Monday, December 10, 2012

Coleção 2012, Mainline #15 - parte 2

'70 Plymouth Superbird 2012 Muscle Mania - Mopar #8
Clássico moderno da Hot Wheels projetado por Phil Riehlman e lançado em 2006 na mainline em nada menos do que dez variações de cores e rodas. Depois disso, ele integrou várias séries especiais como a Holiday Rods (2006), a Classics (2007), HWC Real Riders (2007) e Connect Cars (2009) antes de voltar à mainline em 2010. Criado com o objetivo de bater os carros da Ford na NASCAR, o Superbird - basicamente um Road Runner modificado - passou por mudanças aerodinâmicas profundas (ele foi um dos primeiros carros a serem projetados com o auxílio de um túnel de vento) que incluíram a grande asa traseira e o bico dianteiro que, na versão "de rua", foi equipado com faróis escamoteáveis. Três opções de motorização estavam disponíveis, todas V8: a 440 Super Commando (7,2 litros e 375 hp), a 440 Six Barrel (7,2 litros e 390 hp) e a 426 Hemi (7 litros e 425 hp). Quando equipado com este último, o Superbird ia de 0-100 km/h em 4,8 segundos. Basicamente um carro de corridas convertido para uso nas ruas, o comprador tinha à sua disposição poucos opcionais que incluíam bancos em concha ou contínuos apenas nas cores preta e branca. Completavam o conjuto as famosas cores berrantes do grupo Chrysler como a Lime Green do carrinho acima, e o teto em vinil preto.  
'11 Porsche Boxster Spyder 2012 New Models #26
Primeira variação desta bonita novidade da mainline de 2012, que reproduz a nova geração de um dos mais elogiados modelos da Porsche nos últimos anos, o Boxster, lançado originalmente em 1996, mas que é o herdeiro de uma tradição de modelos com motores na posição central que começou com o 356/1 de 1947 (veja aqui) e o mítico 550 Spyder de 1952 (veja aqui). O nome Boxster, contudo, deriva da configuração de seu motor de seis cilindros, cujos pistões trabalham na horizontal e contrapostos, favorecendo a estabilidade. O carro é produzido em três diferentes versões: o modelo básico, o S e o Spyder, reproduzido pelo carrinho acima, que é o mais leve dos três e que está equipado com motor de 3,4 litros e 310 hp, que o faz ir de 0-100 km/h em 4,8 segundos e a uma velocidade final de 264 km/h. Outro destaque do Spyder é uma de suas opções de câmbio, o PDK, um câmbio manual de sete velocidades que, devido à dupla embreagem, faz com que as marchas sejam trocadas quase de forma instantânea. Ele permite ainda que o condutor possa escolher entre trocá-las pela alavanca ou por meio de botões escamoteáveis no volante e tem ainda a opção Sport S, que permite ao motorista trocar as marchas chegando próximo ao giro máximo do motor.
Megane Trophy 2012 All Stars #2
Lançado na mainline do ano passado, este carrinho reaparece em 2012 com duas variações, sendo esta a segunda. Ele reproduz a segunda geração do chamado Megane Trophy, apresentada no Salão de Paris em 2008 como o novo carro da categoria exclusiva da Renault, chamada World Series. Esse carro foi equipado com motor V6 de 3,5 litros e 360 hp derivado do V4Y utilizado pelo sedan de luxo Vel Satis e também pela Nissan com a designação VQ35DE, instalado na posição traseira central e equipado com transmissão semi-automática Sadev de seis velocidades montada longitudinalmente atrás do cockpit e acionada através de borboletas no volante. Outras mudanças aconteceram na carroceria, que passou a ser em fibra de vidro com portas que se abrem no "estilo" Lamborghini, e em um novo pacote aerodinâmico. Além disso, o carro passou por um processo de redução de peso que resultou em apenas 995 quilos, a instalação de um estrutura tubular interna homologada pela FIA, suspensão com amortecedores reguláveis, freios à disco ventilados e pneus Michelin de 18 polegadas. Esse conjunto de modificações, mesmo sendo ilegal para uso nas ruas, poderia ser adquirido por cerca de 120 mil Euros e assim participar de outras provas que não as promovidas pela Renault.
2008 Lancer Evolution 2012 Heat Fleet #8
