Nas férias, convidado por um amigo, levei meu filho Felipe para conhecer o grupamento de bombeiros localizado no aeroporto de Belém. Cara, a sensação foi como estar do lado de caminhões da saudosa Matchbox só que de verdade. Como o quartel fica bem ao lado da pista do aeroporto, deu ainda para bater fotos bem legais dos aviões e gravar vídeos dos pousos e decolagens de uma posição mais do que privilegiada. Clique nas fotos para vê-las maiores:
Aspecto geral da garagem do grupamento.
A estrela do grupamento é o Titan E One, do qual existem apenas 25 unidades em uso em todo o Brasil. Fabricado nos Estados Unidos, tem reservatório de água com capacidade de 11.355 litros e 1.514 litros de líquido gerador de espuma (LGE), com canhão.
Na cabine do Titan, o condutor, além de dirigir, também pode operar o canhão e regular a quantidade de água ou a mistura água/espuma a ser usada.
O canhão tem uma força de 16 kg/cm², um alcance, sem vento, de até 60 metros e a vazão é de 6 mil litros por minuto. Pode combater incêndio em qualquer tipo de aeronave, incluindo o Airbus A380, maior avião do mundo.
O motor desse gigante é um Detroit Diesel 8V 92 de 14 litros e 540 cv. Há um divisor de potência entre o motor e a transmissão que fornece 60% de potência para o deslocamento do veículo e 40% para a operação da bomba que alimenta o canhão. Seu consumo é de 0,5 km/l, ou seja, um litro a cada 500 metros. São três eixos, com tração integral 6x6 e caixa de cinco velocidades. Há também bloqueio opcional dos dois eixos traseiros. Os pneus são de uso misto, com desenho otimizado para não levar detritos para a pista.
Caminhão Mercedes usado em salvamentos.
Caminhões de combate a incêndios IVECO.
Pick-up de apoio.
Na hora em que estávamos por lá, vários aviões pousaram e decolaram. Esse 737 da Gol, foi um deles.
No final, o Felipe até vestiu o uniforme dos bombeiros.
0 comments:
Post a Comment