Segue o lotão de mainliners, agora em sua penúltima postagem. Os destaques, obviamente, vão para dois dos excelentes lançamentos de 2013, no caso o Evora e o Huayra. Depois, as honras vão para velhos conhecidos como o Chevelle, os Mustang, o Kuda, a Tahoe e o Nova, mesmo com o conjunto escolhido para esse ano de pintura e rodas não ajudar muito. Por fim temos a Dodge Van, um dos T-Hunts de 2013, mas que com rodas amarelas pede urgentemente uma customização, e o Batcopter que dispensa comentários. Ah! Ele só está aqui porque tem a ver com o Batman, claro. Aproveite os modelos e clique nas imagens caso deseje vê-las em tamanho maior:
 |
'66 Chevy Nova 2013 HW Showroom - Muscle Mania Segunda variação para 2013 (há ainda uma terceira na ZAMAC, exclusividade da Walmart) deste projeto de Phil Riehlman lançado na linha básica de 2007. A pintura está até legal, o que não ajudou a nenhuma das duas variações foram essas rodas, mas fazer o que se a tendência da Mattel para este ano foi a de equipar uma grande quantidade de modelos com rodas pretas? Na mainline, tirando a de lançamento e essa acima, o Nova tem mais duas participações (2011 e 2012), além de ter integrado as séries especiais Mystery Car (2008), Connect Cars (2009) e a Garage (2010). Ele reproduz a segunda geração do Nova (1966-1967) e os adesivos "502" no capô mostram que ele estaria equipado com o motor Ram Jet 502, uma versão bastante rara que vinha equipada com um V8 327 com capacidade aumentada de 5,4 litros para 8,2 litros (!) que chegava a incríveis 502 hp. |
 |
'69 Chevelle SS 396 2013 HW Showroom - Muscle Mania Lindo projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2008 e que, tal como o novo, traz as horríveis rodas pretas... Inexplicavelmente, teve pouquíssimas participações nas linhas da Hot Wheels até hoje: na linha básica foram apenas mais duas, tirando a de lançamento e essa acima (2009 com uma variação exclusiva para a Kmart, e 2012 como um dos T-Hunts) e apenas duas séries especiais, a Clover Cars (2010) e a Garage (2011). Ele reproduz a segunda geração do Chevelle (1968-1972), justamente no ano em que essa passou por algumas mudanças na carroceria como, por exemplo, o novo desenho da dianteira e da traseira. Como seu próprio nome diz, ele seria a versão SS equipada com o motor V8 396 (havia uma opção com motor seis cilindros de 4.1 litros e 155 hp), de 6,5 litros e 325 hp capaz de alcançar 0-100 km/h em 6,7 litros e uma velocidade máxima de 191 km/h. |
 |
Ford Mustang GT Concept 2013 HW City - Rescue Projetado por Dave Wise, este modelo foi lançado na mainline de 2004, linha onde tem apenas mais uma participação tirando essa acima (2012). Eu passaria batido no fato que ele é um dos T-Hunts de 2013 se não tivesse lindo à respeito no T-Hunted!. Bem, sua trajetória se completa com nada menos do que quatro em 5-packs (2005, 2007, 2009 e 2010) e três participações em séries especiais: Mystery Car (2008), Mystery Models (2012) e Boulevard (2012). O interessante é que, a partir de 2009 ele ganhou as luzes de alerta no teto, que a Mattel teve a rara sensibilidade de tirar na variação da Boulevard. Ele reproduz o carro conceito apresentado ao público 2003 como uma proposta para a quinta geração do esportivo com a premissa de resgatar, depois da desastrosa quarta geração (1994-2004), a essência do modelo original lançado em 1964. Assim, o conceito vinha equipado com um motor V8 de 4,6 litros e 400 hp e trazia elementos icônicos como entradas de ar laterais e as lanternas divididas em três partes, mantidos na versão de produção, lançada em 2005. |
 |
'65 Mustang 2+2 Fastback 2013 HW Showroom - Muscle Mania Primeira das duas estilosas variações para a mainline de 2013 desse projeto de Alec Tam lançado na linha básica de 2008. A partir de então, ele acumulou três participações na mainline (2009, 2010 e 2011) e duas em séries especiais, no caso Garage (2011) e Clover Cars (2012). Ele reproduz o modelo Sportsroof (fastback) do Mustang, lançado poucos meses depois do Mustang original, um conversível de quatro lugares. Ele ocupa um lugar especial na história do automobilismo primeiro por ser considerado o primeiro pony car, ou seja, um modelo barato, compacto, com estilo e desempenho esportivos; depois por ter lançado o padrão interno 2+2, com dois pequenos bancos atrás para passageiros ocasionais ou crianças. Sua versão mais potente era a Challenger High Performance, equipada com motor V8 de 4,7 litros e 271 hp, capaz de fazer 0-100 km/h em 6,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 196 km/h. |
 |
Lotus Evora GT4 2013 HW City - Street Power Linda novidade de 2013, esse modelos já vem adequado à política de segurança da Mattel com relação a partes móveis que podem causar perigo às crianças, o público-alvo dos Hot Wheels. Por isso, sua asa traseira já vem incorporada à carroceria. Ele reproduz a versão do Evora, primeiro modelo inédito lançado pela Lotus desde o Elise em 1995, que participa do campeonato europeu da GT4, categoria de endurance composta por pilotos amadores e por modelos de produção modificados que são aprovados pela FIA uma única vez, não podendo ser mais atualizados ao longo da temporada numa tentativa de eliminar os altos custos de desenvolvimento. Outra forma de manter os custos baixos é que a categoria só tem um fornecedor de pneus. A versão básica vem equipada com motor V6 de 4 litros e 360 hp preparado pela Cosworth. |
