Friday, March 15, 2013

Coleção 2013, Shelby 5-pack

Este pack, junto com o da Ferrari e do Batman, foi um dos melhores de 2012. Como trouxe esse 5-pack de Marabá, no final de dezembro, não deu tempo de acrescentá-lo na contabilidade do ano passado. Mas ele não é raro, uma vez que pouco tempo depois comecei a vê-lo bastante nas lojas de Belém. Obrviamente, o seu grande destaque é trazer modelos "reais" e com pinturas excelentes, algo muito difícil de ser ver nos packs. Infelizmente o panorama de 2013, pelo menos por enquanto, não é dos melhores, já que, consultando o South Texas Diecast, até agora o único pack que se salva é o da Ferrari. Vamos torcer para que isso mude.

'69 Shelby GT-500 2012 Shelby 5-pk
Projetado por Brendon Vetuskey, foi uma das estrelas da mainline de 2011 com quatro variações, sendo três de cor e uma de rodas. Atualmente só tem mais uma variação na linha Hot Wheels, justamente essa acima. Ele reproduz o carro que marcou o fim da parceria entre Carroll Shelby (1923-2012) e a Ford e que nasceu em um momento difícil: no final da década de 1960, o governo norte-americano começou uma nova e rígida política de controle de emissão de poluentes e as companhias de seguros aumentaram as taxas para veículos de alto desempenho, principalmente os dirigidos por homens até com 25 anos. Por conta disso, o gosto dos consumidores começou a mudar: o luxo passou a ter mais importância que o desempenho. Atento a essas mudanças, Carroll Shelby (1923-2012) modificou os parâmetros de seus grandes, potentes e barulhentos grand tourers mas que mesmo assim continuaram a ser carros de alto desempenho. Foi assim que nasceu o GT-500 de 1969, que tinha como características um novo capô extendido, frente em fibra de vidro, material também usado em algumas partes da carroceria para reduzir o peso e spoiler traseiro. Ele era equipado com motor V8 428 de 7 litros e 335 hp. Em 1969, foram produzidos 3150 carros entre GT-350 e GT-500, e destes apenas 335 GT-500 foram ragtops (conversíveis, na nomenclatura da Ford), o que o tornou um carro raro e muito valorizado pelos colecionadores nos dias de hoje.
Shelby Cobra 427 S/C 2012 Shelby 5-pk
Um dos maiores clássicos, este carrinho foi projetado por Larry Wood e lançado na série The Hot Ones de 1983. Desde então acumula 15 participações na mainline, tendo sido um dos Treasure Hunts de 1995 (veja essa linda variação aqui). Fora isso, o Cobra 427 foi ainda carrinho promocional, de convenção e de packs por várias vezes, além de ter integrado séries especiais como a Ultra Hots (2006), Classics (2006), Garage (2011) e The Hot Ones (2012). O carrinho acima reproduz aquela que é considerada por especialistas colecionadores a mais valorizada de suas versões, a Semi/Competition (finalmente eu soube o que significava o S/C do seu nome), que na verdade eram carros de corrida para o uso nas ruas. A história desse carro começa em 1959, quando Carroll Shelby, então competindo na Europa, conheceu o pequeno esportivo Ace, produzido artesanalmente pela inglesa AC (veja ele aqui). Shelby entrou em acordo com a empresa e levou chassis e carrocerias do Ace para os Estados Unidos, onde o equipou primeiramente com um motor Ford V8 small block e, finalmente em 1965, com o famoso V8 427 de 7 litros e 425 hp. A versão S/C surgiu quando, precisando da homologação da FIA que exigia no mínimo 100 carros produzidos para poder competir, Shelby vendeu 34 deles, batizados de S/C, para uso nas ruas.
'67 Shelby GT-500 2012 Shelby 5-pk
