Friday, December 6, 2013

Coleção 2013, Cars of the Decades #1

Primeiras aquisições para a coleção da série Cars of the Decades, lançada em 2011 como exclusividade das lojas Walmart. A premissa da série era cobrir oito décadas de história do automóvel, de 1930 a 2000, sempre com quatro modelos para cada década. Os modelos eram mainliners com pintura exclusiva e com um pouco mais de qualidade. A série não fez muito sucesso nos Estados Unidos, por isso a Mattel, no meio de 2012, começou a distribuir a segunda edição para o Brasil. Mesmo sendo um apaixonado por Hot Wheels, os modelos abaixo só foram comprados por estarem "à mão", os dois primeiros em uma loja de Belém e o último por estar sendo vendido loose e a preço de banana na T-Hunted! Shop. Em breve outros modelos da Cars of the Decades aparecerão por aqui mas, por enquanto, confira a primeira leva deles abaixo: 

'69 Corvette 2012 Cars of the Decades Series #15
Projeto de Phil Rihelman que se tornou figurinha carimbada nas linhas da Hot Wheels desde seu lançamento em seis variações (duas para a Kmart) na mainline de 2006. Depois disso, participou por mais quatro vezes da linha básica (2009, 2011, 2012 quando foi um dos T-Hunts, e 2013) além das séries especiais Classics (2007), Mystery Car (2008), Holiday Hot Rods (2008), Valentine Cars (2010) e Mystery Models (2012). Ele reproduz a incrível versão do Corvette equipado com o motor ZL-1, um V8 feito em alumínio de 7,0 litros e estimados 500 hp! Em um teste feito pela Motor Trend, ele era o mais rápido carro de rua da época, contudo, o alto valor de fabricação do motor o tornaram impraticável de ser produzido comercialmente. Apenas três foram construídos.
Mustang Mach 1 2012 Cars of the Decades Series #20
Um dia eu preciso parar e contar meus Mach 1, pois com mais essa variação acima, ele deve ter se tornado um dos - senão o maior - Hot Wheels com maior quantidade de variações na minha coleção. Lindo projeto de Phil Riehlman, o Mach 1 estrou na mainline de 1998 e tem, até os dias de hoje, uma grande quantidade de variações. Em 2007, foi lançado um retool que ficou restrito às séries especiais. A variação acima é do casting original. Ele reproduz um modelo da primeira geração do Mustang (1964-1973) equipado com o pacote de desempenho Mach 1, que incluía suspensão esportiva, capô preto com scoop opcional e elementos aerodinâmicos como spoilers e saias laterais. Havia uma grande quantidade de motores disponíveis, sendo o mais potente o V8 428 Super Cobra Jet de 7 litros e 360 hp que fazia de 0-100 km/h em 5,6 segundos e alcançava uma velocidade final de 180 km/h.
IROC Firebird 2012 Cars of the Decades Series #26 
Talvez o mais bonito dos três modelos, o Pontiac Firebird foi projetado por Mark Jones e lançado na mainline de 1998. Desde lá acumulou mais seis participações na linha básica (1999, 2000, 2001, 2002, 2007 e 2011) e algumas em séries especiais como Hwy 35 World Race Street Breed (2003) e a Military, Fire e Cop Rods de 2009. Ele reproduz um modelo da quarta geração do Firebird (1993-2002) que foi o modelo oficial, de 1996 a 2006, da International Race of Champions (IROC), uma categoria que reunia pilotos veteranos em carros com a mesma preparação e que competiam apenas em circuitos ovais. Por isso ele foi chamado originalmente de IROC Firebird (nome que manteremos em suas possíveis variações daqui para a frente) e por isso ele traz um detalhe interessante que é a rede de proteção para o piloto que a Mattel, mesmo em variações "de rua" como a da mainline de 2011, por exemplo, nunca retirou o que acabou por descaracterizar o modelo. Os Pontiacs da IROC vinham equipados com uma versão preparada do V8
350 de 5,7 litros que gerava uma potência de 500 hp.

0 comments:

Post a Comment