Monday, September 9, 2013

Coleção 2013, Mainline #17

Vida que segue depois do Intensivão e nada melhor do que já apresentar um novo lote de mainliners que foi se acumulando durante o mês de agosto. Acompanhando as postagens que trarão os modelos desse lote, você, fiel leitor, irá perceber a volta em peso das flames, um dos elementos mais característicos da Hot Wheels, o lançamento de vários novos modelos e, por fim, a incorporação da nova política de segurança da Mattel para o público infantil. Nessa postagem especificamente, os destaques vão para o Bad Ratitude, a chegada à mainline do High Voltage e os novos Toyota. Aproveite:

Bad Ratitude 2013 HW Imagination - Street Pests
Sensacional lançamento de 2013, o nome desse sinistro hot rod faz um trocadilho bacana - mas que só faz sentido em inglês - com as atitudes do rato, sempre um animal furtivo e perigoso. O visual é completado com as aberturas no bloco do motor que lembram buracos de queijo e um adesivo no capô desafiando os gatos a encará-lo. Gostei muito desse modelo, que ainda tem uma segunda variação branca sem graça que não vem para a garagem.
'71 Plymouth Road Runner 2013 Hot HW Showroom - Heat Fleet
Lançado na mainline do ano passado, quando inovou ao trazer o aerofólio já como parte da carroceria e não como uma peça de plástico que poderia ser retirada. Esse medida, visando a segurança do público-alvo dos Hot Wheels, no caso o infantil, foi definitivamente implantada este ano. As variações deste ano (são três, sendo uma exclusiva da Kmart) trazem ainda uma das marcas registradas dos Hot Wheels, as flames, parte do estilo California Custom, fonte de inspiração de Harry Bradley para criar os primeiros modelos lançados em 1968. Ele reproduz a segunda geração do Road Runner (1971-1975), totalmente remodelada em relação à anterior a fim de alinhar-se com o estilo da Chrysler, cujas principais características eram a carroceria mais "arredondada" e os faróis e a grade dianteira recuadas. Devido a essas mudanças aerodinâmicas, que incluíram o aerofólio, o Road Runner era muito seguro de dirigir em altas velocidades. Entre as várias opções de motorização havia ainda equipada com o V8 426 Hemi de 7 litros e 425 hp, mesmo com o início das restrições impostas pela nova legislação norte-americana de restrição de poluentes que elevou o valor do seguro dos carros com motores de alta potência.
High Voltage 2013 Hot HW Racing - Super Chromes
Projetado por Jun Imai, o High Voltage foi lançado em 2005 reproduzindo um dos modelos presentes na computadorização animada Acceleracers. Depois disso só teve duas variações em pistas (2008 e 2009), duas na Color Shifters (2008 e 2011) e uma em um 5-pack (2009), ou seja, a variação acima é sua estreia na mainline. Não tenho muita familiaridade com o universo dos Acceleracers pois não assistia ao programa, então vou reproduzir a descrição que encontrei sobre o High Voltage no Hot Wheels Wikia e na Accelepedia: pilotado por um cara chamado Nolo, integrante da equipe Teku, esse carro tinha como características suspensão ajustável, chassis em alumínio, freios à disco de cerâmica e um motor rotativo turbinado que gerava 328 hp de potência. O High Voltage foi destruído quando Nolo o testou acima dos limites. Na época do lançamento dos Acceleracers, não os comprei por achá-los caros e estranhos com seus "pneus" coloridos (veja a variação de 2006 do High Voltage aqui). Se arrependimento matasse...
'71 El Camino 2013 HW Showroom - Muscle Mania
Modelo que parece ser um dos preferidos da Mattel já que, depois de seu lançamento em 2010 com quatro variações (sendo uma exclusiva do set) na Garage, ele sempre teve uma variação em alguma das séries da Hot Wheels nos anos seguintes: em 2011 na Cars of the Decades, em 2012 na Nostalgia e em 2013, quando estreou na mainline, já chegou com uma linda variação Superized da qual eu não vi nem a sombra. Ela reproduz o que parece ser uma versão "envenenada" da terceira geração da El Camino (1968-1972), como acusa a grande saliência no capô, recurso feito para abrigar motores de grandes dimensões. Isso pode ser verdadeiro em virtude que, em 1971, foi o ano em que passou a vigorar a nova e rígida legislação acerca da emissão de poluentes nos Estados Unidos, o que fez com que a Chevrolet deixasse de oferecer a El Camino equipada com o motor V8 454 de 7,4 litros e 440 hp.
'83 Chevy Silverado 2013 HW Showroom - Hot Trucks
Projetada por Jun Imai, a Silverado estreou na série Modern Classics em 2008. A partir de então, todas as suas variações foram em séries especiais até sua estreia com duas variações na mainline em 2011 (sendo variação exclusiva para a Kmart): na séries "irmãs" Cop, Military e Fire Rods, exclusivas da Walmart, Toys 'R Us e Target, respectivamente, em 2009; no mesmo ano ela foi modelo exclusivo da HWC; e em 2010, ela teve uma variação na Slick Rides. Em 2012, ela voltou a frequentar exclusivamente séries especiais, no caso a Cars of the Decades e a The Hot Ones (essa última já apareceu por aqui). Ela reproduz um modelo modificado (como se pode perceber pelos pára-lamas traseiros cortados) da terceira geração da Silverado (1973-1987), completamente remodelada em relação à geração anterior. Esse modelo teve grande destaque na época por ter sido projetado com ajuda de computadores e de túnel de vento o que fez com que seu desenho arredondado, especialmente da cabine, fosse diferente das típicas e "quadradas" pickups norte-americanas da época.  
