Friday, November 22, 2013

Coleção 2013, Especial #8 (parte 1)

Mais um lote conseguido com o amigo Jean, residente no vizinho estado do Maranhão. Como sempre os modelos são de séries raras e impecáveis quanto à conservação. Como são também impecáveis as condições de pagamento pedidas pelo Jean para concretizar o negócio. Enfim, os destaques aqui são as variações do '57 Chevy Bel Air, um dos meus modelos favoritos, o '67 Pontiac GTO promocional e o 1936 Cord. Confira as belezas abaixo e não perca a segunda parte desse lote em breve:

'57 Chevy Bel Air 2006 Holiday Rods
O lote já começa com a primeira variação desse clássico projetado por Larry Wood e lançado na série Hot Wheels Affinity em 2004. Enquanto tem poucas participações na linha básica (2006, 2008 e 2010), ele tem várias em séries especiais como Classics (2005), Ultra Hots (2006), Garage (2009 e 2010) e Boulevard (2012). A variação acima integrava a Holiday Rods, série especial produzida entre 2004 e 2009 e comercializada nas festas do final de ano. Ele reproduz a segunda geração (1955-1957) do Bel Air, considerado um dos mais importantes automóveis de todos os tempos, principalmente devido ao seu estilo (foi ele que popularizou os "rabos de peixe") e ao fato de ter sido o primeiro Chevrolet em muito anos a ter a opção de vir equipado com motor V8. Leia mais sobre ele na descrição da variação abaixo.
'57 Chevy Bel Air 2010 Hot Wheels Garage #7
Segunda das três variações para a série Garage de 2010 que tinha aos montes aqui em Belém mas que sempre fui deixando "para pegar depois". Daí que quando resolvi comprá-la, obviamente não tinha mais. Agora as três estão na garagem. O ponto negativo dessa variação é o fato do capô não se abrir mais, fruto da eterna crise que a Mattel diz estar enfrentando desde 2008. Enfim, em 1957, era grande a gama de modelos oferecidos do Bel Air, sendo esse o coupé Hardtop. Entre as diversas opções de motorização disponíveis em 1957, a mais "braba" era composta por um V8 283 de 4,6 litros e 283 hp (o mesmo que equipava o Corvette) que levava o Bel Air de 0-100 km/h em 8,4 segundos e a uma velocidade máxima de 202 km/h.
'67 Ford Bronco 2011 Hot Wheels Garage
Lindo projeto de Brendon Vetuskey lançado em quatro variações na série Garage em 2011, sendo acima a que integrava o set Ford vs. GM, exclusivo das lojas Toys 'R Us. Até ao momento, esse modelo só tem mais uma variação na sub-série Nose Art, da Nostalgia (2012). Ele reproduz o veículo lançado pela Ford em 1966 que, graças à sua pequena distância entre-eixos, a um motor seis cilindros de 2,8 litros preparado para o off-road, e pelo estilo simples e sem luxo, foi um grande sucesso de vendas. Pesquisando, descobri que o Bronco foi também um sucesso nas competições. Isso aconteceu quando Bill Strope, famoso construtor de carros de competição, criou, em parceria com a Ford, um Bronco especial para competir em provas off-road de longa distância (veja ele aqui). O sucesso nas competições gerou, em 1971, uma versão para as ruas chamada de Baja Bronco, que vinha equipada como direção reforçada, transmissão automática, gaiola interna e pneus especiais. Veja esse carro aqui e note a grande semelhança com essa versão Hot Wheels.
'67 Pontiac GTO 2000 Van de Kamp's Mail-In promo
Modelo histórico para mim pois é o primeiro '67 GTO promocional de minha coleção, no caso uma promoção feita pela Van de Kamp's, tradicional empresa do ramo de frutos do mar congelados, na qual você enviava um certo número de embalagens de seus produtos e em troca recebia o modelo acima. Clássico absoluto projetado por Mark Jones, foi lançado em 1997 como integrante do set 30th Anniversary of '67 Muscle Cars. Já sua estreia na mainline se deu no ano 2000, e logo com duas variações, sendo uma como T-Hunt. Ele reproduz a versão Hardtop daquele que é considerado por muitos como o primeiro muscle car e que tinha como sua opção de motorização mais potente o V8 de 6,6 litros e 360 hp que levava o carro de 0-100 km/h em 5,2 segundos e a uma velocidade máxima de 162 km/h.
'70 Mustang Mach 1 2011 Hot Wheels Garage