Lançado na mainline de 2010 em quatro variações, esse carrinho (cujo projetista não consegui encontrar) tem mais uma participação na mainline, com uma variação exclusiva para a Walmart, em 2011. Neste mesmo ano ele teve uma variação na série Mystery Models e duas na Garagem, sendo uma exclusiva no set Ford vs. GM. Ele reproduz o primeiro modelo mais "civilizado" produzido por Carroll Shelby, uma exigência dos consumidores que queriam um carro potente mas que pudesse ser dirigido no dia-a-dia, diferente do Cobra. O GT-500 vinha equipado com o V8 428 Police Interceptor de 7 litros e originalmente com 350 hp. Shelby então adicionou um novo coletor de admissão de alumíno fundido e dois carburadores quádruplos que elevaram a potência para 360 hp. Outras importantes modificações mecânicas se deram na suspensão, uma versão reforçada da utilizada pelo Mustang GT, freios à disco dianteiros e pneus de 15 polegadas. Outras modificações do carro se tornariam quase que a marca registrada de Shelby: partes da carroceria em fibra de vidro, o defletor traseiro e os scoops funcionais no capô e nas laterais. O interior do carro tinha o mesmo nível de acabamento do Mustang GT com detalhes exclusivos como contagiros e o volante acolchoado. O GT-500 foi um sucesso de vendas e, mesmo 200 dólares mais caro que o GT-300, vendeu mais unidades que seu "irmão" equipado com motor small block em 1967.
'10 Ford Shelby GT-500 2012 Shelby GT-500
Mais um que não consegui descobrir o projetista, esse carrinho foi lançado em três variações na mainline de 2010 e tinha como destaque a presença de retrovisores. Ele, porém, tem poucas variações no currículo: somente quando, pintado em Sprectraflame, foi o carrinho promocional da Hot Wheels na New York Toy Fair de 2010 (veja ele aqui), na série Garage em 2011 (que já apareceu por aqui. Para vê-lo é só clicar na sua tag). Ele reproduz o modelo que, junto com os demais Mustangs, recebeu importantes mudanças estéticas e mecânicas em 2010. A principal destas últimas esteve debaixo do capô, já que o carro passou a ser equipado com um V8 com supercharged de 5,4 litros e 540 hp com apenas uma possibilidade de transmissão, no caso manual de seis velocidades, que o levava de 0-100 km/h em apenas 4,3 segundos. O desempenho do carro levou os engenheiros da SVT, a divisão de alto desempenho da Ford, a pensar tanto na segurança como na dirigibilidade. Assim, para parar o GT500 e suas quase duas toneladas, foram instalados freios Brembo com ABS. Já com relação a estabilidade, recebeu pneus mais largos e controle de tração. O interior também mereceu atenção e foi equipado, entre outras coisas, com bancos em concha, airbag lateral para o carona e sistema de som com oito altofalantes.
Shelby Cobra Daytona Coupe 2012 Shelby 5-pk
Também não consegui descobrir o projetista deste carrinho lançado na mainline de 2007 em seis variações, sendo quatro de cor e duas de rodas. No ano seguinte, ele integrou as séries especiais Classics e Mystery Car (da primeira eu não vi nem a cor, da segunda eu tenho). Em 2010 ele retornou à mainline como um dos Treasure Hunts e, finalmente, em 2011 como um dos integrantes da série Garage. Como curiosidade, nas laterais da variação acima estão a bandeira da Flórida, estado onde se localiza o autódromo de Daytona. Ele reproduz um carro cuja história remonta pouco tempo depois de Carroll Shelby vencer as 24 Horas de Le Mans pela Aston Martin em 1959, quando lhe ocorreu a idéia de fazer o seu próprio carro de corridas para competir na mais tradicional prova de endurance do mundo. Essa história, como já foi descrito acima, resultou no Cobra Mk III. O problema é que o fato deste carro ter o cockpit aberto limitava a velocidade na principal parte do circuito, a famosa reta de Mulsanne, a apenas 253 km/h, enquanto seu maior rival, a Ferrari 250 GTO, chegava a 299 km/h. Shelby então começou a construir um novo carro cujo projeto contou com consultoria aeronáutica. Ao final dos trabalhos, o carro alcançou 310 km/h em testes e venceu, entre outras, as 24 Horas de Le Mans em 1964 e as 24 Horas de Daytona no ano seguinte. 

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