A segunda parte do novo lote de mainliners chega com boas novidades, inclusive com modelos diferente do foco de minha coleção como a F-150. Os demais são o que costumo chamar de "filés", ou seja, modelos bacanas bem próximos aos modelos reais nos quais foram inspirados. Nesse sentido se destacam os Mustangs, Challenger, Aventador, Grand Sport, Super Snake e um modelo original da Hot Wheels, o Chevelle. Por fim, o clássico '57 Chevy. Ou seja, o lote está excelente. Confira:
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Ford F-150 2013 2013 HW City - City Works Linda variação desse projeto de Michael Kollins que tem uma trajetória interessante dentro da linha Hot Wheels, já que foi lançado em 1997 sem esses "rodões" (confira aqui). Na mainline de 2006 foi lançado o retool acima, que teve mais três variações na linha básica (2008, 2009 e 2012), três em 5-packs (2007, 2011 e 2012) e uma nas séries especiais, no caso a Holiday Hot Rods de 2010, sempre equipada com um tampão na caçamba que originalmente se abria lateralmente. Como se pode perceber, esse detalhe desapareceu em 2013. Ela reproduz a décima geração da F-150 (1995-2004) que tinha como principais características um novo projeto (as últimas mudanças tinham acontecido em 1979) que levaram a a ser escolhida pickup do ano em 1997 pela revista Motor Trend, além de uma grande quantidade disponível de carrocerias. Em 2000, a Ford lançou uma edição especial relativa a Harley-Davidson, que vinha equipada com motor V8 Triton de 5,4 litros e 340 hp com supercharger (veja ela aqui). |
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Custom '07 Ford Mustang 2013 HW Showroom - Then and Now Projetado por Jun Imai, foi lançado em 2008 na série Modern Classics. Ele só tem mais quatro variações na linha Hot Wheels: nos 5-packs Mustang 45th (2009, que não veio para o Brasil), American Performance (2011) e Heat Fleet (2012), além da Superized deste ano que em breve (milagre!) estará aparecendo por aqui. Ele reproduz uma versão customizada do Mustang GT 2007 (veja ele aqui), como se pode perceber pelos pára-choques, pelo difusor de ar traseiro e pelo spoiler. O modelo mais parecido que achei com ele foi esse aqui, equipado com capô de fibra de vidro, pneus de 20 polegadas e kit aerodinâmico da preparadora Cervini. |
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'71 Dodge Challenger 2013 HW Showroom - Then and Now Segunda variação deste modelo para 2013, integrando a série Then and Now. Contudo, seu correspondente, o '08 Dodge Challenger SRT8 (veja ele aqui) é uma exclusividade da Kmart e não virá para o Brasil. Lançado na mainline de 2011, deste então esse modelo nunca deixou de frequentar a linha básica tendo, inclusive, uma variação Superized em 2012. Além disso, teve participações em duas séries especiais, a Mystery Models e a Garage, ambas de 2011. Ele reproduz a versão esportiva do Challenger para 1971, a R/T, equipada originalmente com motor V8 Magnum de 6,2 litros e 335 hp. Contudo, entre as opções de motorização havia o V8 440 de 7,2 litros (!) com três carburadores duplos (Sixpack) que rendia cerca de 420 hp (!!). Equipado com transmissão automática TorqueFlit de três velocidades, esse carro ia de 0-100 km/h em 6,2 segundos e alcançava uma velocidade final de 194 km/h. |
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Lamborghini Aventador J 2013 HW Showroom - All Stars Este é, sem dúvida, um dos mais desejados Hot Wheels de 2013. Também pudera, já que ele reproduz um dos mais impressionantes superesportivos de todos os tempos. Apresentado no Salão de Genebra do ano passado, apenas um foi produzido e logo vendido ao preço (especulado) de 2,5 milhões de dólares. A ideia por traz do J foi de fazer um carro ainda mais veloz do que sua versão "com capota" (c. 350 km/h), da qual divide o mesmo motor V12 de 6,5 litros e 700 hp. Por isso, foram eliminadas partes como o teto, pára-brisas, controle de navegação, ar-condicionado e sistema de som, e usado um novo tipo de fibra de carbono ainda mais leve que a original. O resultado desse processo fez com que o carro supostamente ultrapassasse os 340 km/h. Para enfrentar tal velocidade, seus ocupantes tem de usar capacetes e roupas especiais. Mas quem se importaria com isso ao volante de um carro desses não é mesmo? |
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Mazda RX-7 2013 HW City - Nightburnerz Modelo projetado por Jun Imai, o RX-7 é para mim um dos mais bonitos T-Hunts de 2013. Fruto da parceria do projetista com a Japanese Nostalgic Car (cujo ícone continua estampado na coluna B), essa variação chega com as bençãos do Japanese Classic Car Show (JCCS), famoso evento que reúne os admiradores dos modelos japoneses, cuja logo está nos pára-lamas dianteiros. Um dos grandes lançamentos da mainline de 2012, o RX-7 só tem mais uma variação na série Super Speeders, que inclusive já apareceu por aqui. Ele é inspirado no modelo de competição SA22, que dominou a categoria para carros com motores com capacidade até de 2,5 litros da IMSA GT no final da década de 1980 (veja um desses carros aqui). Esse carro fez tanto sucesso que até hoje são oferecidos kits para transformação de modelos dessa geração do RX-7 (veja aqui). |
