Friday, May 4, 2012

Coleção 2012, Boulevard #2

E mais novidades da Boulevard chegaram! Estou até surpreso com a distribuição, pois os primeiros lotes estão sendo vendidos quase que regularmente em Belém. A série é mesmo nota 10 e, tirando bombas como o Fangula (que ainda veio em uma horrível variação cor-de-rosa e branco), os carrinhos são bonitos. Ainda que nem todos sejam inéditos, os integrantes da série tentam primar pela veracidade histórica, apresentando esquema de cores e decalques muito próximos aos carros "reais" que os inspiraram. Enfim, essa série vai para a garagem!

A-OK 2012 Hot Wheels Boulevard - Big Hits
Projetado por Larry Wood, é um retool de um carrinho lançado em 1978 e com vida curta dentro da Hot Wheels, pois parou de ser produzido após poucas variações já em 1983. Em 2008, já redesenhado, ele apareceu na série Since '68 e no Top 40 Set, comemorativo aos 40 anos da Hot Wheels. No ano seguinte, ele foi produzido em pequena quantidade pelo Hot Wheels Collectors Club dentro das comemorações pelos 40 anos de trabalho do mais celebrado projetista da Hot Wheels, sendo também o carrinho exclusivo da convenção brasileira de 2009. Já sobre a variação acima, o interessante é que, apesar de pintada como um táxi, ela é na verdade uma versão panel, ou seja, uma espécie de furgão. O A-OK fFoi inspirado no Ford Model A, produzido entre 1928 e 1931 com o objetivo de substituir o mítico Model T. Disponível em quatro cores, que não incluía a preta, o Model A foi um sucesso de vendas, tendo alcançado mais de 4 milhões de unidades vendidas até o fim de sua produção.
'09 Corvette Stingray Concept 2012 Hot Wheels Boulevard - Concept Cars
Lançado em 2010, vem marcando presença tanto na mainline como nas séries especiais, onde apareceu em duas variações na Garage em 2010 (as quais não vi nem a sombra em Belém). O carro "real" é na verdade um conceito apresentado no Chicago Auto Show de 2009 como uma representação do passado, presente e futuro de um dos mais importantes esportivos da história, o Corvette. Apesar de nunca ter feito planos para o produzir, a GM usou este carro como banco de testes de tecnologia para outros modelos como, por exemplo, o Camaro. E haja tecnologia: portas (num inédito estilo de abertura vertical) e capô abrem através de um leitor de impressões digitais; uso de materiais compostos de úlima geração tanto no exterior como no interior; no painel, onde alguns dos mostradores são em 3D, destaca-se um console que utiliza um sistema de músicas parecido com o iTunes; por fim, o motor é um V8 equipado com sistemas de desligamento de cilindros quando não está sendo exigido um desempenho maior. Sem dúvida, equipamentos dignos de um Autobot.
Buick Grand National 2012 Hot Wheels Boulevard - Ahead Of It's Time
Projetado por Jun Imai, foi lançado em 2007 e hoje é figurinha carimbada tanto na mainline como em séries especiais. Perdeu um pouco de sua graça em 2011 quando, devido à crise da Mattel, parou de ser fabricado com o capô basculante, detalhe que a variação da Boulevard preservou. Ele reproduz o modelo GNX, lançado em 1987, o último ano de produção do Grand National. Este carro, uma espécie de retorno simbólico da Buick aos muscle cars do passado, tinha mecânica preparada pela ASC/McLaren que incluía, entre outras modificações, novos intercooler e turbo Garrett que elevaram a potência do motor de 245 para 275 hp, levando o GNX a percorrer o 1/4 de milha em 13,5 segundos a uma velocidade de 164 km/h. Para controlar os hp a mais, o carro recebeu reforço na carroceria e uma nova suspensão, além de pneus e rodas mais largas, de 16 polegadas. Todos as unidades produzidas (apenas 547) eram pintadas de preto e vinham identificadas com uma pequena placa de metal no lado direito do painel.
'78 Ford Mustang II 2012 Hot Wheels Boulevard - Underdogs
Quando li pela primeira vez acerca da Boulevard, fiquei curioso para saber quais seriam os carros incluídos na sub-série dos mais feios carros da história. Quando tive acesso à lista, estranhei a presença nela de um Mustang. Como um Mustang pode ser feio? Pois é, essa minha convicção mudou quando vi este modelo acima, lançado diretamente na Boulevard. Ele reproduz a King Cobra, variação mais "braba" da segunda geração do Mustang que, lançada em 1974, seguia o direcionamento do novo presidente da Ford, Lee Iaccocca, de que o carro deveria ser produzido sobre uma plataforma menor, tendo os engenheiros preferência pela do Maverick. O carro porém acabou sendo construído na do subcompacto Pinto (!?). Feio talvez não seja o adjetivo que caracterize este carro, e sim exagerado, principalmente se levarmos em consideração seus spoilers e saias. Apesar das críticas, este modelo, do qual só foram produzidas 4313 unidades, angariou uma grande quantidade de fãs, principalmente por conta de seu desempenho, garantido por um V8 de 4,9 litros.  

0 comments:

Post a Comment