Monday, December 9, 2013

Coleção 2013, Mainline #26

Última postagem com o recente lote de mainliners recentemente incorporados à coleção que eu posso afirmar que deve ser um dos melhores dos últimos tempos. Por que? Pela qualidade de modelos com a Chevelle Wagon, o novo Daytona, a Tundra e o Talladega em um lindo tom dourado fosco. O S2000 estaria nesse grupo se não fosse a Mattel insistir que rodas de cores diferentes dão um efeito bonito. Por outro lado temos velhos conhecidos Corvette, Eclipse e um Monte Carlo um tanto exagerado nas flames. Por fim uma novidade de 2013, o bonito Rescue Duty. Vamos aos modelos?  

Honda S2000 2013 HW City - Nightburnerz
Projeto de Ryu Asada lançado na mainline de 2011, o S2000 desde então não deixou de frequentar a linha básica sendo, inclusive, um dos Superized de 2012. Essa segunda variação para este ano seria inclusive mais bonita que a primeira, não fossem as rodas de cores diferentes. Ele reproduz uma versão de competição que, depois de muito procurar, eu acredito ter encontrado o modelo que pode ter servido de inspiração a Asada: um S2000 preparado por um revendedor holandês da Honda que compete no Dutch Supercar Challenge (confira a reportagem completa sobre ele, em inglês, aqui). Esse carro passou por um processo de redução de peso com o uso de peças em fibra de carbono na carroceria, e foi equipado com rodas de 17 polegadas, além de suspensão e freios de competição. O motor de 2,0 litros original do S2000 foi preparado pelas holandesas R-Developments e Hontec com peças feitas pela Mahle (pistões) e Cosworth (mancal), etc., levando sua potência para 407 hp. 
'70 Chevelle SS Wagon 2013 HW Showroom - Performance
Segunda variação desse projeto de Phil Riehlman que, na minha opinião, é um dos mais bonitos mainliners de 2013. Lançado na mainline de 2009, este modelo tem mais uma participação na linha básica em 2012 quando foi um dos mais feios Superizeds já produzidos (mesmo feio eu gostaria de ter, mas não vi nem a cor dela). Já em séries especiais ele deu as caras com mais frequência, tendo integrado a Garage por duas vezes (2010 e 2011), por três vezes as sub-séries da Nostalgia com uma versão panel (furgão) que na verdade nunca foi produzida (duas vezes em 2011 e uma em 2012). Ela reproduz a versão wagon lançada em 1970 cuja versão SS não estava disponível. Mancada da Mattel aqui, pois as únicas versões disponíveis da perua eram a básica Nomad, a Chevelle Greenbrier e a Malibu Concours e a luxuosa Estate. Estavam disponíveis vários modelos de motorização que ia do básico seis cilindros de 3,8 litros e 155 hp ao V8 454 de 7,4 litros e 360 hp.
'69 Dodge Charger Daytona 2013 HW Showroom - Garage
Um dos melhores lançamentos da mainline de 2013 (e que voltará em 2014) , ele vem com a mesma pintura do modelo usado no sexto filme da interminável franquia "Velozes e Furiosos". Ele reproduz um dos maiores super-carros de todos os tempos, o Charger Daytona, a versão de rua do modelo construído para dar a Chrysler a hegemonia na NASCAR onde fez história por ser o primeiro carro a quebrar a barreira dos 320 km/h. O projeto se destacava pelo "cone" na dianteira (resultado de mais uma das inovações no projeto desse carro, o uso de túnel de vento) e a grande asa traseira medindo quase 60 cm de altura. Apenas 503 Daytonas foram construídos, dos quais 433 foram equipados com motor V8 440 Magnum de 7,2 litros e 365 hp, enquanto 70 foram equipados com o 426 Hemi, de 7 litros e 425 hp, capaz de fazer de 0-100 km/h em 5,6 segundos e alcançar uma velocidade final de 235 km/h.
'86 Monte Carlo SS 2013 HW Showroom - Heat Fleet
Um dos elementos do chamado California Custom, criado por Harry Bradley e Eliott Handler,
as flames é um dos elementos que deram identidade à Hot Wheels. Mas não precisava exagerar, pois a combinação rodas pretas, flames e a cor vinho definitivamente não ficou boa. "Mas o que é que esse modelo está fazendo aqui?" você, fiel leitor, poderia perguntar. "O Monte Carlo é bonito, mesmo com esse esquema de cores infeliz", eu responderia. Enfim, lançado na mainline de 2010, o Monte Carlo tem mais uma participação na linha básica (2012) e em três séries especiais, a Cars of the Decades (2011), The Hot Ones (2011) e Super Speeders (2012, e que já apareceu por aqui). Ele reproduz um dos esportivos norte-americanos mais famosos da década de 1980, cujas características incluíam um bom pacote aerodinâmico, interior luxuoso e um motor V8 small block de 5 litros e 180 hp capaz de levar o carro de 0-100 km/h em 8,7 segundos e a uma velocidade máxima de 204 km/h.
