Saturday, August 31, 2013

Intensivão 2013, Especial #7

E agora a coisa ficou séria com a chegada, graças ao amigo Reginho Grillo, da primeira variação de um dos mais espetaculares Hot Wheels de todos os tempos: a Volkswagen Drag Bus. Quando fui pesquisar para escrever seu texto, achei que ela não merecia apenas ter o tradicional resumo de suas variações e um pequeno histórico. Enquanto bolava o que iria escrever, encontrei no site da North Carolina Hot Wheels Association (NCHWA) o relato de um de seus membros descrevendo o momento em que encontrou a Drag Bus (confira o texto em inglês aqui). Vale a pena ler:

“Eu fico imaginando se Phil Riehlman, o projetista da VW Drag Bus, tinha alguma idéia das ondas que foram feitas no oceano da Hot Wheels quando sua criação foi lançada! Eu me lembro claramente do dia em que conheci a Drag Bus: era o verão de 1996. Sábado. Eu estava parado em frente a uma gôndola na Walmart quando percebi uma incrível Kombi da Volkswagen. Logo que a peguei, eu sabia que havia algo de especial nela, muito mais do apenas ser o sexto modelo dos doze que compunham a série First Editions de 1996. Eu logo percebi o peso, pois parecia que ela era mais pesada umas cinco ou seis vezes mais do que um Hot Wheels comum. Ela tinha uma linda pintura azul com brilhantes logomarcas nas laterais. Fiquei impressionado. Eu precisava dela para minha coleção, então fui ao caixa e terminei minhas compras. Duas semanas depois, os comentários nas ruas e nas lojas de diecast eram de que a Drag Bus era demais! Ela logo começou a ser vendida por 10 dólares em lojas alternativas e se tornou muito difícil de ser encontrada. Pouco tempo depois seu preço chegou a 25 e depois para 100 dólares antes de não ser mais possível encontra-la. Todos estavam procurando por ela! Nem precisa dizer que logo depois eu nunca mais vi outra nas gôndolas.

Pouca gente na época tinha a idéia de que a Drag Bus seria a responsável pelo reaquecimento do hobby de colecionar Hot Wheels. Sim, em 1995 a série New Model era um sucesso, principalmente pelo fato de numerar seus integrantes e produzir uma grande quantidade de variações o que trouxe de volta os colecionadores. O novo conceito dos Treasure Hunts também ajudou. Contudo, o hobby sentia a falta de um modelo que levantasse as vendas e colocasse novamente a Hot Wheels na topo. Isso aconteceu em 1996, quando a série New Model foi substituída pela First Editions e com ela veio a Drag Bus. Ninguém sabia o que estava por vir. Para falar a verdade, no reverso de sua cartela, onde era informado que ela era o sexto modelo da First Editions de 1996, havia também a então enigmática expressão ‘rocket shot’ [tiro de foguete], um prenuncio do que a Drag Bus representaria para a Hot Wheels a partir de então”.

0 comments:

Post a Comment