 |
'70 Plymouth AAR Kuda 2013 HW Showroom - Performance Projetaço de Phil Riehlman, foi lançado na mainline em 2009. Depois disso, emplacou uma sequência de quatro participações na linha básica (2010, 2011, 2012 além dessa acima) e duas em séries especiais, no caso na Vintage Racing (2011) e na Boulevard (2011). As variações de 2013 integram a sub-série Performance, na qual os modelos trazem as cores de grandes fabricantes de autopeças. Aqui a principal logomarca é a da Falken, fábrica japonesa de pneus. Batizado em homenagem a um modelo que competiu na categoria Trans Am pela equipe All-American Racers (AAR) em 1970, esse 'Cuda teve apenas cerca de 2700 unidades produzidas, número suficiente para poder ganhar a homologação para competir na Sports Car Club of America (SCAA). Equipado com motor V8 small block de 5,6 litros e 290 hp com três carburadores duplos, esse carro tinha um bom desempenho: 0-100 km/h em 6 segundos e velocidade máxima estimada de 220 km/h. |
 |
Pagani Huayra 2013 HW City - Street Power Primeira variação deste que é um dos grandes lançamentos de 2013. Ele reproduz um incrível hiper-carro (tal como foi classificado pelo Top Gear) produzido pela Pagani para ser o substituto do Zonda e que custa, na Europa, a bagatela de um milhão e trezentos mil dólares! Apresentado ao público no Salão de Genebra de 2011, seu complicado nome foi retirado da língua Quechua, falada pelos antigos Incas, e significa "deus dos ventos". O nome tem tudo a ver com o seu desempenho: equipado com um motor V12 da Mercedes-Benz de 6 litros e 720 hp bi-turbinado, o Hauyra faz de 0-100 k/h em apenas 3,3 segundos e alcança uma velocidade final de 372 km/h (!), números o que o tornam o carro de rua (não seria um avião?) mais rápido do mundo. |
 |
Custom ’77 Dodge Van 2013 HW City - Grafitti Rides Projetado por Jun Imai, este é mais um dos t-hunts de 2013. É isso mesmo, esse modelo com pneus amarelos é um T-hunt... Enfim, foi lançado na mainline de 2008, linha em que tem apenas mais duas participações (2010 e 2011), tirando essa acima. Além da linha básica, esse modelo tem três participações na série Color Shifters (2009, 2010 e 2011), em três packs (2009, 2011 e 2012) e nas séries especiais Slick Rides (2010), The Hot Ones (2011) e Nostalgia (2011 e 2012). Um detalhe importante sobre esse modelo me passou batido quando fiz a descrição da Van que integrou o 5-pack City Works (2012), no caso de que essa variação não tem o teto de vidro (confira a foto dela aqui), detalhe que a variação presente em outro pack, o Stock Car Race (2011) também não tem (veja ela aqui). Você, caro leitor, caso tenha uma dessas em casa, já teve a curiosidade para olhar o interior? Olhe e veja na traseira dois tanques de NOS, o que daria um excelente desempenho a esse carro caso ele fosse real. Ele reproduz uma versão customizada da primeira geração (1971-1978) das vans produzidas pela Dodge sobre a chamada plataforma B, que se tornaram um sucesso de vendas por serem modelos full-size leves, resistentes e com grande capacidade de carga. O modelo acima foi criado a partir da versão Tradesman, próprio para transporte de carga e sem vidros nas laterais. |
 |
'07 Chevy Tahoe 2013 HW City - Rescue Projetado por Phil Riehlman, esse modelo foi surpreendentemente lançado em 2007 como integrante de um 5-pack, no caso o Hot Wheels City. Agora, tal como no caso da Custom '77 Dodge Van acima, um detalhe nesse modelo me passou batido: a partir de 2009, quando integrou a mainline, o casting da Tahoe mudou, passando a vir equipada como "carro de serviço", ou seja, com luzes no teto (detalhe que eu percebi) e para-choques reforçados (que eu não percebi). Enfim, além das variações já citadas, o modelo teve apenas mais uma participação na linha básica (2013) e quatro em 5-packs (2010, 2011, 2012 e 2013), nos quais (pelo menos nos dois últimos) a Mattel insiste em produzi-la com a carroceria em plástico. Ela reproduz a terceira geração da Tahoe (produzida a partir de 2007), um SUV full-size que possui um grande número de versões civis, bem como para serviço policial. |
 |
Batcopter 2013 HW Imagination - Batman Calma! Calma! Eu explico o que ele está fazendo aqui! Primeiro: ele estava dando sopa. Segundo: ele tem a ver com o Batman, um dos meus super-heróis preferidos. Sacumé... Fazendo sua estreia na mainline, o Batcoper foi lançado em 2006 em um conjunto relativo ao filme Batman Begins. Só teve mais três variações até agora: duas em 5-packs (2007 e 2012) e uma na série especial (de cartelas, pois os modelos são os mesmos de anos anteriores) do Batman (2012). |
0 comments:
Post a Comment