datsun Bluebird 510 Wagon 2013 Hot Wheels Boulevard
Lindo projeto de Jun Imai (de quem mais poderia ser mais esse modelo japonês?) lançado com exclusividade na Boulevard. No site Japanese Nostalgic Car descobri que ela reproduz o carro do próprio Imai (leia a reportagem, em inglês, aqui). Para criar esse carro, o projetista da Hot Wheels se inspirou em um famoso Bluebird, o que venceu o East African Safari Rally em 1970 (veja esse carro aqui), e no estilo bosozoku, que o próprio Imai difundiu ao criar o Mad Manga (clique na tag desse modelo para saber mais sobre esse estilo). Entre as mudanças com relação ao modelo original (veja ele aqui), uma pacata station wagon do final da década de 1960, Imai a rebaixou, colocou rodas (que a versão Hot Wheels manteve na cor laranja) e pneus mais largos, modificou radicalmente seu interior, a equipou com um radiador de óleo externo e modificou seu motor de 1,6 litros com carburadores duplos.
1985 Honda CR-X 2013 Hot Wheels Boulevard
Lançado em 2012 na série The Hot Ones, este modelo foi projetado por Ryu Asada tendo como base em um carro usado pelo protagonista de um mangá (para saber mais, clique na tag deste modelo). Bem, como já descrevi essa história anteriormente, vou me concentrar no modelo que deu origem a esse Hot Wheels, no caso a primeira geração do Honda CR-X (veja um exemplar aqui). Lançado originalmente no mercado japonês com o nome de Ballade Sports CR-X em 1983, ele era um subcompacto com capacidade para dois passageiros e carroceria fastback que vinha equipado com uma motorização básica composta por um motor de quatro cilindros de 1,3 litros e 58 hp que, se não lhe garantia um alto desempenho, pelo menos garantia uma notável economia de combustível. Outras versões econômicas apareceram como, por exemplo, a norte-americana CRX HF (High Fuel Economy), mas houve uma versão mais "brabinha", chamada Si, que vinha equipada com motor de 1,6 litros e 135 hp.
'84 Pontiac Fiero 2M4 2013 Hot Wheels Boulevard
Projetado por Larry Wood, foi lançado na mainline de 1985. Teve uma boa quantidade de participações nas linhas da Hot Wheels até 1997, quando parou de ser produzido: cinco na linha básica (1987, 1990, 1991, 1992 e 1996), uma promocional (1990) e três em sets (1993, 1996 e 1997, sendo este último exclusivo das lojas Kmart). Voltou a ser produzido em 2008, quando integrou o set comemorativo 40 Years of Hot Wheels mas só engrenou realmente três anos depois, quando integrou a The Hot Ones (2011), pela primeira vez a Boulevard e a Cars of the Decades (ambas de 2012) e, naquele que parece ser o ponto alto de sua carreira, na exclusiva Retro Enterteiment (2013). Ele reproduz um modelo lançado em 1984 que marcou época tanto por ser o primeiro Pontiac com capacidade para dois lugares produzido desde 1938, como por ter partes da carroceria em plástico (algo revolucionário para a época). Além disso, o Fiero foi o único carro com motor central a ser produzido em série nos Estados Unidos. Apesar das críticas sobre seu fraco desempenho (mesmo quando equipado com motor V6 de 2,8 litros e 140 hp) e segurança (o carro tendia a pegar fogo), a produção do Fiero durou até 1988, totalizando mais de 370 mil unidades. 

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