Monday, May 14, 2012

Fire Wheels #6

Mais uma postagem com vem dez carrinhos que aumentaram a coleção recentemente, que está bem próxima aos 3000 carrinhos. Tudo via Fire Wheels, de quem me tornei cliente em 2007. O que é mais interessante desse lote, os carrinhos vieram praticamente todos loose. Fruto da grande promoção que a loja fez e que me permitiu adquirir modelos raros e antigos e um pouco fora da minha linha de coleção. E ainda tem muito mais. E haja pesquisa! Mas "fais paarte", como diria aquele grande filósofo já graças a Deus esquecido do BBB. Vamos aos carrinhos:

Custom Corvette 1998 Tropicool Series #04
Projetado por Larry Wood, foi lançado em 1989 e participou regularmente da linha Hot Wheels até 1999, quando teve uma última variação produzida integrando a série Final Run, sendo depois descontinuado. Ele divide seu nome com mais dois carrinhos: o primeiro foi um dos Sweet Sixteen, os carrinhos originais projetados por Harry Bradley e lançados em 1968; o segundo foi o retool deste mesmo carrinho lançado em 2005 e só por enquanto só presente em promoções do RLC e HWC. Enquanto esses dois foram inspirados no Corvette 1968, o modelo acima reproduz uma versão customizada do ZR-1 conversível. O interessante aqui é que o modelo conversível desse carro só foi lançado oficialmente em 1990. Enfim, seu maior destaque era um novo motor projetado pela Lotus, um V8 de 5,7 litros todo em alumínio. Conhecido como "king of the hill", podia ser controlado pelo condutor através de botões no painel: no modo "valet", tinha "apenas" 250hp; quando selecionado o modo "full power", sua potência máxima, cerca de 375hp, era acionada.
Dodge Ram 1500 1996 Race Trucks Series #01
Mais um carrinho projetado por Larry Wood com uma história bastante curiosa. Lançada em 1995, ela vinha com uma cobertura da caçamba, detalhe que "sumiu" a partir de 1996 e só reapareceu por duas vezes em 1998 e outra em 2008, justamente sua última aparição na linha Hot Wheels, quando integrou o 5-pack Hot Wheels City. Em 2007, passou a dividir seu nome com uma versão off-road projetada por Phil Riehlman que, a meu ver, é bem mais interessante, uma vez que abre lateralmente o tampão. Enfim, o carrinho acima reproduz a segunda geração da Ram projetada levando-se em consideração uma pesquisa entre os consumidores norte-americanos que acham que as pick-ups desse porte tem de ter aspecto de um caminhão. Reconhecida quase que imediatamente por conta do formato de sua grade dianteira, a pick-up tinha várias opções de motorização que iam de um V6 de 3,9 litros e 175hp a um V10 de 8 litros e 300hp. A segunda geração da Ram foi um sucesso de vendas, alcançando 240 mil unidades vendidas apenas em 1994.
Flame Stopper 1999 Hot Wheels #188
Mais um projeto de Larry Wood, o Flame Stopper foi lançado em 1988 dentro de uma sub-série da mainline chamada Workhorses, constituída por carros de serviço e veículos pesados e produzida entre 1980 e 1989. Já a trajetória desse veículo de combate a incêndios em aeroportos dentro da linha Hot Wheels pode ser dividida em três momentos: no primeiro, ele ficou longe da mainline de seu lançamento até 1994, quando reapareceu em um 5-pack; a partir daí ele apareceu com certa regularidade na mainline até 2002, quando "sumiu" de novo; finalmente retornou em duas variações, uma em 5-pack em 2009 e uma na mainline em 2010, quando fez parte da série Movie Stunts adaptado como grua de câmera. A partir de 1997 o Flame Stopper também passou a dividir seu nome, desta vez com um carro de bombeiros feito a partir de um molde da Corgi que teve apenas duas variações e desapareceu (veja esse carrinho aqui).  
HW Prototype 12 2002 First Editions #24
Carrinho projetado por Phil Riehlman que, segundo o Hot Wheels Wikia, seria um esportivo com motor V12 central que tem alguma semelhança com o McLaren F1 GTR. Forçando um pouco a barra, até parece mesmo, especialmente o teto e o aerofólio traseiro. Lançado em 2002, seguiu uma trajetória pouco gloriosa dentro da mainline, uma vez que foi "carrinho de pista", ou seja, apareceu posteriomente somente na série Track Aces (2003 e 2004). Teve ainda uma linda variação preta em um lançador (2004). Já nas séries especiais, apareceu no pack alusivo ao herói Megaman (2004), na Eggclusives (2006) e na Three Kings Car (2006). Suas últimas aparições foram em dois 5-pack (2008 e 2010).
Humvee 1999 Hot Wheels #1080
Carrinho lançado em 1988 com a nome de Hummer que, a partir de 1998, teve seu nome trocado definitivamente para Humvee. Uma mudança meio difícil de explicar, uma vez que suas primeiras quatro variações (1992, 1993, 1995 e 1996) vinham com as cores da camuflagem típica do deserto e uma metralhadora no teto. Explico: "Humvee" é o nome dado para o HMMWV (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle), o veículo militar criado pela empresa AM General para substituir os derivados do Jeep ainda utilizados pelo Exército norte-americano no final da década de 1980. Já a denominação "Hummer" surgiu quando a General Motors adquiriu licença para produzir uma versão civil do Humvee que ficou conhecida como H1. Teria isso ocorrido devido a problemas de licenciamento? Seja como for, esse carrinho frequentou mainline, 5-packs e séries especiais desde 1996, com destaque para sua participação na série Chrome Burnerz (2006).   