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'70 Chevelle SS 2013 HW Showroom - Performance Depois de sua primeira variação com as cores clássicas da Gulf Oil (veja ele aqui), eu cheguei a pensar que seria impossível para a Mattel melhorar um dos mainliners mais bonitos de 2013... Isso até eu ver a variação acima, com as cores da Edelbrock, tradicional montadora de peças para carros de alto desempenho. Só tenho uma palavra para definir esse modelo: lindo! Projeto original da Hot Wheels, esse Chevelle tem ainda mais uma variação derivada dessa acima, mas exclusiva das lojas Toys R' Us (veja ela aqui). |
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'92 Ford Mustang 2013 HW Showroom - Then and Now Projetado por Jun Imai, esse modelo foi lançado em 2008 na série Modern Classics. Desde então, acumulou três participações na mainline (2010, 2011 e 2012) e em algumas boas séries especiais como Mustang Mania (2009), Cars of the Decades (2012), Mystery Models (2012), Jukebox (2013) e a exclusiva HWC Real Riders (2013), da qual foram produzidas apenas 3500 unidades. Ele reproduz a terceira geração do Mustang (1979-1993), mais precisamente a última releitura desse modelo a partir do aprofundamento do Aero, denominação dada pela Ford ao estilo arredondado e aerodinâmico de seus modelos adotado no início da década de 1980. Assim surgiram novas lanternas e faróis e um tratamento melhor nas janelas. Em termos mecânicos, a versão mais potente era a GT (reproduzida pelo modelo acima), que vinha equipada com um V8 de 4,9 litros e 225 hp capaz de levá-lo de 0-100 km/h em 6,6 segundos e a uma velocidade final de 230 km/h. |
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'57 Chevy 2013 HW Showroom - Garage Segunda variação para a mainline de 2013 deste clássico projetado por Larry Wood foi lançado na série Flying Colours de 1977. O bacana é que suas duas variações deste ano marcam o retorno deste casting (o outro é aquele em que o motor rasga o capô) à linha básica depois de nove anos. Criado a partir do Chevrolet 1957 e apesar de ter perdido espaço para o segundo casting, ele tem uma grande quantidade de participações tanto na mainline (quando foi T-Hunt em 2011) como em séries especiais, com destaque para a Hot Wheels Racing (2002), Hall of Fame (2003), HWC Neo-Classics (2006) Classics (2007) e Since '68 (2008). |
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Corvette Grand Sport 2013 HW Showroom - Corvette 60th Lindo projeto de Larry Wood lançado na mainline de 2008, o Grand Sport tem mais duas participações na linha básica: em 2010 na sub-série Faster Than Ever com uma variação exclusiva para a Kmart, e em 2011, quando foi um dos T-Hunts. Outras participações aconteceram na Mystery Car (2009) e em um 5-pack (2012). Ele reproduz um modelo especial para competição idealizado pelo mítico engenheiro-chefe da GM Zora Arkus-Duntov para acabar com o domínio dos Shelby nas pistas tendo como base o Corvette 1963. A intenção era produzir 125 unidades a fim de obter a homologação para as pistas, mas a GM encerrou o projeto quando apenas cinco foram produzidos, hoje todos nas mãos de colecionadores. Isso não impediu que eles fossem para as pistas nas mãos de lendas como Roger Penske e A. J. Foyt. Sua motorização mais comum era um V8 de 6,1 litros e cerca de 550 hp feito de alumínio e equipado com quatro carburadores. Completavam o conjunto partes da carroceria em fibra de vidro e "gaiola" interna em alumínio, tudo para reduzir seu peso. Hoje o Grand Sport é considerado um dos mais raros e valiosos Corvettes já produzidos. |
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'10 Ford Shelby GT-500 Super Snake 2013 HW Showroom - Asphalt Assault Modelo de nome quilométrico mas com um excelente casting que conta inclusive com retrovisores. Lançado na mainline de 2011, ele retornou em 2012 e chega este ano com nada menos do que quatro variações, inclusive uma Superized. O Super Snake é um exclusivo pacote de desempenho (apenas 600 conversões foram feitas em 2010) aplicado pela Shelby nos já potentes GT500 e é constituído por novos sistemas de direção, suspensão, estilo e motorização. Para se ter uma ideia do que se trata, o já potente motor V8 de 5,4 litros e 630 hp do GT500 recebeu um supercharger e passou a gerar incríveis 725 hp! Completavam o conjunto rodas exclusivas de 20 polegadas, capô em fibra de vidro e acabamento exclusivo externo e interno. As mudanças fizeram com que o carro fosse de 0-100 km/h em 4,1 segundos e a percorrer o 1/4 de milha em 12,4 segundos a uma velocidade de 185 km/h. |
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