'69 Corvette ZL-1 2013 HW Showroom - Corvette 60th
Projetado por Phil Riehlman, o '69 Corvette foi lançado na mainline de 2006, linha onde tem mais duas participações (2009 e 2011). Já em séries especiais ele integrou a Classics (2007), Mystery Car (2008), Mystery Models (2012) e Cars of the Decades (2012). A coisa já está ficando chata para o lado desse modelo pois além desta ser a quarta variação deste Corvette que apareceu no blog somente este ano, está ficando cada vez difícil achar sites confiáveis que tragam detalhes desse modelo raro que ainda não foram explorados nas descrições de outras variações. Mas não foi o caso dessa vez, pois encontrei informações importantes sobre o seu motor. Feito todo em alumínio, ele era uma variação do famoso 427 (número presente nos adesivos no capô do modelo) de 7 litros que oficialmente rendia 430 hp, mas especialistas acreditam que na verdade ele gerava 585 hp, o que o tornava o motor mais poderoso da época. Para tal algumas modificações tiveram que ser feitas e entre as mais importantes esteve o uso de novos canos de descarga, feitos artesanalmente pela preparadora Kustom Headers. A mudança obrigou a Chevrolet a equipar o carro com um novo capô equipado com um domo, que permitiu ainda a abertura de uma entrada de ar para seus carburadores.
'10 Toyota Tundra 2013 HW Showroom - Hot Trucks
Modelo lançado na mainline de 2012 que confesso que só prestei atenção depois que vi o frenesi que sua versão Superized causou sobre os colecionadores brasileiros. Obviamente não encontrei a Super. Enfim, ela reproduz uma versão customizada da segunda geração (lançada em 2007) desta pickup full size que só é produzida nos Estados Unidos. Ela possui três opções de carroceria: a Regular cab com duas portas, a Double cab com quatro e a Crewmax, também com quatro portas mas com a caçamba menor. Mesmo a Mattel não sendo muito fiel com relação a proporção dos Hot Wheels com seus modelos reais, no achômetro eu acredito que essa seja uma Double cab. A Tundra atualmente possui quatro opções de motorização que vão de um básico V6 de 4 litros e 236 hp a um V8 de 5,7 litros e 381 hp. Na internet existem inúmeras versões da Tundra parecidos com essa versão Hot Wheels, dos quais eu destaco essa aqui. Confira!
'69 Ford Torino Talladega 2013 HW Showroom - Muscle Mania
Segunda e mais bonita variação para a mainline de 2013 desse projeto de Alec Tam. Lançado na linha básica de 2008, esse modelo possui mais três participações na linha básica (2010 como um dos T-Hunts, 2011 com uma variação exclusiva para a Walmart, e 2012) e apenas uma série especial, a Vintage Racing (2011). Ele reproduz um dos mais espetaculares stock-cars de todos os tempos, produzido pela Ford apenas em 1969 para fazer frente aos Dodge. Baseado no Torino, mas com algumas mudanças visando melhorar a aerodinâmica, o Talladega (nome em homenagem ao tradicional circuito localizado no Estado do Alabama) teve cerca de 500 unidades produzidas para uso nas ruas a fim de conseguir a homologação necessária para competir. Esses carros vinham equipados com o motor V8 428 Cobra Jet de 7 litros e 335 hp oficiais (esse motor chegava a 410 quando o carro vinha equipado com o sistema ram air opcional), capaz de fazer 0-100 km/h em 6,6 segundos e alcançar uma velocidade final de 205 km/h.
Rescue Duty 2013 HW Racing - Race Team
Mais um lançamento interessante dentro da proposta de carros de pista (ele parece uma ambulância) que inclui o Mig Rig, que inclusive já apareceu por aqui. Existe uma segunda variação branca, mas que não virá para a garagem.
Mitsubishi Eclipse Concept Car 2013 HW City - Rescue
Último modelo do lote, este Eclipse foi projetado por Mark Jones e lançado na mainline de 2005 tendo ainda um modelo promocional da rede de farmácias Walgreen no mesmo ano. Teve ainda mais três participações em 5-packs (uma linda em 2006, 2008 quando ganhou as luzes de alerta no teto, e em 2012), mais uma variação promocional (da Energizer, em 2006) e mais duas na linha básica. Ele reproduz o carro-conceito lançado no Detroit Auto Show de 2004 como uma proposta para a nova geração do esportivo Eclipse. Além de design arrojado composto pelo teto envidraçado e pela inusitada forma de abrir o painel traseiro (confira aqui), o carro inovava na motorização híbrida composta por um motor V6 de 3,6 litros e 476 hp e por um motor elétrico capaz de gerar 150 kw.

0 comments:

Post a Comment