Friday, October 18, 2013

Coleção 2013, Especial #7

Incrível lote conseguido com o Diomar, amigo alagoano que conheci no Facebook.  Como vocês, fiéis leitores poderão perceber, os modelos que comprei dele são raros mas se engana quem acha que paguei muito por eles. O mais caro foi o Flintmobile, que paguei R$15,00. Por isso não consigo acreditar que haja "colecionador" por aí que paga R$50,00 por um Superized de 2013! Ou o cara tem grana sobrando ou então é burro mesmo! Prefiro muito mais pagar pelos modelos abaixo, que tornaram minha coleção sem dúvida mais exclusiva. Você já tinha visto um Peugeot 405 da Hot Wheels? Pois é, nem eu! Aproveitem:

'64 Impala 2012 Hot Wheels Various Multipacks
Projetado por Dave Weise, foi lançado na mainline de 2004, onde teve mais quatro participações (2005, 2006, 2007 e 2010). Integrou também séries especiais como a Classics (2008) e Connect Cars (2009), além de um pack especial (2010) e os 3 e 10-packs do ano passado, justamente a variação acima. Só não a comprei antes pois só a encontrei em 20-packs, que vinham recheados de modelos que já tinha, por isso não compensava o investimento. O interessante é que ela tem exatamente a mesma decoração da variação original de 2004 (confira aqui). Ele reproduz a terceira geração (1961-1964) do Impala, em uma versão customizada pois o carro original não tinha as rodas traseiras cobertas (veja aqui). Em 1964, o carro passou por mudanças, tanto na carroceria que se tornou mais "redonda", como também uma de suas marcas registradas, o conjunto de lanternas traseiras, que passaram a não mais ter molduras cromadas. Sua mais potente motorização era composta pelo motor V8 409 de 6,7 litros e 425 hp equipado com dupla carburação. 
'80s Camaro 1992 Pro Circuit Series
Lindo modelo que é um retool do clássico Blown Camaro Z-28, projeto de Larry Wood lançado em 1984 e presente na linha básica até 1990 (veja ele aqui). Em 1992, foi lançado o novo casting, que integrava a série Pro Circuit, que trazia os modelos decorados como os carros de corrida da Indy, sendo a variação acima relacionado ao piloto Scott Sharp. Destaque também são as rodas 5-spoke Pro Circuit (5PC), também elas um lançamento. A estreia desse modelo na mainline aconteceu em 1994, linha que ele integrou ainda por mais seis vezes (1997, 1998, 1999, 2000, 2007 e 2011). Já em séries especiais ele integrou apenas Holiday Hot Rods (2006), Mystery Models (2011), Cars of the Decades (2011) e Fourth of July (2012). Segundo o Hot Wheels Wikia, ele reproduz um Camaro 1983 (modificado, basta ver os escapamentos laterais), ano em que o esportivo da Chevrolet ganhou uma nova opção de motorização, no caso o V8 L69 de 5 litros e 190 hp que vinha equipado exclusivamente com transmissão manual.
Oldsmobile Aurora 1993 Hot Wheels
Segunda raridade do lote, inclusive por estar equipado com as rodas BW, o Aurora foi lançado na mainline de 1993. Na linha básica da Hot Wheels ele teve mais quatro participações (1997 como T-Hunt e uma variação com as cores da polícia, 1999, 2001 e 2002), enquanto foram sete em 5-packs (duas vezes em 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003) e várias em pistas e lançadores. Está sumido desde 2007, quando integrou em 20-pack exclusivo da Walmart. O interessante é que o carro real só foi lançado oficialmente em 1994 (veja ele aqui), assim eu acredito que a versão Hot Wheels tenha sido baseada no conceito Antares (veja aqui). Seja como for, sedan esportivo Aurora foi um carro avançado para a época, com baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico (apenas 0.32) e equipamentos de série como ar-condicionado inteligente, airbags, completo sistema de som e banco do motorista com memória. Equipado com uma motorização básica composta pelo V8 L47 de 4,6 litros e 250 hp, o Aurora foi um sucesso de vendas no ano de seu lançamento. As vendas caíram drasticamente nos anos seguintes, principalmente devido ao seu alto preço.