Jeepster 2000 Hot Wheels #140
Lançada em 1999, foi projetado por Mark Jones e acumula poucas participações na mainline (1999, 2000 em duas variações especiais, 2002 e 2003). Esteve ainda em três 5-packs (2001, 2002 e 2004) e, com relação às séries especiais, merecem destaque sua presença ma Editor's Choice (2001), no Clover Cars (2008) e na Connect Cars (2009). Ele reproduz o carro-conceito apresentado em 1998 como uma tentativa da Jeep de criar um crossover, carro com desempenho de um esportivo mas com a versatilidade que caracteriza os carros da marca. Batizado em homenagem a um raro modelo conversível de 1950, o Jeepster tinha suspensão eletronicamente ajustável ao terreno, trasmissão automática de quatro velocidades e um novo motor V8 de 4,7 litros e 275hp que, um ano mais tarde equiparia o novo Grand Cherokee. No exterior, o Jeepster se destacava por elementos característicos da marca como a grade dianteira e os faróis principais simples. No interior os destaques eram um rádio militar e um GPS instalado no console central.
GM Lean Machine 2003 Final Run #12
Carrinho que com certeza não está aqui por conta de sua beleza. Ele já apareceu aqui anteriormente, dentro da postagem sobre o filme "O Demolidor" (Demolition Man, 1994), pois foi com ele que o vilão Simon Phoenix (vivido por Wesley Snipes) fugiu da prisão. Lançado na Hot Wheels justamente na série especial alusiva ao filme, o Lean Machine teve vida curta na Hot Wheels, com apenas nove participações, todas na mainline. Seu grande momento aconteceu em quando foi um dos T-Hunts de 1997 (!). A variação acima, por ter participado da série Final Run, teve seus moldes destruídos. Desenvolvido pelo engenheiro da GM Frank Winchell no início da década de 1980, este carro-conceito pretendia ser uma solução para o trânsito caótico das grandes cidades. Pequeno, era capaz de inclinar-se (lean) nas curvas como uma moto só que com a estabilidade de um carro. Equipado originalmente com um motor de 2 cilindros de 15hp, logo depois substituído por um de 38hp, tinha como característica principal a grande economia de combustível.
Limozeen 1995 Speed Glamer Series #04
Acredito que esta é a única limusine dentro da Hot Wheels. Lançada em 1991, foi projetada por Larry Wood. Pariticipou ativamente da mainline com seis variações (1991, 1992, 1994, 1995, 1998, 2001), até 2003, quando passou a frequentar exclusivamente séries especiais como, por exemplo, o set 40 Years of Hot Wheels (2008), as séries Military e a Fire Rods (2009) e a Clover Cars, série comemorativa ao Dia de São Patrício (17 de março) vendida exclusivamente na rede de lojas Walmart. Sua última aparição na linha Hot Wheels foi no 5-pack HW City Works de 2011. O Limozeen parece ser um design exclusivo da Hot Wheels, mas com certeza inspirado, especialmente se levarmos em consideração a grade e os faróis dianteiros, pelas limusines Lincoln produzidas no final da década de 1980 e início da de 1990 (confira um desses carros aqui).
Maelstrom 2001 First Editions #12
Sem dúvida um dos meus "protótipos" preferidos, tanto que teve direito a uma postagem especial no blog (confira aqui). Primeiro projeto de Fraser Campbell para a mainline, teve seu primeiro design rejeitado pelo chefão Nathan Proch, uma vez que repetia a configuração já consagrada pelos Twin Mill, ou seja, dois grandes motores dianteiros com o cockpit na traseira. Campbell testou  então uma nova configuração nitidamente inspirada no raro Hairy Hauler, projetado por Paul Tam e lançado em 1971, com dois motores centrais e cockpit na dianteira. Seu nome foi retirado do conto de Edgar Allan Poe (1809-1849) "Uma descida ao Maëlstrom", publicado em 1841. Até 2008, ano de sua última aparição na linha Hot Wheels, este carrinho esteve presente em praticamente todos os seus segmentos: na mainline (2001, 2002, 2005 e 2008), 5-packs (2002, 2003, 2004 e 2006), pistas (três vezes em 2002 e em 2006) e lançadores (2002 e 2006). Participou ainda de duas séries especiais, a Hot Wheels Originals (que eu não deveria ter visto, pois ele já entrou para a lista dos "procurados") e a Toy Fair, ambas de 2002.
Mercedes C-Class 2001 Hot Wheels #171
Projetado por Dave Weise e lançado em 1997, esse carrinho teve vida curta na Hot Wheels, pois teve apenas sete variações (1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2003), todas na mainline. O projetista se inspirou no AMG-Mercedes C-Class, baseado na primeira geração deste carro (produzida entre 1993 e 2000), que iniciou uma vitoriosa trajetória no DTM, o campeonato alemão de carros de turismo. Equipado com um novo motor V6 de 400hp derivado do V8 que equipava os carros "de rua", o carro faturou o título logo na sua estréia em 1994 nas mãos do piloto Klaus Ludwig. A nova versão de 1995 trazia melhorias como aumento da segurança para o piloto, maior rigidez na estrutura e um novo motor agora com 440hp. Resultado: Mercedes bi-campeã do DTM com Bernd Schneider. Em 1996, último ano de participação da C-Class na categoria (a série C retornaria em 2004), a potência do motor saltou para 500hp e o carro chegava a 320km/h de velocidade final. Com ele a Mercedes se sagrou tri-campeã do DTM, mas uma vez com Scheneider ao volante.      

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