Linda variação deste clássico projetado por Phil Riehlman que finalmente chega à garagem depois de uma intensa caçada. O modelo acima é o retool do casting original, também criado por Riehlman e lançado em 1998. Esta nova versão tem poucas variações: lançado em 2007 na Holiday Rods, ele apareceu ainda na Since '68 (2007), na RLC Awards (2007, com apenas 6962 unidades produzidas), no set Top 40 (2008), na Mustang Mania (2009) e na Vintage Racing (2011). Ele reproduz a primeira geração do modelo de alto desempenho do Mustang que tinha sete opções de motorização, mas o scoop no capô atesta que o modelo acima estaria equipado com o sistema ram air, disponível apenas na opção mais "braba" composta pelo motor V8 428 Cobra Jet de 7 litros e 335 hp, capaz de levar o carro de 0-100 km/h em 6,3 segundos e a uma velocidade máxima de 191 km/h.
1936 Cord 2002 Hot Wheels Auto Milestones
Provavelmente o mais bonito modelo dessa remessa, o 1936 Cord foi projetado por Greg Padington e lançado na mainline de 1999. Tem poucas participações nas linhas da Hot Wheels: na básica, apareceu por mais quatro vezes (2000 quando foi um dos T-Hunts, 2001, 2004 e 2005), enquanto em séries especiais se destacam a rara Duesenberg Museum (2000) e a Hall of Fame (2003), enquanto a variação acima integrava a Auto Milestones, série exclusiva das lojas Walmart produzida apenas em 2002 e que trazia 16 modelos que mudaram a história do automóvel. Veja porque ele integrou essa série: em 1929, o magnata dos transportes E. L. Cord (1894-1974) criou uma montadora - a Cord - com a intenção de produzir carros modernos e com estilo. Ele não contava com a Grande Depressão, que fez com a fábrica fechasse suas portas em 1932. Cord não se deu por vencido e, com a ajuda da Auburn, reabriu a fábrica em 1935 e lançou, no Salão de Nova York, o chamado Modelo 810, um modelo revolucionário para a época. Projetado no estilo streamlined por Gordon M. Buehrig (1904-1990), o 810 foi o primeiro carro norte-americano a ser produzido com tração dianteira e era equipado com um motor V8 de 4,7 litros e 125 hp. Completavam as inovações a suspensão dianteira independente e a transmissão elétrica semi-automática. O carro teve uma grande quantidade de encomendas, mas sucessivos atrasos no início da produção fizeram com que apenas 1174 unidades fossem entregues já em 1936. Devido a problemas de confiabilidade, a produção do 810 se encerrou em 1937.
Custom '64 Galaxie 2010 Hot Wheels Garage Series #36 Target exclusive
Projeto de Phil Riehlman lançado em quatro variações (sendo uma exclusiva da Kmart) na mainline de 2007, o Galaxie tem apenas mais duas participações na linha básica, em 2012 e 2013, ambas também com variações exclusivas para a Kmart. Já em séries especiais, ele integrou a Mystery Car (2009), a Garage (2010) e a Vintage Racing (2011), além de ter tido variações exclusivas nos 10-packs de 2008. Ele reproduz a segunda geração deste clássico (1960-1964), mais precisamente um modelo equipado com o famoso V8 427 de 7 litros e 425 hp que, de tão grande, não cabia no cofre do motor, forçando a Ford a criar um novo capô em fibra de vidro com uma grande bolha. O Galaxie com esse motor era a grande aposta da Ford para desbancar o domínio da Plymouth na NASCAR mas, como ele era mais pesado que os concorrentes, teve que passar por um processo de "emagrecimento" no qual tudo que foi considerado supérfulo foi eliminado como, por exemplo, sistema de redução de som e equipamentos internos. Algumas unidades foram parar nas ruas, mesmo tendo sido considerado perigoso se dirigido por um motorista inexperiente. Esse Galaxie era capaz de fazer 0-100 km/h em 6,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 223 km/h.
Rat Bomb 2010 Treasure Hunts #04
Hot rod criado por Greg Padginton e lançado na mainline de 2008 e que, em já na sua segunda e última participação na linha básica (2010), foi um dos T-Hunts, recebendo por isso uma saraivada de críticas. Por fim, trata-se de um modelo original da Hot Wheels que tem poucas variações: uma na Mystery Car (2009), três exclusivas da Toys 'R Us na Garage (2010) e uma nos packs de 2013.

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