Peugeot 405 1996 Hot Wheels #467
Esse é raro! E para mim é a estrela do lote. Projetado por Larry Wood, foi lançado na mainline de 1991 e só tem mais uma participação nas linhas da Hot Wheels, sendo essa variação justamente uma delas. Ele reproduz o sedan projetado pelo Studio Pininfaria lançado em 1987 e eleito no ano seguinte o Carro do Ano na Europa. Oferecido ao público apenas nas versões sedan e station wagon, o 405 foi um grande sucesso de vendas e, mesmo com sua produção tendo se encerrado na Europa em 1997, ele continua sendo produzido em alguns países. Tinha várias opções de motorização que incluíam motores a gasolina e a diesel, sempre com quatro cilindros. Ele teve apenas uma versão esportiva, a T16, que vinha equipada motor de 2 litros com 16 válvulas, turbo e 200 hp. O carro tinha ainda um booster que o fazia alcançar 220 hp e tração integral. Existe um T16 no Brasil cujo dono era simplesmente Rubens Barrichello! Confira essa história aqui.
The Flintstones Flintmobile 1995 Pebbles Bedrock Shop
Finalmente esse sonho de consumo chega à garagem! Esse modelo, que era produzido pela Hot Wheels, é simplesmente sensacional e fazia parte de uma promoção dos cereais Pebbles, na qual você enviava cupons pelos correios e recebia o modelo. É muito bem feito (reparem nos rolos, ele giram realmente) e muda de cor quando mergulhado na água fria. Nada comparado ao Flintmobile "bonitinho" (que é um feio arrumado) lançado na mainline do ano passado.
VW Bug 1997 Biff! Bam! Boom! Series #4
Agora é a hora de uma sequência incrível de Bugs, modelo projetado por Larry Wood e lançado na mainline de 1989. Na linha básica ele tem mais dez participações (1990, 1991, 1995 quando foi um dos T-Hunts mais estranhos que eu já vi, 1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2005 e 2008), entre as quais essa variação acima, de uma sub-série cujos modelos eram decorados com onomatopeias. Dessa série faziam parte ainda os modelos Mini Truck (veja aqui), Limozeen (veja aqui) e Range Rover (veja aqui), que não chegam nem aos pneus do Bug em termo de beleza.
VW Bug 1997 Hot Wheels
Variação da mainline de 1997, este Bug tem como característica o fato de sua pintura ser exatamente igual ao que foi lançado em 1992 (confira aqui). A única diferença são as rodas: essas acima são as hoje sumidas 3SP e as que equipam o de cinco anos antes são as BW, hoje em moda novamente principalmente nas séries retrô The Hot Ones e Flying Customs.
VW Bug 2006 Hot Wheels #197
Penúltima variação até ao momento do VW Bug na mainline e, sem dúvida uma, das mais bonitas. O interessante é que uma penca de gente desanca o modelo em fóruns e blogs dizendo que o casting é feio, "que as rodas são desproporcionais", "que o casting da Matchbox [empresa que faz parte da Mattel] é melhor" (e é mesmo), mas todas as variações do Bug são disputadas a tapa. Esse frenesi irá voltar em 2014, pois uma das grandes novidades da mainline é que ele retornará com as cores do Fusca mais famoso do cinema, o Herbie.
VW Golf 1996 Hot Wheels #474
Sonho de consumo antigo, este Golf foi projetado por Larry Wood e lançado com um esquema de cores completamente espalhafatoso na mainline de 1990 (confira aqui). Apesar de ser muito bonito, tem poucas variações em sua história: mais duas na linha básica (1992 e 1996), uma promocional (1991) e uma em um 5-pack (2009). Ele reproduz a segunda geração (1983-1992) de um dos maiores sucessos da Volkswagen, o hatchback Golf. Essa geração manteve basicamente o mesmo desenho da anterior, apenas redefiniu algumas dimensões, tanto externas quanto internas, além de ter mantido a grande quantidade de motorizações, que iam de motores de 1,3 litros até 1,8 litros equipado com o compressor G60 e capaz de gerar 160 hp. A palavra na sua lateral Fahrvergnügen era a base da campanha publicitária da Volkswagen nos Estados Unidos e significa "prazer ao dirigir". Existe uma outra variação de 1996 que vem sem o adesivo. 

0 comments:

Post a Comment