Acompanhando blogs e forums sobre Hot Wheels pelo Brasil, vejo o quanto tem gente que detesta a mainline. A maior queixa está no fato de que os carrinhos não são detalhados, em pintura principalmente (aqui sou forçado a concordar que algumas vezes isso me incomoda também). O fato deles não terem pneus de borracha é outra reclamação constante. E, por fim, se comparados com outras marcas como Johnny Lightining, M2 ou Greenlight, os Hot Wheels perdem feio. A questão é que esse pessoal se esquece que a proposta da Mattel é de vender carrinhos a 1 dólar (R$5,99 para nós) e que, por esse valor, fica impossível exigir o nível de detalhamento considerado ideal. Apesar de não concordar com algumas críticas, às vezes é preciso dar a César o que é de César, ou seja, apesar de fã da mainline, é impossível não concordar com situações como o fim dos capôs basculantes da '56 Ford Truck e do Buick Grand National; com os problemas na pintura do Mustang GT; com os adesivos horríveis do Reventón; e, por fim, por não haver uma parceria no Brasil como a que resultou no RX-7, e que provavelmente impediria que a Brasília fosse "tunada".
Mas como a coleção tem de continuar rumo ao 3000º, é bom parar com o chô-rô-rô e conferir as novidades:
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'56 Ford Truck 2011 Heat Fleet #03 Última das quatro variações lançadas no ano passado de um dos carrinhos mais queridos da Hot Wheels. Projetada por Phil Riehlman (quem mais?), a '56 Ford Truck, também conhecida como F-100 Panel, apareceu na mainline em 1999 dentro da série First Editions e desde então nunca deixou de frequentá-la (foi um dos T-Hunts de 2003), bem como as séries especiais como, por exemplo, a Classics (2005) e a Ultra Hots (2006). Pena que a crise da Mattel tenha acabado com seu capô basculante... Ela é a versão "envenenada" da segunda geração da pacata F-100, lançada em 1953 e produzida até 1956. Dona de uma legião de fãs, a F-100 agradou nem tanto por sua potência e sim pelo estilo mais "civilizado" e ao mesmo tempo sólido, complementado pela nova frente (que incluía uma nova grade), mais baixa que a versão anterior. Apesar da vocação para o trabalho, o comprador de uma F-100 tinha à sua disposição alguns opcionais como janela traseira basculante e um motor V8 de 167 hp. |
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Porsche 911 GT2 2011 Nightburnerz #09 Sem dúvida um dos mais bonitos modelos da mainline do ano passado, foi projetado por John Violette e lançado em 2010. Sua principal característica são os faróis de "vidro", o que lhe imprime grande realismo. Ele reproduz a terceira geração deste carro, conhecida como 997, lançada em 2007 no Frankfurt Motor Show e que trazia, além de modificações aerodinâmicas como uma nova asa traseira, um novo motor flat-6 equipado com dois turbos de geometria variável. Isso fez com que a potência chegasse a 523hp, levando o carro a acelerar de 0-100 km/h em 3,6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 330 km/h. Esse desempenho fez com que o GT2 se tornasse o segundo Porsche na história a vencer a mítica barreira dos 320 km/h (210 mph). Para se ter uma idéia dessa façanha, o primeiro foi o 911 GT1 de 1998, homologado como carro de corridas. |
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Volkswagen Brasilia 2012 Heat Fleet #05 Lançada em 2011, foi o terceiro carro brasileiro a ser lançado pela Hot Wheels (o primeiro foi o meia-boca Amazoom em 2008 e o segundo o SP2 em 2010). Causou desagrado entre os "puristas" por não ser a versão original do carro lançado em 1972 e sim uma espécie de versão "de corridas", como se pode perceber pelos seus pára-choques e pelo interior com apenas um assento e santantônio. Desta vez, porém, eu aceito que as reclamações tem fundamento, principalmente levando-se em consideração a importância da Brasília para a história ao automobilismo brasileiro. História que começa no fato desse carro ser o segundo Volkswagen a ser construído fora da Alemanha (o primeiro foi justamente o SP2). O projeto foi inovador para a época: mesmo montado sob a plataforma do Fusca, a Brasília se destacava principalmente pelo seu amplo espaço interno e por seus dois porta-malas, sendo o traseiro alcançado através de uma tampa estilo hatchback. |
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'73 Ford Falcon XB 2012 Muscle Mania - Ford Projetado por Rob Matthes, foi lançado em 2010 como uma "homenagem" aos colecionadores australianos. Possui apenas uma participação em séries especiais, mais precisamente com duas variações na Garage em 2011. Esse carrinho reproduz a terceira geração, produzida entre 1973 e 1976, deste modelo exclusivo da Ford Australia e que se caracterizava por um estilo agressivo, pequenas mudanças no interior, novas cores e pelo surgimento das variações furgão e utilitário, chamados respectivamente de Surferoo e Surfsider. Havia ainda uma versão esportiva, a GT, equipada com um V8 de 5,8 litros. Como a grande maioria dos carros australianos, que seguem uma lógica própria de projeto voltado para as necessidade e gosto locais, é um grande desconhecido para a maioria das pessoas. Na verdade, o Falcon só é conhecido por ter participado da cultuada série de filmes Mad Max, onde o herói vivido por Mel Gibson rodava em um altamente modificado XB preto conhecido como o "último dos interceptadores V8". |
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'65 Pontiac GTO 2011 Street Beasts #05 Projetado por Larry Wood, foi carrinho "de séries especiais" desde seu lançamento em 2004, quando esteve presente, entre outras, na Affinity (2004), Classics (2005), Ultra Hots (2006), Holiday Rods (2006) e Flying Customs (2007). Em 2008 finalmente estreou na mainline, onde só apareceu novamente com as duas variações de 2011. Ele reproduz a nova geração do GTO lançada em 1965, um pouco maior dos que as anteriores e que tinha um falso scoop no capô. No interior, o painel tinha instrumentos com novo desenho, o que facilitava a sua leitura. Suas opções de motorização, baseadas nos motores 389, também foram melhoradas graças a modificações nos pistões e no sistema de refrigeração. A versão mais potente, conhecida como Tri-Power, tinha 360 hp e em testes foi capaz de fazer de 0-100 km/h em 5,8 segundos e percorrer o 1/4 de milha (400 metros) em 14,5 segundos a uma velocidade de 160 km/h. |
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Buick Grand National 2011 HW Performance #09 Última variação para 2011 desta figurinha carimbada da mainline, projetada por Jun Imai e lançada em 2007. Em 2012, o Grand National volta como um dos modelos da séries Boulevard. Como já foi escrito anteriormente, ele reproduz a versão GNX, a última antes do fim da produção do Regal, do qual derivava. Com a ajuda da McLaren Engines, o GNX foi um dos mais rápidos carros norte-americanos da década de 1980. A preparadora modificou o V6 do carro, acrescentando novos turbo e intercooler, bem como um sistema de refrigeração à óleo para a caixa de marchas. As mudanças, que elevaram a potência do motor a 245 hp, fizeram com que o desempenho melhorasse drasticamente, levando o carro a fazer 0-100 km/h em 4,7 segundos, percorrer o 1/4 de milha em 13,5 segundos a 164 km/h e ter velocidade máxima limitada eletronicamente de 200 km/h. Disponível apenas na cor preta e lançado na época da febre de Star Wars, foi apelidado de Darth Vader. |
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