Projetado por John Violette, foi lançado na mainline em 2008, onde apareceu ainda por mais duas vezes tirando a variação acima (2009 com variação exclusiva para a Walmart, e 2010). Fora isso, possui duas participações na Color Shifters (2008 e 2010), três em packs (sendo 2009 e 2010 em conjuntos especiais e 2011 em 5-pack) e uma série especial, a Speed Machines (2010). Apesar de ser um carrinho que gosto muito, o esquema de cores de suas duas variações em 2012 não o ajudaram em nada a ter destaque. Na verdade, a pintura está bem fraquinha. Mesmo assim ele mereceu entrar na garagem devido ser a décima geração do sedan esportivo compacto com tração total inspirado em carros de rally produzido pela Mitsubishi. Lançado em 2008, essa geração do Lancer veio totalmente remodelada com relação à anterior, inclusive no tamanho, no refinamento mecânico e no acabamento. Apesar dessas mudanças terem representado um óbvio ganho de peso, o carro vinha equipado com um novo motor quatro cilindros de 2 litros e 291 hp fez com que, em testes, os números da nova geração fossem bem parecidos com aos da anterior. Haviam dois modelos disponíveis, o MR e o GSR, reproduzido pelo carrinho acima e justamente a mais apreciada pelos fãs do carro, pois vinha com suspensão mais ajustada ao uso esportivo e câmbio manual de cinco velocidades.
'65 Ford Ranchero 2012 Treasure Hunts #12
Com certeza um dos carrinhos mais bonitos do ano, tendo sido também um dos destaques da mainline do ano passado, quando foi lançado. Possui apenas mais duas variações, uma na nova série Mystery Cars (2011) e uma na segunda leva da Nostalgia com os heróis da DC, no caso com as cores do Aquaman (2012). Ele reproduz uma versão hot rod da segunda geração da Ranchero (1960-1965), um coupe (isso mesmo) utilitário produzido a partir de uma adaptação feita em uma plataforma de station wagon (sw) duas portas com a integração da cabine e da caçamba aos chassis. Essa história começa em 1957, quando a Ford apresentou a Ranchero, carro baseado em sua plataforma full size que incluía os modelos Custom, a sw Ranch e o utilitário Courier (veja a primeira geração da Ranchero aqui). A partir de 1960, a Ford escolheu como plataforma da Ranchero o compacto Falcon, em virtude da montadora acreditar que os consumidores, recém-saídos de uma recessão, iriam preferir uma versão menor, mais leve e barata do que uma pickup. A decisão se mostrou acertada e a nova Ranchero vendeu bem. Equipada com um motor seis cilindros em linha de 2,4 litros padrão, o comprador tinha como opcionais um seis cilindros de 2,8 litros e, a partir de 1963, um V8 de 4,3 litros. A Ranchero tinha capacidade para  360 quilos de carga.
Bentley Continental Supersports 2012 New Models #36
Outra novidade de 2012 que, quem sabe, poderá estar trazendo uma tendência: a dos Hot Wheels com retrovisores, o que atenderia aos anseios não só de crianças cada vez mais antenadas e dos colecionadores adultos que, como eu, às vezes cobra uma fidelidade maior dos carrinhos com os modelos "de verdade". Batizado em homenagem a um modelo de 1925 também chamado de Supersports (veja ele aqui), o primeiro carro da Bentley a alcançar a velocidade de 160 km/h, o carrinho acima reproduz um dos maiores super-carros do momento, equipado com motor W12 de 6 litros e 621 hp, capaz de levar o Supersports de 0-100 km/h em 3,9 segundos e a uma velocidade final de 329 km/h. Este motor tem como característica o fato de ser Flex, podendo assim rodar com etanol, o que faz parte da política da Bentley de fazer todos os seus modelos rodarem com combustíveis limpos até 2015. O carro tem ainda outras inovações tecnológicas como a transmissão automática de seis velocidades com sistema "Quickshift" que permite mudanças de marcha em 50% mais rápidas do que os normais e o sistema Servotronic, um sensor de velocidade que garante a estabilidade do carro mesmo em curvas muito fechadas. O Supersports é vendido no Brasil pela "módica" quantia de 1 milhão e 600 mil Reais.

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