'08 Ford Focus 2013 HW Stunt - Drift Race
Lindo projeto de Mark Jones devidamente estragado pela Mattel ao equipá-lo com rodas de cores diferentes. Essa segunda variação de 2013 é "menos pior" que a primeira (veja ela clicando na tag correspondente a esse modelo). Lançado em três variações na mainline de 2008 (sendo uma exclusiva da Kmart), esse modelo teve apenas mais três variações ao longo de sua história: Mystery Car (2009), Eggclusives (2010) e Valentine Rides (2011). Acredito que ele seja um projeto original de Jones imaginando como seria um Focus que competisse em uma categoria de Turismo, como mostram os para-lamas alargados, o capô com entradas de ar, o aerofólio traseiro, a gaiola interna e o radiador de óleo dianteiro.
'57 Chevy 2013 HW Showroom - Garage
Clássico criado por Larry Wood e lançado na série Flying Customs, então integrante da mainline, em 1977. Ele reproduz, com algumas óbvias licenças (ver os canos de descarga laterais), o Chevrolet Bel Air de 1957,  um dos mais importantes ícones da história do automobilismo. Pode parecer exagero, mas o Bel Air inovou tanto por ser o primeiro Chevrolet a ter como opcional um motor V8, um small block que, em sua versão mais potente, a Super Turbo-Fire, gerava 283 hp graças a um sistema de injeção contínua de combustível, como pelo estilo de sua carroceria composto por "rabos-de-peixe" e muitos, mas muitos cromados. Sua versão Hot Wheels tem como particularidade o fato de ter uma variação de casting na qual o capô é rasgado pelas cornetas de um motor V8 que foi lançada em 1983. A última vez que a versão capô fechado tinha aparecido na linha básica foi em 2011, quando foi um dos T-Hunts.
Custom ’64 Galaxie 500 2013 HW Showroom - Heat Fleet
Apesar da pintura não contribuir muito para realçar a beleza do modelo, este projeto mostra toda a qualidade de Phil Riehlman. Lançado na mainline de 2007 em três variações (sendo uma exclusiva para a Kmart), ele só retornaria à linha básica em 2012 (também com uma variação exclusiva para a Kmart), depois de emplacar variações em 10-packs (2008), na Mystery Car (2009), na Garage (2010) e na Vintage Racing (2011). Como já havia escrito sobre ele anteriormente, já sabia que o modelo reproduz a quarta geração do Galaxie (1960-1964) mas ainda não havia descoberto que modelo tinha essa bolha no capô. A resposta veio quando li sobre o Cammer, uma versão equipada com um motor 427 de 7 litros modificado que gerava mais de 600 hp! Criado para bater o 426 Hemi da Chrysler na NASCAR, onde o Galaxie tomava um banho por ser muito pesado, o Cammer pouco foi usado nas pistas devido a uma mudança no regulamento da categoria que obrigava as montadoras a produzir um determinado número de unidades de seus modelos de competição para uso nas ruas (veja um Galaxie equipado com esse motor aqui). Temendo pela segurança de seus clientes, a Ford impediu o Cammer de ser usado nas ruas e o utilizou em Galaxies que competiam em provas de arrancada.
Toyota 2000 GT 2013 HW Showroom - All Stars
Linda novidade da mainline deste ano, é mais um projeto de Jun Imai, o "grande advogado" dos carros japoneses junto à Mattel, conforme gosta de afirmar o site Japanese Nostalgic Car (acesse ele aqui). Apesar de seu esquema de cores ser muito diferente dos carros originais, que eram predominantemente brancos (veja um deles aqui), Imai se superou nesse modelo, tanto pela linda frente que tenta reproduzir os faróis auxiliares do carro original como pela presença dos típicos retrovisores japoneses. Esse carro, lançado em 1967 e produzido em um número reduzidíssimo de unidades (337 para ser mais exato), revolucionou a indústria automobilística japonesa, então vista como incapaz de produzir um modelo esportivo capaz de rivalizar com os europeus. Um modelo equipado com um motor seis cilindros em linha de 2,3 litros e 150 hp foi testado pela revista norte-americana Road & Track, que declarou ao final que o 2000 GT não devia nada ao Porsche 911. Hoje um item de colecionador, em leilões esse carro já alcançou preços que chegam a 1,2 milhões de dólares.
Toyota Supra 2013 HW City - Street Power
Acredito que todos os colecionadores de Hot Wheels do Sistema Solar exclamaram a mesma coisa quando esse modelo foi anunciado: "Finalmente!". No meu caso, isso se por dois motivos: primeiro por finalmente o Supra aparecer (porque a demora Mattel?) em uma versão decente e não na versão maluca que foi o Fat Bax Toyota Supra de 2004 (veja ela aqui), na "gordinha" 'Tooned (veja ele aqui) e nem uma genérica como o Super Tsunami (veja ele aqui). O interessante é que todas três parecem ser modelos tunados, tal como no primeiro filme da franquia "Velozes e Furiosos" (The Fast and the Furious), que foi lançado em 2001. Enfim, o Supra acima, que protagoniza duas das cenas mais bacanas do filme: a primeira quando, em uma auto-estrada, ele dá "porrada" em uma Ferrari; depois, no final, quando os protagonistas vividos por Paul Walker e Vin Diesel fazem um pega, este último pilotando um Charger R/T de 1970 que em breve aparecerá por aqui. Segundo a The Fast and the Furious Wikia (sim, eles tem uma wiki que você pode acessar aqui), esse carro estava equipado com motor de 3 litros bi-turbinado com sistema de óxido nitroso capaz de gerar 544 hp. O desempenho era excelente: 0-100 km/h em 4,3 segundos e velocidade máxima de 298 km/h. 

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